1 / 9

LEITURA E TRABALHO CIENTÍFICO 1 – IMPORTÂNCIA DA LEITURA:

LEITURA E TRABALHO CIENTÍFICO 1 – IMPORTÂNCIA DA LEITURA:  NOS 50 ÚLTIMOS ANOS , DEVIDO AO GRANDE AVANÇO TECNOLÓGICO NA ÁREA DE COMUNICAÇÃO, O QUE VEM PROVOCANDO MUDANÇAS RADIACAIS NA SOCIEDADE, NA CULTURA E NA FORMA DE TRANSMITIR INFORMAÇÕES (BOWBER, 1997).

cherie
Télécharger la présentation

LEITURA E TRABALHO CIENTÍFICO 1 – IMPORTÂNCIA DA LEITURA:

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. LEITURA E TRABALHO CIENTÍFICO 1 – IMPORTÂNCIA DA LEITURA: NOS 50 ÚLTIMOS ANOS , DEVIDO AO GRANDE AVANÇO TECNOLÓGICO NA ÁREA DE COMUNICAÇÃO, O QUE VEM PROVOCANDO MUDANÇAS RADIACAIS NA SOCIEDADE, NA CULTURA E NA FORMA DE TRANSMITIR INFORMAÇÕES (BOWBER, 1997).  O ATO DE LER E ESCREVER, AINDA SE CONSTITUI NUM PODEROSO E EFICAZ ATO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM/ NA ESCOLA E FORA DELA.  A CRISE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR BRASILEIRA DE CORRENTE DE REFORMAS DO ENSINO TEM DIFICULTADO MUITO O CONHECIMENTO, PRINCIPALMENTE NO ENSINO MÉDIO. O QUE É CONSTATADO NOS EXAMES DE CURSO – ENEM E ENADE – OS ALUNOS TÊM DIFICULDADE EM DOMINAR A LEITURA E ESCRITA.

  2. TIPO DE LEITURA • DINÂMICA / ACELERADA / FOTOGRÁFICA OU RÁPIDA:MÉTODO QUE VISA MELHOR RENDIMENTO PARA O ATO DE LER , VELOCIDADE À LEITURA, A COM- PREENSÃO E MEMORIZAÇÃO DO TEXTO. • LITÚRGICA: TEXTO LIDO OU CANTADO POR UMA SÓ PESSOA EXTRAÍDO DA BI- BLIA. • POLÍTICA OU LEGISLATIVA:DISCUSSÃO DE UM PROJETO DE LEI PELA ASSEM- BLÉIA.  DRAMÁTICA: REFERE-SE A UMA PEÇA PARA O PÚBLICO POR UM OU MAIS MEM- BROS DE UM GRUPO TEATRAL. • ICÔNICA:POR MEIO DE IMAGENS OU SÍMBOLOS. • GESTUAL:POR MEIO DE GESTOS, CODIFICADOS OU NÃO. • SONORA:LEITURA QUE UTILIZA SONS DE APITOS, ASSOBIOS, BUZINAS. • EM SENTIDO FIGURADO:MANEIRA DE COMPREENDER, INTERPRETAR UM TEXTO, UMA MENSAGEM... LER NAS ENTRELINHAS DE MANEIRA CRÍTICA.

  3. TECNOLÓGICA:DECODIFICAÇÃO PARA OBTENÇÃO DE DADOS DE UM DISPOSITI- VO DE MEMÓRIA, OU OUTRA FONTE, COMO PELO COMPUTADOR. • INFORMATIVA OU DE ESTUDO:FINALIDADE DE COLETA DE DADOS OU INFOR- MAÇÕES UTILIZADAS NA ELABORAÇÃO DE TRABALHO CIENTÍFICO OU TÉCNICO. FONTE DE LEITURA PRIMÁRIA SECUNDÁRIA REFERE-SE AO TEXTO ORIGINAL, CONSTITUI NA CITAÇÃO DE UM COMO FOI ESCRITO E IMPRESSO AUTOR POR OUTRO E DEVE SER PELO O AUTOR. USADA SOMENTE COMO ÚLTIMO QUANDO SE LÊ DIRETAMENTE RECURSO. UM AUTOR OU SUA OBRA. QUANDO SE LÊEM OS COMENTADORES DO AUTOR OU SUA OBRA.

  4. MODALIDADES DE LEITURA • SALOMON (1997) PROPÕE AS SEGUINTES MODALIDADES: ORAL, TÉCNICA, INFORMATIVA, DE HIGIENE MENTAL OU PRAZER E DE ESTUDO. A LEITURA QUE MAIS INTERESSA AO NOSSO OBJETIVO É A INFORMATIVA. • FASES (CERVO E BERVIAN, 1983). a) LEITURA DE PRÉ-RECONHECIMENTO: FINALIDADE - VISÃO GLOBAL DO ASSUNTO, PERMI- TINDO AO LEITOR VERIFICAR A EXISTÊNCIA OU NÃO DE INFORMAÇÕES ÚTEIS PARA SEU OBJETIVO ESPECÍFICO. b) LEITURA SELETIVA: SELEÇÃO DAS INFORMAÇÕES QUE INTERESSAM À ELABORAÇÃO DO TRABALHO EM PERSPECTIVA. • c) LEITURA CRÍTICA OU REFLEXIVA: EXIGE ESTUDO, COMPREENSÃO DOS SIGNIFICADOS. A • REFLEXÃO REALIZA-SE ATRAVÉS DA ANÁLISE, COMPARAÇÃO, DIFERENCIAÇÃO E JUL- • GAMENTO DAS IDÉIAS CONTIDAS NO TEXTO.

