Download
programa escola de gestores da educa o b sica n.
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA PowerPoint Presentation
Download Presentation
PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

85 Vues Download Presentation
Télécharger la présentation

PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript

  1. PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DIAGNÓSTICO E ANÁLISE DOS FATORES DE EFICÁCIA AUTORES: Rute Maria Maia Ferreira Terezinha de Jesus da Silva Almeida Noleto ORIENTADORES: Maurício Reis José Carlos Maio/2010

  2. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DIAGNÓSTICO E ANÁLISE DOS FATORES DE EFICÁCIA APRESENTAÇÃO DO PROBLEMA Entendemos como necessidade urgente a escola se preparar melhor para lidar com a diversidade de problemas que envolvem os aspectos pedagógicos, administrativo e financeiros, na busca de alternativas que possam sanar os problemas para a concretização dos objetivos propostos dentro do projeto Político Pedagógico.

  3. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DIAGNÓSTICO E ANÁLISE DOS FATORES DE EFICÁCIAOBJETIVOS Objetivo Geral Promover e reelaboração do projeto político pedagógico do Col. Est. Profª. Silvandira Sousa Lima articulando-o às várias formas de planejamento do trabalho da escola, desde o diagnóstico da realidade, levantamento das concepções do coletivo, programação das ações a serem desenvolvidas, num processo de avaliação que permita caminhar do real para o ideal, desenvolvendo ações viáveis, possíveis de serem implementadas.

  4. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DIAGNÓSTICO E ANÁLISE DOS FATORES DE EFICÁCIA OBJETIVOS ESPECÍFICOS Realizar reuniões com a comunidade escolar para garantir a discussão e reflexão com foco na realização do papel social da escola e da qualidade das ações educacionais. Analisar juntamente com a comunidade escolar a realidade local, global, as potencialidade e dimensões humanas, o perfil do aluno, o perfil do professor e o perfil da instituição escolar visando aprimorar o P.P.P. Promover por meio de ações devidamente planejadas o envolvimento e comprometimento dos vários segmentos da escola.

  5. Considerando que o Projeto Político Pedagógico é o caminho mais seguro para se chegar a um planejamento da ação educativa dentro de uma unidade escolar, foi realizada pelo coletivo, a revisão do PPP possibilitando um (re) planejamento com base nas necessidades apontadas. LOCAL DO PROJETO: Col. Estadual Profª. Silvandira Sousa Lima Cidade: Araguaína/TO Níveis de Ensino: Educação Básica Total de Alunos: 786 PERÍODO DA PESQUISA: 03 MESES PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DIAGNÓSTICO E ANÁLISE DOS FATORES DE EFICÁCIA

  6. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DIAGNÓSTICO E ANÁLISE DOS FATORES DE EFICÁCIA TIPO DE PESQUISA: A pesquisa realizada foi de intervenção partindo da análise coletiva do Projeto Político Pedagógico resultando na sua reelaboração. INSTRUMENTOS UTILIZADOS: Questionários de avaliação do Prêmio Gestão; Questionários do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE);

  7. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DIAGNÓSTICO E ANÁLISE DOS FATORES DE EFICÁCIA RESULTADOS E CONCLUSÕES É importante destacar, diante dessa experiência, da revisão do Projeto Político Pedagógico, que os passos contribuíram de forma significativa para o aprimoramento de um trabalho coletivo, garantindo o envolvimento de todos os segmentos da escola nas tomadas de decisões, na elaboração e implementação de ações conjuntas visando a melhoria da qualidade do trabalho dessa instituição escolar, de forma que o resultado desse trabalho foi positivo para os resultados de aprendizagem do aluno.

  8. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DIAGNÓSTICO E ANÁLISE DOS FATORES DE EFICÁCIA REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ASSMANN, Hugo. Reencantar a educação: rumo á sociedade aprendente. Petrópolis: Vozes, 1998.4.ed. BRASIL, Ministério da Educação e Cultura, Fundescola. Como elaborar o plano de desenvolvimento da escola, Brasília, 1999. DEMO, Pedro. Educação e Qualidade. 9. ed. Editora Papirus. Campinas – São Paulo: 1994. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. GADOTTI, Moacir. Pressupostos do projeto pedagógico. Cadernos Educação Básica – O projeto pedagógico da escola. Atualidades pedagógicas. MEC/FNUAP, 1994 L.D.B – Lei de Diretrizes e Bases da educação. Senado federal. Brasília-DF. 2004. LÜCK, Heloísa. Dimensões da gestão escolar e suas competências, 2008. MARTINS, Ricardo Chaves Rezende. Progestão – como elaborar o projeto político pedagógico? Brasília: Consed, 2001. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Conselhos Escolares – Democratização da escola e Construção da cidadania. Secretaria de Educação Básica. Brasília – DF. 2004.