230 likes | 501 Vues
ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS. Geografia Professor: Böing. Organização das Nações Unidas (ONU).
E N D
ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS Geografia Professor: Böing
Organização das Nações Unidas (ONU) • Durante o encerramento da conferência da Organização Internacional da Nações Unidas, reunida em São Francisco (Estados Unidos), em 26 de junho de 1945 (após a Segunda Guerra Mundial), foi criada a Organização da Nações Unidas (ONU), em substituição à Liga da Nações, fundada em 1919 após a Primeira Guerra Mundial. A ONU tem como objetivos assegurar a paz, defender os direitos humanos e as liberdades fundamentais e promover o desenvolvimento dos países.
Atualmente, a ONU é composta de 193países-membros. Embora tenha uma organização bastante complexa, seus principais órgãos são a Assembleia Geral, o Conselho de Segurança, a Secretaria Geral, o Conselho Econômico e Social e a Corte Internacional de Justiça.
Assembléia Geral – Formada por todos os países membros, é a principal instância deliberativa da ONU. Reúne-se anualmente, de setembro a dezembro, em sessões regulares e pode realizar sessões extraordinárias quando as circunstâncias assim o exigem. Estas serão convocadas pelo secretário-geral, a pedido do Conselho de Segurança ou da maioria dos membros da ONU.
CONSELHO DE SEGURANÇA • Recomenda medidas para manter ou restabelecer a paz e a segurança mundial. Pode exigir que membros da ONU apliquem sanções econômicas, rompam relações diplomáticas com qualquer Estado culpado pela quebra da paz, decidir que medidas militares poderão ser tomadas e interferir na regulamentação sobre armamentos nacionais.
O Conselho é integrado por quinze países, dos quais dez são eleitos por mandato de dois anos, em sistema rotativo. Estados Unidos, Federação Russa, China, França e Reino Unido são membros permanentes e têm poder de vetar resoluções. Atualmente, discute-se a criação de mais cinco vagas permanentes, uma para o Japão, uma para a Alemanha e três para serem distribuídas entre a Ásia, a América Latina e a África. O Brasil pretende ocupar uma cadeira permanente.
Organismos Internacionais da ONU • Organização da Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura – a United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO), sediada em Paris, contribui para a paz e a segurança internacional, promovendo a cooperação mundial no campo da educação, ciência e cultura.
Organização Mundial da Saúde – sediada em Genebra (Suiça), a OMS promove programas para a erradicação de epidemias e doenças endêmicas e a melhoria dos padrões de nutrição e sanitários.
Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef) – sediado em Nova York, dedica-se ao atendimento das necessidades básicas da infância nos países em desenvolvimento.
Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) – sediada em Roma, tem a finalidade de elevar os níveis de nutrição e os padrões de vida dos povos, assegurando-lhes os meios para aumentar a eficiência da produção agrícola e as condições de vida das populações rurais.
Organização Internacional do Trabalho (OIT) – sediada em Genebra, sua função é garantir o respeito aos direitos dos trabalhadores no mundo.
FUNDO MONETÁRIO INTERNACIONAL – (FMI) • Sediada em Washington, o FMI foi fundado em 1944, durante a Conferencia de Bretton Woods, iniciando seus trabalhos em 1945. O FMI funciona como um banco que adquire recursos graças às cotas subscritas pelas várias nações que o compõem. É um órgão especial da ONU. Conta com 188 membros. Tem como principais objetivos: • Incentivar a expansão do comércio; • Facilitar a cooperação monetária; • Promover a estabilidade cambial; • Fornecer empréstimos e assistência em questões financeiras às nações que participam do organismo.
Criado em 1944, durante a Conferência de Bretton Woods, foi instituído oficialmente em 1945. Sediado em Washington e seu objetivo, inicialmente, era ajudar na reconstrução da Europa Ocidental e do Japão no pós-Guerra. Atualmente, tem como finalidade fomentar investimentos produtivos em educação, saúde, transportes, saneamento, meio ambiente, agricultura, para governantes ou para o setor privado. Além de conceder empréstimos o Banco Mundial tem um corpo técnico para assessorar os países membros com os quais tenha fechado acordo. Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento ou Banco Mundial (BIRD)
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO COMERCIO (OMC) • Criada em 1995 para substituir o Acordo Geral de Tarifas e Comércio (GATT). Sediada em Genebra (Suíça), conta com 159 membros. Promove e regula o comércio entre as nações, supervisiona acordos comerciais, debate negociações multilaterais, resolve disputas entre países e promove a cooperação com o Banco Mundial e o FMI. Esse órgão pode impor sanções comerciais a países que transgridam normas assinadas. Com a intensificação do comércio mundial e do processo de globalização, o papel da OMC tornou-se fundamental. O brasileiro Roberto Azevedo foi eleito Diretor Geral, em 07 maio de 2013.
