1 / 77

Saresp 2013: seus instrumentais, procedimentos e equipes envolvidas Maria Conceição Conholato

Encontro com os Coordenadores de Avaliação das Diretorias de Ensino: Articulando as Dimensões Técnico-Operacionais . Saresp 2013: seus instrumentais, procedimentos e equipes envolvidas Maria Conceição Conholato. Principais Aspectos da Avaliação. Finalidade e desenho da avaliação.

miya
Télécharger la présentation

Saresp 2013: seus instrumentais, procedimentos e equipes envolvidas Maria Conceição Conholato

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Encontro com os Coordenadores de Avaliação das Diretorias de Ensino: Articulando as Dimensões Técnico-Operacionais

  2. Saresp 2013: seus instrumentais, procedimentos e equipes envolvidas Maria Conceição Conholato

  3. Principais Aspectos da Avaliação

  4. Finalidade e desenho da avaliação Instrumentos de avaliação Treinamento das equipes envolvidas SARESP Divulgação dos resultados Aplicação da avaliação Uso dos resultados Melhoria do ensino Informações Julgamento Decisão Ação

  5. Abrangência da Avaliação

  6. Base de dados: 30 de agosto/2013 – SEE/Cadastro de alunos * Centro Paula Souza ** 537 Municípios aderiram *** 174 Escolas do SESI

  7. Calendário das Provas

  8. Horário das Provas

  9. Duração das provas para o aluno: 3h Permanência mínima: 1º dia: 2h 2º dia: 1h e 30 minutos Alunos c/necessidades educacionais especiais e alunos que farão Redação: acrescentar 1 hora.

  10. Instrumentos Cadernos de Provas e Folhas de Respostas Questionários de Contexto Avaliação Orientação Manuais Controle Formulários e SIS

  11. Instrumentos de Avaliação

  12. Referenciais das Provas do SARESP Habilidades Conteúdos Competências Por disciplina e ano/série avaliadas Matrizes de Referência para a Avaliação • Currículo do Estado de São Paulo – SEE • Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs

  13. Itens pré-testados: habilidade avaliada, adequação da linguagem (enunciado, alternativas, suporte do item) ao ano/série avaliada, grau de dificuldade e de discriminação do item. Novidade para 2013: resultados do 3º EF na mesma escala do 5º EF à 3ª EM.

  14. Língua Portuguesa Matemática Cadernos de Provas 2º e 3º anos do Ensino Fundamental

  15. Características das provas: Questões abertas 2 Cadernos de Provas diferentes por turno (manhã e tarde) e área avaliada LP: 6 questões (2º EF) e 8 (3º EF) MAT: 15 questões (2º EF e 3º EF)

  16. Exemplar do Caderno de Prova do Professor: LP e MATe por turno • Folhas de Respostas pré-identificadas separadas do Caderno de Prova • Serão utilizadas no trabalho de correção das provas

  17. Língua Portuguesa Matemática Ciências Humanas (Geografia e História) 5º, 7º e 9º anos do EF e 3ª série EM

  18. Características das provas: Questões objetivas de múltipla escolha Diferentes Cadernos de Provas: 26 Cadernos para LP e MAT 21 Cadernos para Geografia/História 7º e 9º EF e 3ª EM: Cadernos de nº ímpar começam com LP e Cadernos de nº par com MAT; esse mesmo procedimento ocorre com Geo e Hist

  19. Caderno de Prova e Folha de resposta são pré-identificados com o nome do aluno. • Folha de resposta é parte integrante do Caderno de Prova – última capa do Caderno de Prova.

  20. Gêneros avaliados: Carta de leitor – 5º ano EF Narrativa de aventura – 7º ano EF Artigo de opinião – 9º ano EF e 3ª série EM Cadernos de Redação 5º, 7º e 9º anos do EF e 3ª série EM

  21. Redação: amostra de 10% de alunos por rede de ensino. • Caderno de Prova e Folha da Redação são pré-identificados com o nome do aluno.

