1 / 19

P. O. Silveira, J.A.B. Falleiros, F.A.T. Silva

Efeito do aterramento do sistema de distribuição na mitigação das sobretensões em consumidores de baixa tensão devidas a descargas atmosféricas. P. O. Silveira, J.A.B. Falleiros, F.A.T. Silva. Motivação Objetivo Metodologia Estudo de caso Conclusões. Motivação:.

Télécharger la présentation

P. O. Silveira, J.A.B. Falleiros, F.A.T. Silva

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Efeito do aterramento do sistema de distribuição na mitigação das sobretensões em consumidores de baixa tensão devidas a descargas atmosféricas P. O. Silveira, J.A.B. Falleiros, F.A.T. Silva

  2. Motivação • Objetivo • Metodologia • Estudo de caso • Conclusões

  3. Motivação: • No atual quadro do setor elétrico brasileiro é evidente a importância de se fornecer aos consumidores energia de forma continua, ininterrupta e sem perturbações momentâneas significativas. Os distúrbios causados pelas descargas atmosféricas podem causar o mal funcionamento e até a queima dos equipamentos dos consumidores de baixa tensão, ocasionando muitos problemas entre concessionárias e consumidores. • Neste trabalho foi dada uma atenção maior ao aterramento, onde o efeito deste na mitigação das sobretensões que atingem os consumidores e avaliado através da variação das resistências de aterramento dos transformadores de distribuição da rede simulada

  4. Objetivo: • O objetivo do estudo de caso é comparar o efeito do surto atmosférico que chega ao consumidor quando ocorre a variação da resistência de aterramento dos transformadores presentes na rede, em todos os casos foi considerada uma proteção eficaz na rede de distribuição. • As simulações foram feitas em 4 etapas com as seguintes variações: • (1) Variação da resistência de aterramento do transformador de 45 kVA, com proteção no primário de cada transformador; • (2) Variação da resistência de aterramento do transformador 75 kVA, com proteção no primário de cada transformador; • (3) Variação simultânea das resistências de aterramento dos dois transformadores, com proteção no primário de cada transformador; • (4) Variação das resistências de aterramento dos dois transformadores, com proteção no primário de cada transformador e DPS no consumidor.

  5. Configuração da Rede de Distribuição

  6. (1) Variação da resistência do aterramento do trafo de 45 KVA

  7. (2) Variação da resistência do aterramento do trafo de 75 KVA

  8. (3) Variação da resistência de aterramento dos trafos de 45 KVA e 75 KVA

  9. (4) Variação da resistência de aterramento dos trafos de 45 KVA e 75 KVA

  10. (4.1) Variação das resistências de aterramento dos dois transformadores, com proteção no primário dos transformadores e DPS no consumidor. 4.1.1 Instalação do DPS no consumidor 7 (CONSU7)

  11. 4.1.2 Instalação do DPS no consumidor 2 (CONSU2)

  12. 4.1.3 Instalação de DPS no consumidor 2 (CONSU2) e no 7 (CONSU7)

  13. Conclusões • As simulações desse fenômeno foram importantes para verificação do comportamento do aterramento dos transformadores e dos consumidores, quando submetidos a uma descarga e que riscos o mau funcionamento do aterramento nessa situação acarreta para os consumidores. • Os resultados das simulações apenas com o pára – raios, demonstram que as sobretensões mesmo para as menores resistências de aterramento são muito superiores ao limite especificado pela norma NBR 5410, que é de 1,5 kV para aparelhos instalados em consumidores de baixa tensão. • Mesmo com DPS’s instalados em três consumidores, isso não foi suficiente para manter a sobretensão abaixo do nível estipulado pela norma. • Além da colocação de para – raios no primário dos transformadores e DPS’s nos consumidores, deve – se manter a resistência de aterramento com o menor valor possível, visto que em condições reais é impossível se obter aterramento ideal.

  14. OBRIGADA

More Related