1 / 25

Plano de Marketing e os 4p´s palestrante: Fernanda Santos

Plano de Marketing e os 4p´s palestrante: Fernanda Santos. O Plano de Marketing. Afinal o que é o Plano de Marketing? Para que serve?

Télécharger la présentation

Plano de Marketing e os 4p´s palestrante: Fernanda Santos

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Plano de Marketing e os 4p´s palestrante: Fernanda Santos

  2. O Plano de Marketing • Afinal o que é o Plano de Marketing? Para que serve? É uma ferramenta de gestão que permite analisar o mercado, adaptando-se as suas constantes mudanças e identificando tendências. Por meio dele você pode definir resultados a serem alcançados e formular ações para atingir competitividade.

  3. Etapas do plano de marketing

  4. Onde sua empresa está e onde ela quer chegar?

  5. 1ª Etapa: Planejamento 1.1 – Sumário Executivo: É o resumo do seu plano de marketing. Nele deve constar as características principais do seu negócio: situação presente, objetivos e estratégias a alcançar

  6. 1.2 – análise de ambiente O ambiente externo: acontecimentos que influenciam a empresa de maneira positiva ou negativa. Ex: Economia, política, concorrência, fatores tecnológicos, consumidores, sociais, culturais... O ambiente interno: análise de toda a estrutura da empresa, aspectos fundamentais sobre o seu bom ou mau funcionamento. Ex: quadro de funcionários, equipamentos, recursos financeiros, tecnologia disponível...

  7. Chegaremos a análise swot – Traduzindo teremos: (Oportunidades (Opportunities), Ameaças (Threats) Forças (Strengths) e Fraquezas (Weaknesses).

  8. 1.3 – definição do público • Significa identificar um segmento particular ou segmentos da população que você deseja servir. Podemos agrupá-los de diversas formas: • região, cidade, bairros • Faixa etária, renda, profissão, grau de escolaridade • Estilo de vida, • Comportamentais: atendimento, localização, diversas opções de pagamentos, marca e outros.

  9. A identificação do seu público-alvo permite que você agora seja capaz de realizar um importante passo do seu Plano de Marketing: decidir como irá posicionar-se em relação aos seus concorrentes e atender as expectativas de seus clientes.

  10. 1.4 DEFINIÇÃO DO POSICIONAMENTO DE MERCADO:COMO O CLIENTE VÊ O SEU NEGÓCIO Nesta etapa deverá estar bem claro a imagem do seu negócio, perante os clientes. Ex: loja especializada em cortinas, Centro de saúde para idosos, Móveis planejados, Loja de Roupas infantis e etc. Analise os pontos fortes e fracos de seus concorrentes, para aperfeiçoar o seu negócio. Ofereça mais benefícios e vantagens aos seus clientes: Encante o seu cliente! Atenção: Só assuma compromissos que possa cumprir!

  11. Abaixo Exemplo de tabela para pontuar os seus pontos fortes em relação a concorrência:

  12. 1.5 DEFINIÇÃO DA MARCA • A marca é a identidade da empresa, ou seja, a forma como ela será conhecida. • Além da marca e logotipo, algumas empresas criam Slogans: Ex: Quem pede um, pede bis Tem 1001 utilidades Não tem comparação Tomou Doril, a dor sumiu

  13. 1.6 DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS E METAS Os objetivos e metas são os resultados que a empresa espera alcançar. Eles estão relacionados à missão da empresa e orientarão as suas ações. Objetivos: declarações amplas e simples do que deve ser realizado pela estratégia de marketing. Metas: mais específicas e essenciais para o plano

  14. 1.7 DEFINIÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE MARKETING Permite definir como sua empresa atingirá seus objetivos e metas e gerenciará seus relacionamentos com o mercado de maneira que obtenha vantagens sobre a concorrência. Como utilizar o Mix de Marketing para atingir os objetivos e metas da empresa? Para realizar as estratégias da empresa será necessário contar com o auxílio do Mix de Marketing ou 4P’s.

