1 / 36

Com relação à estrutura geológica do território brasileiro, assinale a afirmativa INCORRETA:

Com relação à estrutura geológica do território brasileiro, assinale a afirmativa INCORRETA:. a) As estruturas muito antigas do embasamento fundamental alternam-se com as estruturas sedimentares de diferentes períodos geológicos. b) Aos terrenos sedimentares estão associadas as jazidas de

lluvia
Télécharger la présentation

Com relação à estrutura geológica do território brasileiro, assinale a afirmativa INCORRETA:

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Com relação à estrutura geológica do territóriobrasileiro, assinale a afirmativa INCORRETA: a) As estruturas muito antigas do embasamento fundamental alternam-se com as estruturas sedimentares de diferentes períodos geológicos. b) Aos terrenos sedimentares estão associadas as jazidas de combustíveis fósseis, como petróleo e carvão mineral. c) Aos terrenos cristalinos estão associadas as jazidas minerais de grande importância econômica. d) Os terrenos vulcânicos expandem-se pela maior parte do território constituindo a base do relevo recente, ainda em processo de formação. e) As estruturas geológicas dos dobramentos antigos, formadores de grandes cadeias montanhosas, inexistem no território brasileiro.

  2. Considere os mapas apresentados abaixo, para responder à questão. Relacione, a estrutura geológica brasileira e a exploração econômica dos principais recursos minerais, nos mapas. a) Mapa I - Rochas cristalinas (ferro, manganês e cassiterita); Mapa II - Rochas sedimentares (petróleo e carvão); b) Rochas cristalinas (petróleo e carvão); Rochas sedimentares (ferro, manganês e cassiterita); c) Rochas sedimentares (bauxita, ferro e manganês); Rochas cristalinas (petróleo, carvão e ouro); d) Rochas cristalinas (ferro, manganês e cassiterita); Rochas sedimentares (bauxita, ouro e cassiterita); e) Rochas sedimentares (ferro, ouro e bauxita); Rochas cristalinas (petróleo, carvão e ouro).

  3. No interior do sistema capitalista, a situação de disparidade sócio-econômica existente entre seus países componentes é acima de tudo, produto: a) da diferença de potencialidades dos quadros naturais , já que o sistema abrange tanto áreas temperadas, quanto tropicais e frias; b) de extrema diferença existente entre eles quanto à extensão territorial e ao volume populacional de cada um; c) da própria condição histórica e estrutural do sistema, que gera e preserva as disparidades para se reproduzir; d) dos tipos diferentes de organização econômica , uma vez que uns praticam a economia aberta e outros a de subsistência; e) dos níveis culturais de suas populações , umas extremamente laboriosas e criativas, outras ociosas e submissas.

  4. A figura representa a pobreza e a exclusão social na cidade de Daca, Bangladesh. Sobre as desigualdades sociais no mundo, identifique  a(s) afirmativa(s) verdadeira(s). Uma maior concentração de riqueza pelos países desenvolvidos pode ser observada atualmente. Isso se dá, principalmente, pela redução das tarifas de importação, o que beneficia ainda mais os produtos exportados por esses países Os países mais pobres, quando exportam seus produtos agrícolas, enfrentam a concorrência desleal dos países mais ricos, pois estes subsidiam sua própria produção. Os custos sociais da globalização, para os países pobres, são muito altos, mesmo assim, nos últimos anos, a taxa de desemprego nesses países manteve-se estável, bem como o número de excluídos. A mão-de-obra menos qualificada é descartada e adota-se a prática da terceirização do trabalho, que, mesmo mantendo todos os direitos dos trabalhadores, ainda é mais viável economicamente. A economia informal ganhou espaço, tornando-se a única opção para muitos desempregados, para os quais faltam escolas e assistência social; conseqüentemente, a violência, de maneira geral, aumentou.

