1 / 9

JOGO DO Caderno 1, pág. 21.

JOGO DO Caderno 1, pág. 21. O NIM é um dos jogos mais antigos que se tem conhecimento e embora sua origem seja desconhecida, tudo leva a crer que tenha surgido na China. O NIM foi o primeiro jogo, de que se tem relatos, a ser estudado matematicamente.

lyneth
Télécharger la présentation

JOGO DO Caderno 1, pág. 21.

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. JOGO DO Caderno 1, pág. 21.

  2. O NIM é um dos jogos mais antigos que se tem conhecimento e embora sua origem seja desconhecida, tudo leva a crer que tenha surgido na China. O NIM foi o primeiro jogo, de que se tem relatos, a ser estudado matematicamente. O jogo NIM promove a concentração, o planejamento de ação, o estabelecimento de relações, a contagem e o raciocínio dedutivo.

  3. “Dentre todos os jogos que podemos utilizar, escolhemos aquele que tem os significados propostos em Kamii (1991) e Krulik (1993): • O jogo deve ser para dois ou mais jogadores, sendo, portanto, uma atividade que os alunos crianças realizam juntos; • O jogo deverá ter um objetivo a ser alcançado pelos jogadores; • Violação representa uma falta; • Havendo o desejo de fazer alterações, isso deve ser discutido com todo o grupo e, no caso de concordância geral, podem ser impostas ao jogo daí por diante; • No jogo deve haver a possibilidade de usar estratégias, estabelecer planos, executar jogadas e avaliar a eficácia desses elementos nos resultados obtidos, isto é, o jogo não deve ser mecânico e sem significado para os jogadores”. • Fonte:http://www.mathema.com.br/

  4. Modelo 1 Dois participantes Material: 15 palitos de picolé, sendo que um deles será de cor diferente. Procedimento: Cada participante pode, em sua vez, retirar 1, 2, ou 3 palitos. Objetivo: Aquele que deixar o palito colorido para o adversário, ganha o jogo.

  5. Modelo 2 Dois participantes Material: 15 palitos de picolé, sendo que um deles será de cor diferente. Procedimento: Cada participante pode, em sua vez, retirar 1, 2, ou 3 palitos. Objetivo: Aquele que retirar por último, o palito colorido, ganha o jogo.

  6. Nas partidas, quem ganhou mais? Você usou alguma estratégia/forma para ganhar o jogo ou foi jogando aleatoriamente? Existe alguma diferença de estratégia ou forma de jogar entre o primeiro e o segundo modelo? Se sim, qual (quais)? Foi preciso fazer contagem para jogar?

  7. É possível que um dos jogadores defina as jogadas? O que o jogador pode fazer para ganhar as partidas? É possível realizar esta prática com menos palitos? É possível realizar esta prática com crianças? A quantidade de palitos par ou ímpar interfere no resultado do jogo?

  8. Formem 5 grupos de 6 integrantes e resolvam o desafio abaixo: “Pensem e planejem uma forma de garantir ao jogador que ele vença todas as jogadas tanto para o modelo 1 quanto para o modelo 2.” Observação: Pensem nas relações existentes entre os valores estabelecidos até 15.

More Related