  22. Cadernos de Provas Especiais 3º, 5º, 7º e 9º anos do EF e 3ª série EM

  23. Versão em braile - (267 provas) Ampliada - (2.941 provas) Nº turmas: 3.016 envolvendo todas as rede de ensino Por ano/série e disciplina Provas especiais: alunos cadastrados no CIE/Prodesp (Agosto/13)

  24. 2º e 3º anos EF Professores do 1º, 2º e/ou 3º ano EF da escola trocando de turma. Aplicação das Provas

  25. 5º, 7º e 9º EF e 3ª EM Professores trocando de escola (Convocação – Rede Estadual). Escolas municipais e particulares que não comportem a troca de professores de escola: Professores de turma, ano/série diferentes e, preferencialmente, de disciplinas diferentes.

  26. Durante a realização da prova, somente o aplicador e os alunos devem permanecer na sala de aula. Exceção: outro professor para auxiliar alunos com necessidades educacionais especiais.

  27. Correção das Provas

  28. 2º e 3º EF – correção descentralizada Provas: L. Portuguesa e Matemática: PCOPs de Ciclo I Professores coordenadores Professores do Ciclo I • Roteiros de Correção – LP e MAT/Vídeo • Apresenta as orientações para correção das provas e transcrição das respostas dos alunos.

  29. 5º, 7º e 9º EF e 3ª EM Prova de Redação: Vunesp Provas objetivas: Vunesp

  30. Questionários de Contexto Coletar informações sobre características socioeconômicas dos pais e alunos e perfil da gestão escolar realizar estudos dos fatores associados ao desempenho dos alunos.

  31. Questionários de Pais e Alunos e folhas de respostas: 3 tipos 2º, 3º e 5º anos EF 7º e 9º anos EF 3ª série EM Aplicação: respondido em casa pelos pais e alunos Informativo aos diretores Devolução somente das Folhas de Respostas lacradas

  32. Questionários da Equipe Escolar: (somente para a rede estadual) Diretor Professor coordenador Professores das áreas avaliadas Aplicação: on-line em plataforma web no site da SEE

  33. Instrumentos de Orientação

  34. Agenda de Trabalho Destinada aos coordenadores de avaliação e diretores de escola.

  35. Características da avaliação. • Calendário das provas. • Instrumentos da avaliação. • Estrutura das equipes. • Cronograma do Saresp (ações de capacitação e principais atividades). • Relação dos municípios participantes. • Resolução do Saresp.

  36. Manual de Orientação Destinado aos coordenadores de avaliação, diretores de escolas, agentes Vunesp e apoios regionais.

  37. Três partes: Orientações: etapas do processo avaliativo, atribuições das equipes, materiais destinados aos treinamentos e à aplicação, processamento e divulgação dos resultados.

  38. Logística: procedimentos operacionais e de logística e cronograma. Suporte e Comunicação: plantão para esclarecimentos de dúvidas e contatos.

  39. Manual do Aplicador

  40. Destinado aos aplicadores – 3 tipos: • 2º EF • 3º EF • 5º, 7º e 9º EF e 3ª EM

  41. Detalha as atribuições do aplicador e os procedimentos de aplicação das provas. Anexos: modelos de folhas de respostas, formulário de controle da aplicação, termo de compromisso e sigilo do aplicador e lista de presença.

  42. Manual do Fiscal Destinado aos fiscais Detalha as atribuições e atividades do fiscal. Anexos: carta de apresentação, formulário do fiscal e o roteiro de retomada dos procedimentos básicos da aplicação.

  43. Manual do Apoio Regional e Agente Vunesp Destinado ao apoio regional e agente Vunesp.

  44. Detalha as atribuições e atividades do apoio regional e agente Vunesp. Anexos: carta de apresentação do fiscal e formulário do fiscal.

  45. Manual do Sistema Integrado do Saresp Destinado ao agente Vunesp, fiscal, coordenador de avaliação, apoio, diretor de escola e aplicador. Detalha o Sistema Integrado do SARESP (SIS) para cada um de seus usuários.

  46. Instrumentos de Controle

  47. Sistema Integrado do Saresp – on-line Cadastro e alocação de todos os colaboradores envolvidos na avaliação; Controle do recebimento e devolução de materiais de aplicação; Instrumentos de Controle

  48. Registra oPlano de Aplicação das Provas – a ser elaborado pela DE/SME –, detalha por ano/série, turma, o nome dos aplicadores e local de aplicação; Controla on-line a aplicação das provas (por meio de planilhas/ questionários);

More Related