1 / 35

Pr. Jolivê Chaves

Pr. Jolivê Chaves. MIPES - USB. Mostrar a importância do batismo no Espírito Santo. Mostrar a relação entre o Espírito Santo e a culpa, o arrependimento, a obediência e a fé.

Télécharger la présentation

Pr. Jolivê Chaves

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Pr. Jolivê Chaves MIPES - USB

  2. Mostrar a importância do batismo no Espírito Santo. • Mostrar a relação entre o Espírito Santo e a culpa, o arrependimento, a obediência e a fé.

  3. O Batismo no Espírito é uma experiência essencial para o crente e deve ser buscada diariamente, para a produção do fruto do Espírito e um testemunho eficaz.

  4. “Pois, em um só Espírito, todos nós fomos batizados em um corpo,... E a todos nós foi dado beber de um só Espírito” I Cor. 12:13. • Os que são batizados nas águas e pelo Espírito, tornam-se parte do corpo de Cristo, Sua Igreja.

  5. Reflexão: Qual a importância do batismo no Espírito?

  6. O batismo no Espírito é vital para as vitórias espirituais: “Quando o Espírito de Deus toma posse do coração, transforma a vida. Os pensamentos pecaminosos são afastados, renunciadas as más ações; o amor, a humildade, a paz tomam o lugar da ira, da inveja e da contenda. A alegria substitui a tristeza, e o semblante reflete a luz do Céu”DTN, 173

  7. 2. O batismo no Espírito torna nosso testemunho eficaz: “Precisamos orar, mais do que nunca, pelo batismo do Espírito Santo, pois se jamais houve um tempo em que precisamos desse batismo, é agora... Quando partilharmos esse Espírito, homens e mulheres nascerão de novo. ... Pessoas outrora perdidas serão achadas e trazidas de volta. Carta 105, 1898.

  8. 3. Jesus era batizado diariamente no Espírito “ Cotidianamente recebia [Jesus] novo batismo do Espírito Santo. Nas primeiras horas do novo dia o Senhor O despertava de Seu repouso, e Sua alma e lábios eram ungidos de graça para que a pudesse transmitir a outros” PJ, 139.

  9. 4. Precisamos ser diariamente batizados no Espírito “Precisamos estar constantemente recebendo o dom de Sua graça, o batismo do Espírito Santo, ou não seremos capazes de resistir à tentação ou fortalecer as coisas que permanecem, que estão prontas a morrer. ...” MM, Olhando para o Alto, 1983, 262.

  10. Reclamar a promessa do batismo no Espírito Santo deve tornar-se nossa primeira preocupação pela manhã.

  11. Satanás quer que negligenciemos o batismo no Espírito: “Como o ministério do Espírito tem importância vital para a igreja de Cristo, é o decidido empenho de Satanás, por meio dessas excentricidades de gente desequilibrada e fanática, cobrir de opróbrio a obra do Espírito Santo e induzir o povo a negligenciar o fonte de virtude que Deus proveu para Seu povo” GC,7.

  12. “Se alguém não tem o Espírito de Deus, esse tal não é dEle”. Rom. 8:9 • Um cristão amoroso e amável, que se dá em favor dos outros, é a maior manifestação do batismo no Espírito.

  13. “ouvindo eles estas coisas, cumpungiu-se-lhes o coração e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, irmãos?” Atos 2:37

  14. A (NVI) diz que eles “ficaram aflitos em seu coração”. • O verbo grego dá a idéia de que eles ficaram com o “coração perfurado” pela angústia, diante da consciência do estado pecaminoso.

  15. Quando o pecador ouve o Evangelho e percebe o seu estado pecaminoso, o Espírito Santo coloca em seu coração um sentimento de tristeza e angústia. • A angústia, tristeza, culpa e dor é que levam o pecador a renunciar ao pecado em arrependimento. • É por isso que Paulo diz que “é através de muitas tribulações que entramos no reino de Deus”. Atos 14:22

  16. Reflexão: Segundo Paulo, qual a diferença entre a tristeza que produz vida e a tristeza que produz morte? II Cor. 7:9-11

  17. A tristeza que vem do Espírito de Deus produz arrependimento para a salvação: • Embora o Evangelho seja uma mensagem de paz e esperança, o processo da salvação envolve algum sofrimento, para que o pecador renuncie ao pecado e se jogue nos braços de Deus.

