1 / 6

Leitura

Leitura. “Livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros mudam as pessoas.” Mário Quintana. Leitura.

breck
Télécharger la présentation

Leitura

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Leitura “Livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros mudam as pessoas.” Mário Quintana

  2. Leitura Os Parâmetros Curriculares Nacionais-PCN (Brasil, 1997) definem o leitor competente como alguém capaz de compreender integralmente aquilo que lê, ultrapassando o nível explícito a ponto de identificar elementos implícitos. Além disso, estabelecer relações entre os textos que lê e outros já conhecidos, atribuindo-lhes sentidos e ainda justificar e validar a sua leitura a partir da localização de elementos discursivos. Tem aptidão para selecionar trechos que atendam a uma necessidade sua e utiliza estratégias de leitura de forma a atingir essa exigência.

  3. LeituraEtapas da leitura DECODIFICAÇÃO Resulta do reconhecimento dos símbolos escritos e sua ligação com um significado. Porém reconhecer as letras e suas relações não consolida a leitura e sim a extração de sentidos, como ocorre na decodificação fonológica em que se lê uma determinada palavra, a pronuncia, mas não tendo seu significado internalizado, não se pode compreendê-la.

  4. LeituraEtapas da leitura COMPREENSÃO Acontece quando o leitor capta o tema, identifica e levanta os tópicos principais do texto. Entretanto, para que se estabeleça, é necessário ter noções anteriores sobre o assunto. Esse nível sucede em três formas: literal - quando o ledor se detém exclusivamente no texto, realizando uma leitura superficial; inferencial – ao retirar informações que nem sempre se apresentam com superficialidade, mas que estão implícitas; interpretativo - quando o leitor tece uma ligação dos conteúdos presentes no texto com os que possui.

  5. Leitura Etapas da leitura INTERPRETAÇÃO Difere da compreensão no sentido de ampliação dos conhecimentos, de explicitação das possibilidades de significação de documentos, projetadas pela compreensão. O leitor utiliza sua capacidade crítica, faz julgamentos sobre o que lê, descobre aquilo que a compreensão projeta. Ou seja, extrai e atribui ao texto e, a partir disso, realiza uma reflexão e emite um juízo de valor, tecendo a leitura competente, pois, conforme Foucambert (1994), dominar a leitura significa obter informação sobre o objetivo inicial, discutir estratégias de exploração, medir o caminho percorrido e formular um juízo acerca do escrito.

  6. Leitura Etapas da leitura RETENÇÃO É responsável pelo armazenamento das informações mais importantes na memória de longo prazo. Pode surgir da compreensão apenas e, nesse caso, não é necessário fazer uso da interpretação e também ocorrer após esta. Menegassi observa que, se a interpretação é um processo mais amplo, a retenção que resulta dela consequentemente será mais profunda.

More Related