  15. 4P’s • Produto • Preço • Praça • Promoção

  16. Produto • o bem ou serviço a ser ofertado. Atenção aos diferenciais é preciso recriar sempre, proporcionar novos diferenciais. Ex: Pão, não foi substituído, mas devido as novas exigências do mercado consumidor, surgiram novos tipos (integrais, recheados, sem glutén e etc) Devido ao CICLO DE VIDA de um produto é preciso acompanhar constantemente o momento em que a empresa se encontra : lançamento, crescimento da demanda (surgimento da concorrência), mercado saturado (reinventar, recriar), o produto se torna velho as despesas de marketing são reduzidas – vendas através de clientes fidelizados ou boca a boca.

  17. Preço Quanto o seu produto vale para o mercado? Para a sua empresa, o preço ideal é aquele que cobre os custos de produção e ainda proporciona um retorno. • Não esqueça de considerar o preço dos concorrentes. • Defina políticas de descontos e condições de vendas para seus clientes. • Faça testes de preços com seus clientes e analise as variações de vendas, a partir de modificações nos preços e controle do volume de vendas.

  18. Praça • Como será a operacionalização do seu negócio, ou seja, como o produto será colocado a disposição do seu cliente. • A escolha do canal dependerá do seu negócio e da facilidade de distribuição de seus produtos para o seu mercado. • escolha uma localização que contribuirá com o seu negócio, como boa visibilidade, fácil acesso, estrutura adequada, estacionamento, entre outros aspectos.

  19. Promoção A promoção tem a função de estimular as vendas, relacionando produto e serviços às necessidades e desejos de seus clientes. A promoção possui três objetivos: • 1) Informar aos clientes potenciais a existência dos produtos e serviços e de suas vantagens; • 2) Informar aos clientes potenciais onde e como obter esses serviços; • 3) Lembrar aos clientes a existência dos produtos e serviços oferecidos.

  20. É mais lucrativo manter relacionamentos com os clientes já conquistados do que buscar continuamente novos clientes. A fidelização é uma importante ferramenta promocional de seu negócio. Um cliente satisfeito poderá ser o seu melhor vendedor.

  21. O Mix de Marketing ou 4P’s é de extrema importância para as estratégias de sua empresa, mas todo este controle do produto, preço, praça ou localização do negócio e as divulgações, campanhas de fidelidade serão em vão se nos esquecermos do fator mais importante: AS PESSOAS!!!!

  22. As pessoas são essenciais para o bom andamento do seu negócio e são elas as responsáveis pela qualidade do atendimento e dos serviços prestados. • Motivação e qualificação de pessoal são responsáveis pelo diferencial de uma empresa. • Promova reuniões constantes, treinamentos e programas de integração para seus funcionários. • Comunicação!!! • Treinamentos e reciclagens.

  23. 2ª Etapa: Implementação do Plano de Marketing é preciso traçar um Plano de Ação composto dos seguintes itens: 1. AÇÕES (O QUE): Identifique as atividades específicas a serem desempenhadas. 2. PERÍODO (QUANDO): Determine o prazo de execução de cada atividade. 3. COMO : Defina a forma que as atividades deverão ser executadas na seqüência apropriada e por ordem de prioridade. 4. RESPONSÁVEL (QUEM): Atribua responsabilidade pela execução e conclusão de cada atividade às pessoas mais indicadas. 5. CUSTO ESTIMADO (QUANTO) Levante todos custos incluídos nas ações propostas, tais como custos de criação, confecção e envio dos materiais promocionais, custos de pessoal, entre outros. A verba de marketing varia de acordo com a realidade de cada negócio e deve ser contemplada a partir do faturamento da empresa. Não esqueça de contemplar estes gastos nas suas despesas operacionais como despesas de marketing.

  24. 3ª Etapa: Avaliação e Controle A avaliação e o controle de um Plano de Marketing permitem reduzir a diferença entre o desempenho esperado e o desempenho real, garantindo sua eficácia. Por isso, devem ser realizados antes, durante e após a implementação do Plano.

  25. O Plano de Marketing, possibilita estruturar e direcionar a sua empresa, dando sustentação as decisões de mercado da empresa. Reduz riscos e contribui para promover ações que serão importantes para conquistar vantagens sobre a concorrência, aumentar a participação no mercado e seus lucros.

More Related