  18. O pecador sente angústia e dor pelo pecado, mas, vê esperança em Cristo. • É por isso que como resultado, quase três mil foram batizados no pentecostes. Atos 2:41

  19. A tristeza do mundo produz morte. • É o remorso que leva ao desespero e até ao suicídio, como ocorreu com Judas. • Não é um arrependimento sincero, mas medo das conseqüências ou remorso sem esperança.

  20. “Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo” Atos 2:38.

  21. A Bíblia diz que é a bondade de Deus que nos conduz ao arrependimento. Romanos 2:4 • O Espírito Santo é o representante da Divindade aqui na Terra para realizar este processo.

  22. É pelo poder do Espírito que nos movemos a Deus em arrependimento e fé. • É o Espírito que nos dá um coração amoroso, que responde voluntariamente ao amor de Deus.

  23. Respeitando o livre arbítrio, Deus nos toca com o Espírito, mas, a escolha e resposta no fim são sempre humanas. • Nós escolhemos nosso destino, aceitando ou rejeitando o toque do Espírito.

  24. Reflexão:Qual o significado do arrependimento bíblico? • Arrependimento vem de metanoia que significa mudança de mente. • É o reconhecimento de que estava errado e a disposição de mudar o curso da vida para a direção de Deus. II Cor. 7:10

  25. O verdadeiro arrependimento é uma evidência bíblica de que a pessoa foi batizada pelo Espírito Santo. • O Espírito Santo não apenas produz uma tristeza pelos erros cometidos, mas uma profunda mudança de mente.

  26. “Nós somos testemunhas destes fatos, e bem assim o Espírito Santo, que Deus outorgou aos que Lhe obedecem”Atos 5:32 • O Espírito age para trazer convicção, que deve levar a uma vida de obediência.

  27. Obediência é um dos pré-requisitos para se receber o Espírito Santo. • Uma das evidências de que a pessoa foi batizada pelo Espírito é a obediência aos mandamentos de Deus. • Esta obediência não é a causa, mas o resultado da salvação.

  28. Reflexão: Além de levar à obediência à lei de Deus, de que outras formas o Espírito Se manifesta na vida do crente? • Mostrando qual caminho seguir e quais decisões tomar. Atos 16:7 • Impulsionando a descansar pela fé na justiça de Cristo. Gál.5:5 e 6

  29. Levando o crente a crucificar as paixões da carne e a produzir o fruto do Espírito: Amor, alegria, paz... Gal.5:22-26 • Reproduzindo em nosso coração o caráter de Cristo pela santificação. I Pedro 1:2

  30. A fé é essencial à salvação: • O Espírito move o coração humano a ter fé em Jesus como salvador. • É pela fé que tomamos posse da justiça de Cristo, que nos salva. Gál. 2:16

  31. Qualquer pessoa pode pela fé ser perdoada e aceita por Deus. Rom. 3:20 • Nenhuma obra humana pode expiar o pecado e trazer perdão. Gál. 3:5,6

  32. É o Espírito que nos leva a compreender que a salvação é somente pela fé. • É pelo exercício da fé que continuamos recebendo o Espírito Santo. Gál.3:2

  33. Ser batizados diariamente pelo Espírito Santo é a nossa maior necessidade individualmente e como Igreja. • É pela fé, acompanhada de uma disposição de obedecer a Deus que o Espírito nos é concedido.

  34. 3. Quando recebemos o Espírito, sentimos culpa pelos pecados, nos arrependemos e buscamos em Cristo a vitória. • Andando no Espírito, produziremos fruto, com a transformação do nosso caráter e com a salvação de pessoas para o Céu.

More Related