O Brasil e outros países em desenvolvimento querem que a OMC trate da questão dos subsídios agrícolas que os países desenvolvidos dão as seus agricultores. Em novembro de 2001, na cidade de Doha (Catar), o Brasil obteve vitória parcial na conferência ministerial da OMC. A organização se comprometeu a colocar na pauta da próxima conferência essa reivindicação. O fim os subsídios dos países desenvolvidos deve, contudo, levar vários anos.
ORGANIZAÇÃO DO TRATADO DO ATLÂNTICO NORTE (OTAN) • Criada em 1949, por países ocidentais, no intuito de conter a expansão militar e ideológica das nações socialistas, a Organização está sediada em Bruxelas (Bélgica). Para contrapor-se à Otan, em 1955 o bloco socialista criou o Pacto de Varsóvia. Depois da queda do Comunismo no leste Europeu, a Otan reformulou seus objetivos, propôs um programa de cooperação militar pela paz na Europa e buscou incluir algumas nações pertencentes ao Pacto de Varsóvia. - Base anti-mísseis: Polônia e Republica Checa Os Estados que integram a OTAN são a Alemanha (República Federal da Alemanha antes da reunificação alemã), a Bélgica, o Canadá, a Dinamarca, a Espanha, os Estados Unidos da América, a França, a Grécia, os Países Baixos, a Islândia, a Itália, o Luxemburgo, a Noruega, Portugal, o Reino Unido, a Turquia, a Hungria, a Polônia, a República Checa, Bulgária, a Estônia, a Letônia, a Lituânia, a Romênia, a Eslováquia e a Eslovênia. Possíveis membros 2009: Albânia e Croácia
GRUPO DOS SETE (G-7) MAIS A RÚSSIA. • Surgiu em 1975, quando líderes dos Estados Unidos, Japão, Alemanha, França, Itália e Reino Unido se reuniram para discutir a crise do petróleo. Em 1976, o Canadá foi admitido. • O G-7 é um fórum dos países mais industrializados, que objetiva coordenar a política econômica e monetária mundial, discutir temas como democracia, drogas e corrupção e promover a globalização e a integração econômica de todos os países do mundo. • Em 1997, em troca da permissão para ampliar a Otan avançando por territórios de países da ex-União Soviética, a Federação Russa foi admitida ao fórum, sem direito a voto nas decisões econômicas. Desde então, o grupo passou a ser conhecido como G-8. • Em 2008 - Japão, Estados Unidos e Itália, vetaram a ampliação para o G-13.
Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) • Fórum para discussão, consulta e coordenação de políticas econômicas e sociais. Criado em 1961, substituiu a Organização para a Cooperação Econômica Européia, que coordenava a ajuda financeira do Plano Marshall. • Países membros: Alemanha (1961), Austrália (1971), Áustria (1961), Bélgica (1961), Canadá (1961),Coreia do Sul (1996), Dinamarca (1961), Eslováquia (2000), Espanha (1961), Estados Unidos (1961), Finlândia (1969), França(1961),Grécia (1961) , Hungria (1996) ,Irlanda (1961) , Islândia (1961) ,Itália (1962), Japão (1964) , Luxemburgo (1961),México (1994), Noruega (1961), Nova Zelândia (1973), Países Baixos (1961), Polônia (1996), Portugal (1961), Reino Unido (1961), República Checa (1995), Suécia (1961), Suíça (1961), Turquia (1961) , E um observador: Taiwan (2004). • Seus objetivos são promover o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social e econômico em escala mundial. Infelizmente, os maiores beneficiários acabam restringindo-se aos trinta países membros, aumentando ainda mais as desigualdade entre ricos e pobres. A sede de organização fica em Paris.