  5. “Os estudos existentes mostram que os piores índices de sustentabilidade hídrica do país se encontram nas regiões do Agreste e Sertão do estado de Pernambuco. Neste caso, a transposição de águas a partir do São Francisco para o abastecimento humano destinado adiversas cidades e distritos do Agreste do estado é indicada pelo Plano de Recursos Hídricos do estado e outros estudos como a única solução, visto que as reservas locais se encontram exauridas. A partir da cidade de Caruaru, existem possibilidades de tendimento com integração[...] de fontes de água de melhor e pior qualidade, que combinadas podem suprir as necessidades.[...]. A transferência de águas quando necessário, garantindo a vazão regularizável pelos grandesreservatórios, pode aumentar consideravelmente a sinergia dos sistemas.”

  6. A partir do texto e das informações sobre esse assunto, marque a alternativa INCORRETA. A) O projeto de transposição do São Francisco visa dar condições para a modernização da pecuária extensiva, praticada na área, por meio da regularização do fornecimento de água no Sertão e no Agreste, com base em um de seus maiores rios intermitentes. B) O projeto de transposição do São Francisco visa dinamizar a economia urbana e rural da região, por meio da regularização do fornecimento de água, com base em um de seus maiores rios perenes. C) O projeto de transposição do São Francisco visa dar condições para a modernização das atividades agrícolas predominantemente tradicionais da área, por meio da regularização do fornecimento de água. D) O projeto de transposição do São Francisco atinge duas das grandes subdivisões naturais da região (o Sertão e o Agreste), onde predominam rios intermitentes.

  7. A polêmica em torno da transposição das águas do São Francisco tem colocado este rio em evidência nas discussões. Porém, ao tratarmos desta questão em sala de aula, independente de qual seja nosso posicionamento, é nosso papel como educadores esclarecer que, em cinco séculos de exploração inconseqüente I - A redenção da população ribeirinha pobre só ocorreu com a implantação dos perímetros irrigados, que possibilitou ao camponês produzir frutas tropicais para a exportação o que faz com que se pense que a transposição não ataca de fato o grande problema que é a pura má distribuição dos recursos hídricos. II - O rio perdeu parte de suas matas ciliares resultando na intermitência de alguns de seus afluentes e no assoreamento de seu leito. III - As cheias passaram e ser controladas pelas barragens ao longo do seu curso, que, se por um lado mantém uma vazão regular durante todo o ano, por outro lado elimina o processo de fertilização natural das suas várzeas, perdeu força em sua desembocadura no mar, além de dificultar a reprodução dos peixes pela piracema. IV - A qualidade das águas do rio tem sido comprometida tanto pela emissão de detritos urbano quanto dos resíduos químicos provenientes da agricultura que se pratica não só nas suas margens, mas em toda sua bacia hidrográfica. Estão corretas apenas as proposições: a) I, II e III d) I e II b) II, III e IV e) II e IV c) III e IV

  8. O O Protocolo de Kyoto e os Créditos de CarbonoPara alguns dos países desenvolvidos, reduzir a emissão de gases do efeito estufa pode significar alterações profundas colocando em riscos suas economias. É justamente para evitar essa possibilidade causar efeitos na economia dos países desenvolvidos que foi criado pelo Protocolo de Kyoto um sistema chamado de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo - MDL, inserido neste os créditos de carbono. Créditos de Carbono - como funcionaDe acordo com regras estabelecidas pelo Protocolo de Kyoto, países desenvolvidos com metas de redução das emissões de dióxido de carbono podem investir em projetos que diminuam as emissões em qualquer outro país e contabilizarem as emissões não realizadas em sua cota. Uma empresas que não tem licenças suficientes para cobrir suas emissões de gases do efeito estufa - GEE devem fazer reduções ou então comprar créditos de carbono excedentes de outras corporações.

