1 / 19

LEONARDO, O GÊNIO RENASCENTISTA

LEONARDO, O GÊNIO RENASCENTISTA. (AVANÇAR C/O MOUSE).

mayes
Télécharger la présentation

LEONARDO, O GÊNIO RENASCENTISTA

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. LEONARDO, O GÊNIO RENASCENTISTA (AVANÇAR C/O MOUSE)

  2. Leonardo viveu em plena Renascença, nos séculos XV e XVI, e expressa melhor do que qualquer outro o espírito daquele tempo. Ao contrário do homem medieval, que via em Deus a razão de todas as coisas, os renascentistas acreditavam no poder humano de julgar, de criar e construir.

  3. Leonardo sempre foi tido como um ser misterioso, devido aos muitos talentos que possuía. Sua capacidade e conhecimento em muitas áreas proclamaram-no como um dos maiores gênios da humanidade. ( O “Homeme Vitruviano”, homenagem a Vitrúvio, arquiteto da Roma antiga, apaixonado por proporções.)

  4. Muitos acham que Leonardo acreditava que se seus manuscritos fossem descobertos pela Igreja, haveria possibilidades de ser condenado, devido ao seu conteúdo científico considerado como herético pela mesma. Apesar disso, os quadros religiosos de Leonardo estão entre as mais célebre obras arte, como “Santanna, a Virgem e o Menino”.

  5. LEONARDO PINTOU AINDA OUTRAS BELÍSSIMAS MADONAS COM O MENINO JESUS, ONDE A EXPRESSÃO MATERNAL REFLETE UMA INFINITA TERNURA.

  6. O TEMA SE REPETE, COM DESTAQUE PARA “A MADONNA DAS ROCHAS” , RETRATANDO SÃO JOÃO BATISTA NA INFÂNCIA COM JESUS CRISTO, EPISÓDIO JAMAIS NARRADO NOS EVANGELHOS, MAS QUE RECEBEU MAIS DE UMA VERSÃO DE LEONARDO.

  7. Ainda assim, alguns atribuem a seus temores da igreja sua idéia de escrever da direita para a esquerda (inverso da escrita), de modo que, somente mediante um espelho seus manuscritos podia ser decifrados. (“DAMA COM ARMINHO” - CECÍLIA GALLERANI, AMANTE DO DUQUE DE SFORZA, PATRONO DE LEONARDO, CONSIDERADO UM DOS MAIS BELOS QUADROS DA RENASCENÇA.)

  8. (A ESTRANHA ESCRITA DE LEONARDO)

  9. Embora isso não possa ser realmente provado, muitos acreditam hoje que utilizou recursos de simbolismo também em pinturas, mascarando mensagens comprometedoras, que iam de encontro às convicções da época. A tese é esboçada no livro “O Código Da Vinci”, em que no famoso quadro “A Santa Ceia”, a figura à direita de Cristo é interpretada como sendo do sexo feminino, mais precisamente Maria de Madalena, cujo ângulo de inclinação em relação a Cristo forma uma espécie de letra V, ou o formato de um cálice, o “cálice sagrado”.

  10. Outros historiadores e especialistas concluem que Leonardo gostava simplesmente de distorcer coisas como em um quebra-cabeça e formar anagramas, ou que sua escrita invertida era na verdade um código para proteger seus esboços contra espiões.

  11. Existe ainda a tese de que escrevia assim porque era canhoto, e não queria borrar os textos que criava febrilmente. (“FRANCHINO GAFFURIO, UM MÚSICO”)

  12. Provavelmente o seu perfeccionismo em cada pintura é um dos motivos por este possuir autoria de relativamente poucas obras, em comparação com outros gênios. Alegou, por exemplo, que a demora na conclusão da Santa Ceia devia-se ao fato de estar há um ano procurando entre as pessoas da rua um modelo que transmitisse a verdadeira maldade no rosto, para o retrato de Judas Escariotes. (“Leda e o Cisne”)

  13. (‘A ANUNCIAÇÃO”) Outro possível motivo é que alguns de seus quadros se perderam com o tempo (sendo roubados ou até mesmo destruídos), devido à sua maneira polêmica de retratar desde cenas religiosas até retratos. Um outro motivo seria a dispersão de seu talento multifacetado, que reforçava a fama de demorar muito a entregar suas obras.

  14. Conta-se que havia parado de pintar por um tempo, estando todo voltado para seus projetos de invenções, no convento que lhe dera acolhida. De repente, teria entrado em sua sala de trabalho a esposa de um comerciante, Lisa Gherardini, encomendando-lhe seu retrato. Leonardo interrompeu seu trabalho e ficou olhando para ela, fascinado. Deixou de lado subitamente o que estava fazendo para criar o mais célebre retrato da História da Pintura: a “Mona Lisa”, que dizem exibir um enigmático sorriso. Consta ainda que Leonardo se afeiçoou tanto ao quadro que não o entregou, guardando-o para si.

  15. Na verdade, muitos dos personagens retratados por Leonardo exibem um sereno e misterioso sorriso como vimos não apenas na “Mona Lisa”, mas também em “Santanna, a Virgem e o Menino”, em “Leda e o Cisne” e na imagem de “São João Batista, ao lado.

  16. O impossível de se imaginar, é como um homem que viveu cerca de quinhentos anos atrás, fosse desenvolver teorias e técnicas em tantas áreas, desde a pintura até a ciência moderna, antecipando inúmeras descobertas, entre elas o helicóptero, o pára-quedas, o escafandro e o tanque de guerra.

  17. (“A Morte de Leonardo” – autor: Ingres) Em março de 1516, Leonardo aceitou o convite de Francisco I, para morar na França e ganhou uma propriedade rural. O rei considerava Leonardo um homem superior e desejava desfrutar de sua amizade. Outra visita é a do secretário do Cardeal de Aragon, a quem confessa que dissecara trinta cadáveres, para seguir o caminho das veias, estudar a junção dos ossos e a disposição dos músculos, buscando os segredos do movimento do homem. Ele passa o mês de abril de 1519 na cama, cercado da “Mona Lisa”, “Santana, a Virgem e o Menino” e o “São João Batista”. Em 2 de maio Francisco I o visita mais uma vez. Leonardo da Vinci morre nos braços do rei, que sustentava sua cabeça para aliviar-lhe a dor.

  18. “De tempos em tempos, o Céu nos envia alguém que não é apenas humano, mas também divino, de modo que, através de seu espírito e da superioridade de sua inteligência, possamos atingir o Céu”.

  19. FORMATAÇÃO: CLAUDIA MADEIRA ENTRE NO SITE: http://www.slidescorepoesia.com TEXTO E IMAGENS: GOOGLE SOM: VIVALDI – CONCERTO PARA CORDAS E CRAVO RV 116

More Related