Download
estudo pela leitura trabalhada n.
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
Estudo pela leitura trabalhada PowerPoint Presentation
Download Presentation
Estudo pela leitura trabalhada

Estudo pela leitura trabalhada

203 Vues Download Presentation
Télécharger la présentation

Estudo pela leitura trabalhada

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript

  1. Estudo pela leitura trabalhada Fonte:Metodologia da educação Autor: Paulo Pinto Rezende

  2. Estudo pela leitura trabalhada • Importância da leitura trabalhada • Como selecionar o que lê • Velocidade e eficiência da leitura • Vocabulário e leitura eficiente • Ler levantar esquemas e resumos

  3. Importância da leitura É preciso ler e, principalmente ler bem. Quem não sabe ler, não saberá resumir, tomar apontamentos e, finalmente, não saberá estudar. A leitura amplia e integra os conhecimentos, desonerando a memória, abrindo cada vez mais os horizontes do saber. Quem lê constrói a sua própria ciência.

  4. Vocabulário e leitura eficiente O domínio cada vez mais amplo do vocabulário enriquece nossa possibilidade de compreensão e concorre para aumentar a velocidade na leitura . O estudante deve adquirir um bom dicionário dentro de sua aula de especialização.

  5. Velocidade e eficiência da leitura Quem lê bem e depressa encontra tempo para ler e faz seu tempo render. Não existe uma velocidade padrão de leitura; a maior ou a menor velocidade depende do gênero do próprio texto, bem como das peculiaridades do leitor. Não se lêem com a mesma velocidade textos de gênero diferente, como, por exemplo, um romance e um manual de biologia. Por outro lado, cada uma deve atingir a sua velocidade ideal, mas é certo que sempre é possível aumentar a velocidade sem prejuízo da compreensão.

  6. Como selecionar o que lê Deve examinar sumariamente o livro cujo título nos interessa à primeira vista; devemos ver o nome do autor, seu curriculum; devemos ler sua “orelha”, o índice da matéria, a documentação ou as citações ao pé das, a bibliografia, assim como verificar a editora, a data, a edição e ler rapidamente e prefácio.

  7. Ler e levantar esquemas e resumos Para acentuar os propósitos da leitura, para melhor captar, discernir, gravar e facilitar conteúdos da leitura,nada melhor do que procurar reproduzir ou refrasear aquilo que lemos. Devemos ler com discernimento, sublinhar com inteligência, para fazermos bons resumos que ajudarão na compreensão do texto.