  9. O Protocolo de Kyoto consagrou o princípio da responsabilidade comum, porém, diferenciada, que definiu que a) todos os países devem reduzir emissões de gases estufa, mas aqueles que emitiram mais no passado devem reduzi-las antes que os demais.b) os países ricos devem deixar de emitir gases estufa, para que sejam estabelecidas metas de crescimento econômico dos países pobres.c) todos os países são responsáveis pelo aquecimento global, porém, apenas os países de renda baixa podem vender créditos de carbono.d) todos os países devem reduzir a mesma quantidade de gases estufa até 2012, menos os de industrialização tardia. e) os países ricos não precisam reduzir as emissões de gases estufa e podem comprar créditos de carbono de países pobres.

  10. Dados do Protocolo de Kyoto indicam que em 1990 países como Alemanha, Austrália, Canadá, Estados Unidos da América, Federação Russa, Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, França, Itália, Japão e Polônia eram responsáveis por cerca de 87% das emissões de CO2 na atmosfera. Em relação a esse Protocolo é correto afirmar: a)O Protocolo de Kyoto representa uma grande inovação nas políticas globais para o meio ambiente, pois, além de fixar uma meta de redução sobre os níveis de emissão de gases na atmosfera, cria um sistema de créditos de emissões entre países.b)O Protocolo de Kyoto determina a todos os países que, em curto prazo, estes reduzam os níveis de emissão de gases responsáveis pelo efeito estufa no planeta.c)O Protocolo de Kyoto estabelece os mesmo níveis de emissão de gases (CO2) conforme os padrões de industrialização, bem como o modelo energético adotado pelas economias nacionais.d)O Protocolo de Kyoto tem como meta reduzir a industrialização no mundo. Países como China, Brasil, Índia e México, que experimentam forte crescimento econômico, vivenciam sérios problemas gerados por serem obrigados a reduzir seu crescimento.e)O Protocolo de Kyoto resultou de negociações da Convenção sobre Mudanças Climáticas Globais, que foram fruto de um acordo liderado pelos Estados Unidos, tendo em oposição a União Européia.

  11. O Brasil começa a despontar num mercado que cresce a um ritmo de 200% ao ano. É a venda de crédito de carbono, negócio criado a partir da entrada em vigor do Protocolo de Kyoto, em fevereiro passado. O país já ocupa a segunda posição entre os que mais venderam crédito de carbono, atrás apenas da Índia, e tem cerca de um terço dos projetos na fila para certificação pela Organização das Nações Unidas (ONU).(RODRIGUES, L. e OLIVEIRA, E. O Globo, 08/09/2005.)

  12. Considerando os acontecimentos acima, o mapa das placas tectônicas e os conhecimentos sobre a dinâmica terrestre, assinale a(s) CORRETA(S). 01. A cordilheira do Himalaia, onde se situa o pico do Everest, assim como os Andes na América do Sul, as montanhas Rochosas na América do Norte correspondem a zonas de encontro entre placas. 02. O tectonismo, os abalos sísmicos e o vulcanismo são agentes internos do relevo, sendo que os dois últimos constituem fenômenos que, dependendo da intensidade e do local onde ocorrem, trazem graves conseqüências à vida das pessoas, como aconteceu no Haiti. 04. A área onde se encontra os Andes é hoje uma zona de desgaste, visto que o processo tectônico desta região já cessou. 08. A instabilidade dos terrenos nas bordas das placas tectônicas é resultado da ação de forças internas cujos reflexos, alguns lentos e outros rápidos e catastróficos, são sentidos na superfície do planeta. 16. O território brasileiro apresenta como principal característica o predomínio da ação dos agentes internos da dinâmica terrestre, cuja maior conseqüência é a presença maciça de áreas de médias altitudes.

