140 likes | 237 Vues
PCEaD Programa de Capacitação em Educação a Distância. Processo de Avaliação. Na aula anterior, você estudou sobre o perfil do aluno que estuda a distância. Agora, estamos na última aula deste módulo e você estudará o processo de avaliação. Boa aula!. Processo de Avaliação.
E N D
PCEaDPrograma de Capacitação em Educação a Distância Processo de Avaliação
Na aula anterior, você estudou sobre o perfil do aluno que estuda a distância. Agora, estamos na última aula deste módulo e você estudará o processo de avaliação. Boa aula!
Processo de Avaliação • Você sabia que um dos maiores desafios, tanto na educação presencial como na EaD é estabelecer metodologias de avaliação que envolvam todo o processo de ensino-aprendizagem de forma sistemática, contínua e abrangente? • Conforme Souza (1999), o meio mais comum de avaliação do aprendizado, a prova, geralmente, não é suficiente para atestar os conhecimentos do aluno, pois se prende a um único resultado do processo.
Processo de Avaliação • É necessário romper com as avaliações tradicionais, classificatórias, que listam erros e acertos, com o pretenso enfoque de serem “objetivas” - embora este contribua para agregar informações preciosas que permitirão ajustar estratégias. Este tipo de avaliação pode camuflar o verdadeiro conhecimento do aluno. • Um processo de avaliação mediadora incorpora a subjetividade como um elemento co-participante na educação. O registro das atividades, a participação dos alunos, suas sugestões e críticas, os comentários em fóruns, chats, listas de discussão ou e-mails; os trabalhos realizados – tudo isso funciona como parâmetro mediador para avaliar os alunos na sua integralidade. • Portanto, a avaliação precisa ser realizada a partir de um diálogo em que professor e aluno interagem.
Processo de Avaliação • Lembre-se: Assim como a educação é contínua por toda vida, o processo de avaliação também deve ser contínuo. • Neste contexto, é preciso definir o método de avaliação (o que será avaliado), os objetivos instrucionais (o que o aluno precisa apreender) e a melhor forma de acompanhamento desse aluno (tutoria). • Portanto, com o intuito de auxiliar o aluno a tornar-se mais autônomo, crítico, responsável, compreendendo seu desenvolvimento pessoal, os instrumentos da avaliação, associados a uma auto-avaliação devem buscar uma avaliação formativa. (HADJI, 2001).
Hum este assunto está muito bom, não é mesmo? Ainda tem mais! Veja agora alguns dos principais objetivos da avaliação.
Objetivos da Avaliação • Você é aluno e sabe que raramente algum aluno gosta de ser avaliado. Os professores também questionam o valor das avaliações.
Com tantos objetivos, é claro que dá para perceber que não existe somente um tipo de avaliação, mas vários. São estes processos avaliativos, que você conhecerá a seguir.
Tipos de Avaliação • Cada momento ou objetivo exige um tipo de avaliação. Conheça algumas das formas de avaliação mais conhecidas. • Avaliação Diagnóstica: tem o objetivo de verificar se o aluno possui determinadas habilidades básicas, bem como identificar se os objetivos de um curso já foram dominados pelo aluno, agrupa os alunos conforme suas características e verifica e encaminha alunos a estratégias de programas alternativos de ensino.
Tipos de Avaliação • Avaliação Somativa: objetiva “somar” os valores atribuídos às diversas atividades, inserindo esse resultado ao final de uma disciplina.
Tipos de Avaliação • Avaliação Formativa: ocorre de forma contínua e dialógica ao longo do processo de aprendizagem, tornando possível observar, compreender e analisar o desempenho do aluno. Consiste em uma prática educativa interativa, flexível e contextualizada. Suas principais finalidades são: conhecer melhor o aluno, constatar o que está sendo aprendido, adequar a metodologia de ensino se necessário e julgar globalmente o processo de aprendizagem.