1 / 12

Venda a prazo de unid não concluída

Venda a prazo de unid não concluída. 2.1 SEM INCLUSÃO DE CUSTO ORÇADO 2.1.2 Reconhecimento do LB proporcionalmente a receita da venda recebida 1º Apura-se o CUV, até o dia da efetivação da venda.

mikasi
Télécharger la présentation

Venda a prazo de unid não concluída

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Venda a prazo de unid não concluída 2.1 SEM INCLUSÃO DE CUSTO ORÇADO 2.1.2 Reconhecimento do LB proporcionalmente a receita da venda recebida 1º Apura-se o CUV, até o dia da efetivação da venda. 2º A empresa utilizará contas específicas do Passivo Não-Circulante (PNC), registrando nestas a Receita Bruta de Venda e os custos pagos e incorridos apurados até a data da venda, por meio dos seguintes lançamentos a) pela venda D-CLIENTES DE INCORPORAÇÃO DE IMÓVEIS (AC) C- RECEITA DIFERIDA DE INCORP. DE IMÓVEIS (PNC) b) pela apropriação dos custos pagos e/ou incorridos referentes à unidade vendida: D- CUSTOS DIF. DE INCORP. DE IMÓVEIS (PNC) C- IMÓVEIS EM CONSTRUÇÃO Profª Luzia Zorzal, M.Sc.

  2. Venda a prazo de unid não concluída • 3º A empresa apropriará como receita do RE o valor recebido, e como custo do RE o valor proporcional ao valor recebido c/base na relação atualizada entre o LB e Receita Bruta da Venda. • Exemplo da determinação da relação entre Lucro Bruto, Receita Bruta da Venda e Custo da Unidade Vendida. Profª Luzia Zorzal, M.Sc.

  3. Venda a prazo de unid não concluída • Receita Bruta de Venda ... $ 400.000,00 100% • Custo da Unidade Vendida ....... $ 160.000,00 40% • LB por ocasião da venda $ 240.000,00 60% • Aplicando-se o percentual de 40% sobre a parcela recebida, apura-se o Custo Porporcional, que irá resultar no LB correpondente. Profª Luzia Zorzal, M.Sc.

  4. Venda a prazo de unid não concluída • Ex.: Vr recebido: $ 100.000 x 40% = $ 40.000 • Receita ................................ $ 100.000 • Custo ................................. $ 40.000 • LB ........................................... $ 60.000 Profª Luzia Zorzal, M.Sc.

  5. Venda a prazo de unid não concluída Lançamentos contábeis: a)Pelo recebimento D- CAIXA ou BANCOS C- CLIENTES DE INCORPORAÇÃO DE IMÓVEIS  b) Pela transferência da receita para RE D- RECEITA DIFERIDA DE INCORP. DE IMÓVEIS (PNC) C- RECEITA DE INCORPORAÇÃO DE IMÓVEIS (RE) c) pela transferência do custo para RE D- CUSTO DE INCORPORAÇÃO DE IMÓVEIS (RE) C- CUSTO DIFERIDO DE INCORP. DE IMÓVEIS (PNC) Profª Luzia Zorzal, M.Sc.

  6. Venda a prazo de unid não concluída Os custos respectivos à unidade vendida pagos e/ou incorridos entre o dia da efetivação da venda e a data que que o cliente saldar o débito, sempre apurados mediante rateio de custos do empreendimento, serão transferidos da conta de IMÓVEIS EM CONSTRUÇÃO para CUSTOS DIFERIDOS DE INCORPORACÃO DE IMÓVEIS (PNC) , com o conseguente reajustamento da relação entre o LB e a Receita Bruta da Venda (RBV), e ensejarão os seguintes procedimentos:  Profª Luzia Zorzal, M.Sc.

  7. Venda a prazo de unid não concluída I - Reajustamento, periódico ou no encerramento do exercício social, do LB reconhecido proporcionalmente aos valores recebidos de tal modo que o montante do lucro reconhecido no exercício social represente o resultado da aplicação, sobre a soma das prestações nele recebidas, da última relação do período base entre o LB e a RBV.  II - Contabilização, em conta de RE, como CUSTOS DE EXERCÍCIOS ANTERIORES da diferença de custo correspondente à parte do preço de venda já recebida até a data do balanço anterior. Profª Luzia Zorzal, M.Sc.

  8. Venda a prazo de unid não concluída - Os custos respectivos à unidade vendida pagos, incorridos ou contratados após a data em que o cliente houver saldado o seu débito, sempre apurados mediante rateio de custos do empreeendimento, terão o seguinte tratamento (item 14.3.5 da IN 084/79): a) a parte apurada entre a data que o cliente houver saldado o seu débito e o final do período-base em que esse fato acontecer será computada no RE como CUSTO ADICIONAL DA VENDA; b) a parte apurada em período-base posterior ao mencionado na alínea precedente será computada no RE como CUSTO DE EXERCÍCIOS ANTERIORES, e representará parcela redutora do LB em vendas desse período-base posterior. Profª Luzia Zorzal, M.Sc.

  9. Venda a prazo de unid não concl . (c/custo orç.) 2.2 COM INCLUSÃO DE CUSTO ORÇADO 2.2.2 Reconhecimento do LB proporcional à receita da venda recebida 1º Apura-se o CUV, até o dia da efetivação da venda. 2º O lucro bruto da venda é reconhecido no Resultado do Exercício (RE) com base no CUSTO ORÇADO. 3º A empresa utilizará contas específicas do Passivo Não-Circulante (PNC), registrando nestas a Receita Bruta de Venda e os custos incorridos e os orçados para sua conclusão apurados até a data da venda, por meio dos seguintes lançamentos: Profª Luzia Zorzal, M.Sc.

  10. Venda a prazo de unid não concl . (c/custo orç.) a) pela venda D-CLIENTES DE INCORP. DE IMÓVEIS (AC) C- RECEITA DIFERIDA DE INC. DE IMÓVEIS (PNC) b) Apropriação dos custos incorridos ref. à unidade vendida: D- CUSTO APROPRIADO DA UNID. VENDIDA (PNC) C- IMÓVEIS EM CONSTRUÇÃO (AC) c) Lançamento do Custo Orçado D – CUSTO DIFERIDO DE INCORP. DE IMÓVEIS (PNC) C- CUSTO PREVISTO DE UNID VENDIDA (PNC) Profª Luzia Zorzal, M.Sc.

  11. Venda a prazo de unid não concl . (c/custo orç.) d) No recebimento D-CAIXA OU BANCOS D-CLIENTES DE INCORP. DE IMÓVEIS (AC) e) Apropriação da receita D- RECEITA DIFERIDA DE INC. DE IMÓVEIS (PNC) C- RECEITA DE INC. DE IMÓVEIS (RE) f) Apropriaçao do custo D – CUSTO DE INCORP. DE IMÓVEIS (RE) C - CUSTO DIFERIDO DE INCORP. DE IMÓVEIS (PNC) Profª Luzia Zorzal, M.Sc.

  12. Venda a prazo de unid não concl . (c/custo orç.) Obs.: Se o custo efetivamente realizado for inferior em mais de 15% ao custo orçado na determinação do lucro bruto, a empresa deverá pagar juros de mora sobre o valor do imposto postergado, pela dedução do custo orçado excedente ao realizado, juntamente com o imposto incidente no período de apuração em que tiver terminado a execução das obras. (Art. 412 § § 2º e 3º do RIR/99) Profª Luzia Zorzal, M.Sc.

More Related