  13. Sobre a Tectônica de Placas, analise as proposições abaixo. I. A colisão dos continentes ou a compressão de suas bordas deram origem às grandes Cordilheiras atuais, como: Andes, Montanhas Rochosas e Himalaia. II. A Cordilheira dos Andes é formada a partir do afastamento de duas placas tectônicas. III. A litosfera é constituída por placas semi-rígidas, que derivam umas em relação às outras e se movimentam pelas forças de convecção. IV. Considera que os limites das placas coincidem com os dos continentes, nos quais ocorrem uma intensa estabilidade vulcânica, falhas e terremotos de grande magnitude. V. Há uma grande tendência de uma formação continental muito diferente daqui a outros milhões de anos, percebendo inclusive o rifteamento atual da costa Leste da África – o que pode ocasionar um novo oceano ou um novo continente. Estão corretas apenas A) I e III. B) II e III. C) II, III e IV. D) I, III e V. E) III, IV e V.

  14. A Revolução Industrial foi o processo de transformações tecnológicas e sociais ocorrido pioneiramente na Inglaterra, a partir da segunda metade do século XVIII. Com respeito à Revolução Industrial, assinale a(s) alternativa(s) correta(s). • Uma das características da Revolução Industrial foi a utilização do vapor para acionar as máquinas, em substituição à força muscular. 02) A Revolução Industrial consolidou definitivamente uma produção baseada em pequena escala que visava atender a demanda dos consumidores locais. • 04) A Revolução Industrial caracterizou-se pela intensa utilização do trabalho dos artesãos, que, mesmo sem dispor de máquinas, conseguiram multiplicar a produção. • 08) A Revolução Industrial encerrou a fase de acumulação primitiva de capitais e a preponderância do capital mercantil sobre a produção. • 16) A Revolução Industrial caracterizou-se pela construção e utilização de máquinas regulares e mais precisas que substituíram o trabalho do homem, antes realizado manualmente.

  15. A Revolução Industrial caracterizou-se por uma evolução tecnológica e por uma verdadeira revolução social. Considere o que se afirma sobre ela: I. Pode ser considerada essencialmente a passagem da sociedade rural para a sociedade industrial, a mudança do trabalho artesanal para o trabalho assalariado, a utilização da energia a vapor no sistema fabril em lugar da energia humana. II. Foi determinada por fatores econômicos: acumulação de capitais, conquistas de mercados consumidores e mercados fornecedores de matéria-prima. III. A Inglaterra reunia todos os elementos necessários para ser pioneira neste processo, seguida de outros países europeus que já havia se formado, aos EUA e aos países em desenvolvimentos apenas depois da crise de 29. IV. Apesar de ser um processo inicialmente fabril, a Revolução se deu também em outros aspectos sociais e no próprio modo de vida e organização das cidades industriais. Deve-se dizer que são corretas as afirmações a) I e II apenas.b) I, II e III apenas.c) II e IV apenas.d) II, III e IV apenas.e) I, II, III e IV.

  16. A rede hidrográfica brasileira apresenta, dentre outras, as seguintes características:a) grande potencial hidráulico, predomínio de rios perenes e predomínio de foz do tipo estuário.b) baixo potencial hidrelétrico, rios intermitentes e rios de montanhas.c) predomínio de rios temporários, com origens pluviais e grande potencial hidráulico.d) regime de alimentação pluvial, baixo potencial hidráulico e predomínio de rios de planície.e) baixo gradiente, predomínio de rios perenes e regime de alimentação pluvial.

  17. Considerando a riqueza dos recursos hídricos brasileiros, uma grave crise de água em nosso país poderia ser motivada por: a) reduzida área de solos agricultáveis. b) ausência de reservas de águas subterrâneas. c) escassez de rios e de grandes bacias hidrográficas. d) falta de tecnologia para retirar o sal da água do mar. e) degradação dos mananciais e desperdício no consumo.

  18. Estudos realizados em algumas bacias hidrográficas estimam que rios brasileiros possuem um potencial de geração de energia elétrica bem superior à atual capacidade instalada de que dispomos. Todo esse potencial é atribuído, principalmente, a fatores naturais, dentre os quais pode(m) ser destacado(s): a) predomínio de planícies, associado às elevadas médias pluviométricas dos climas das áreas intertropicais.b) condições de clima e solo das bacias hidrográficas, associadas às grandes extensões de cobertura vegetal.c) elevadas médias pluviométricas dos climas tropicais e equatoriais, associadas ao predomínio de relevo de planalto.d) aumento do volume de água dos rios, associado ao degelo das áreas montanhosas.