  5. d) LEITURA INTERPRETATIVA: MAIS COMPLEXA, COMPREENDE 3 ETAPAS. • 1- PROCURA-SE SABER O QUE REALMENTE O AUTOR AFIRMA, QUAIS OS DADOS E INFORMA- • ÇÕES QUE OFERECE; • 2- CORRELACIONAM-SE AS AFIRMAÇÕES DO AUTOR COM OS PROBLEMAS PARA OS QUAIS • SE ESTÁ PROCURANDO UMA SOLUÇÃO; • 3- JULGA-SE O MATERIAL COLETADO, EM FUNÇÃO DO CRITÉRIO DE VERDADE. • ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS • ANALISAR: UM TEXTO SIGNIFICA EXPLICITAR O MODO COMO ESTÁ ESTRUTURADO • E ORGANIZADO. SUBMETER A CRÍTICA, EXAMINAR CRITICAMENTE (DIC.AUR. 1979). INTERPRETAR: É REPRODUZIR O CONTEÚDO DE UM TEXTO, REESCREVENDO-O, DE FORMA RESUMIDA, MAS MANTENDO AS IDÉIAS ORIGINAIS.

  6. TIPOS DE ANÁLISE DE TEXTO • TEXTUAL:OBJETIVA TER UMA VISÃO TOTAL DO TEXTO PARA COMPREENDÊ-LO, ASSINALANDO OS SEGUINTES ITENS: ESTILO DO AUTOR, VOCABULÁRIO, FATOS, DOUTRINAS, ÉPOCA, AUTOR, ENFIM, CONTEXTUALIZANDO-O DO MODO MAIS COMPLETO POSSÍVEL. • TEMÁTICA: ANALISA E APREENDE O CONTEÚDO DO TEXTO, IDENTIFICA AS IDÉIAS CENTRAIS E AS PERIFÉRICAS OU SECUNDÁRIAS MAIS IMPORTANTES, IDENTIFICA OS PROCESSOS DE RACIOCÍNIO, OS TIPOS DE ARGUMENTAÇÃO E OS PROBLEMAS LEVANTADOS E ESQUEMATIZA O PENSAMENTO DO AUTOR.  INTERPRETATIVA:É A FASE DE DEMONSTRAÇÃO DOS TIPOS DE RELAÇÃO ENTRE AS IDÉIAS DO AUTOR EM RAZÃO DOS CONTEXTOS CIENTÍFICO E FILOSOFO DE DIFERENTES ÉPOCAS; SE FAZEM A ANÁLISE CRÍTICA OU AVALIAÇÃO, A DISCUSSÃO E O JULGAMENTO DO CONTEÚDO DO TEXTO (LAKATOS E MARCONI, 1992).

  7. TRABALHO ACADÊMICO 1 - INFORMAÇÕES GERAIS  CUIDADO COM A LINGUAGEM ESCRITA ≠ DA ORAL  VERBO NO IMPESSOAL.  USO DA VOZ PASSIVA EVITA A REFERÊNCIA REPETIDA AOS AUTORES DO TRAB. Ex: “fizemos esse experimento para verificar...” recomenda-se: “esse experimento foi feito para verificar...”  RESSALTA-SE: O autor pode usar a voz ativa em itens como Material e Métodos e Discussão, quando fizer referência a sua pesquisa, em trechos como “os resultados do nosso experimento indicam...” entretanto, em Revisão da Literatura é conveniente utilizar a voz ativa, como “Santos e Noronha concordam que a educação brasileira... Existe uma tendência à adoção da primeira pessoa do singular ao longo da monografia, em especial em teses, esta postura deve ser discutida com o orientador, uma vez que foge ao padrão da ABNT.

  8. TIPOS DE TRABALHO ACADÊMICO 1 – COMUM OU DIDÁTICO:  REALIZADO PELO ALUNO (INDIVIDUAL OU GRUPO);  SITUAÇÃO DE ENSINO-APRENDIZAGEM (SIMPLES TAREFAS);  EXIGEM ALGUM TIPO DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA NO CAMPO DA ED. SUP.;  SEM RIGOR CIENTÍFICO DETERMINADO PELA ABNT;  REALIZADOS NO COTIDIANO DAS AULAS: EX TRABALHO COMUM DE PESQUI- AS, DE APROVEITAMENTO ESCOLAR, RESOSTA DE QUESTIONÁRIO. 2 – CIENTÍFICO:  FAZ PARTE DO TRABALHO DIDÁTICO, MAS RESULTA DE PESQUISA AMPLA; RIGOROSA, AUTÔNOMA E PESSOAL, SEGUE AS NORMAS ADOTADA PELA A ABNT. EX.: COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA, MEMORIAL, RESUMO DE TEXTO, TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – TCC DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU E STICTU SENSU.

  9. ALGUMAS ESTRATÉGIAS PARA A APRESENTAÇÃO / DISCUSSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS E TÉCNICOS MESA REDONDA PAINEL RELATÓRIO SEMINÁRIO APRESENTAÇÃO ORAL

More Related