  19. Analise as alternativas e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas. • a) Todos os territórios da Região Nordeste possuem o mesmo horário de Brasília, exceto o arquipélago de Fernando de Noronha. • b) Com as alterações no fuso horário brasileiro, os estados do Pará e do Acre passaram a ter o mesmo horário de Brasília. • c) As Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste têm 3 horas a menos em relação ao Meridiano de Greenwich. • d) De acordo com o novo fuso horário do Brasil, Amazonas e Acre possuem 1 hora a menos em relação à Brasília e 4 horas em relação ao Meridiano de Greenwich. • e) Um programa televisivo apresentado ao vivo às 22:00 no Rio Grande do Sul estará sendo transmitido às 21:00 no Acre.

  20. Analise as afirmativas sobre o fuso horário brasileiro e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas. a) O território brasileiro está localizado a leste do Meridiano de Greenwich, portanto, as horas são adiantadas com relação ao marco inicial (0°). b) Fernando de Noronha está situado na zona que corresponde a 30° O, sendo a porção do território brasileiro onde as horas são as mais adiantadas. c) Todas as unidades federativas da Região Sul e Sudeste apresentam o mesmo horário de Brasília, que é considerado o horário oficial do Brasil. d) Em consequência da pouca distância do território brasileiro no sentido leste-oeste, o país apresenta apenas 3 fusos. e) De acordo com as mudanças no fuso horário brasileiro, o estado do Acre passou a pertencer ao fuso 60° Oeste, ou seja, - 4 horas com relação ao meridiano de Greenwich.

  21. O ser humano tem feito registros de observações astronômicas desde a Antiguidade. Alguns dos grandes monumentos de egípcios e astecas, por exemplo, embora revestidos de um caráter místico/religioso, também estavam imbuídos de uma finalidade prática/racional: permitir o acompanhamento dos movimentos dos astros no céu e sua relação com as mudanças climáticas, de interesse primordial para a agricultura. Dentre esses fenômenos astronômicos constam os solstícios e equinócios, que correspondem 1-( ) ao afastamento e aproximação máximos da Terra em relação ao Sol, durante o seu movimento de translação (a eclíptica). 2-( ) ao limiar de aquecimento durante o dia, com o Sol a pino (meio-dia), e ao máximo resfriamento durante a noite (meia-noite). 3-( ) ao ápice das estações de verão e inverno (solstícios), e primavera e outono (equinócios), alternadamente para os hemisférios norte e sul. 4-( ) aos limites máximos da insolação vertical nos hemisférios norte e sul, alternadamente, onde quando num está em solstício o outro encontra-se em equinócio.

  22. A representação cartográfica do espaço geográfico implica a Localização de fatos, de objetos, na obtenção de dados com o emprego de diversas tecnologias e, ainda, de formas de representação. Sobre os mapas, as tecnologias empregadas para a sua elaboração e as formas de representação, assinale o que for incorreto. 01) O sensoriamento remoto possibilita, por meio de um conjunto de técnicas de captação e registro de imagens à distância, a obtenção de dados sobre a superfície terrestre. 02) Os sensores captam informações resultantes da interação (reflexão, transmissão, absorção, emissão) da energia ou radiação eletromagnética (REM) com os objetos da superfície terrestre. 03) Os sistemas de sensores remotos podem ser baseados em plataformas orbitais (satélites) ou aeroportadas(aviões). 04) Poderíamos utilizar as imagens geradas por fotografias aéreas ou de satélites na confecção de mapas físicos, políticos, hidrográficos, etc.com melhor precisão, pois as imagens mostram uma visão oblíqua e, ou vertical o que facilitaria a transformações dos dados em mapas. 05) Devido a questões de altitude, as imagens coletadas pelos sensores são muito imprecisas.

More Related