1 / 105

RECURSOS NATURAIS E CRESCIMENTO ECONÔMICO

RECURSOS NATURAIS E CRESCIMENTO ECONÔMICO. O QUE SIGNIFICA A REDUÇÃO DO CONSUMO DE ENERGIA PARA A ECONOMIA DE UM PAÍS? OS TRANSTORNOS QUE ISSO PODE TRAZER PARA SUA CASA SÃO PEQUENOS PERTO DA SENSAÇÃO DE CATÁSTROFE QUE RONDA A ECONOMIA DE UM PAÍS AMEAÇADO PELO CORTE DE ENERGIA.

newton
Télécharger la présentation

RECURSOS NATURAIS E CRESCIMENTO ECONÔMICO

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. RECURSOS NATURAIS E CRESCIMENTO ECONÔMICO

  2. O QUE SIGNIFICA A REDUÇÃO DO CONSUMO DE ENERGIA PARA A ECONOMIA DE UM PAÍS? • OS TRANSTORNOS QUE ISSO PODE TRAZER PARA SUA CASA SÃO PEQUENOS PERTO DA SENSAÇÃO DE CATÁSTROFE QUE RONDA A ECONOMIA DE UM PAÍS AMEAÇADO PELO CORTE DE ENERGIA.

  3. É ENORME O PREJUÍZO DA INDÚSTRIA, DO COMÉRCIO E DE TODOS OS SETORES DA ECONOMIA, SEM FALAR NOS AEROPORTOS, NO TRÂNSITO DAS METRÓPOLES, NOS HOSPITAIS E NAS ESCOLAS. • ISSO DEMONSTRA NOSSA TOTAL DEPENDÊNCIA DA ELETRICIDADE E DO USO DAS FONTES DE ENERGIA EM GERAL.

  4. AS FONTES DE ENERGIA • ENERGIA = CAPACIDADE DE REALIZAR TRABALHO. • CLASSIFICAÇÃO = RENOVÁVEIS, ISTO É QUE NÃO SE ESGOTAM, COMO A ENERGIA SOLAR, A ENERGIA MUSCULAR, A ENERGIA DOS VEGETAIS (BIOMASSA), DA CORRENTE DOS RIOS (HIDRÁULICA), DOS VENTOS (EÓLICA), DO CALOR INTERNO DO PLANETA (GEOTÉRMICA), ENTRE OUTRAS.

  5. AS FONTES DE ENERGIA RENOVÁVEIS SÃO CONSIDERADAS TAMBÉM FONTES DE ENERGIA ALTERNATIVAS PORQUE CONTRIBUEM PARA DIMINUIR A DEPENDÊNCIA DE FONTES DE ENERGIA NÃO RENOVÁVEIS, COMO O PETRÓLEO.

  6. FONTES DE ENERGIA NÃO RENOVÁVEIS = ISTO É, QUE SE ESGOTARÃO E NÃO SERÃO REPOSTAS, COMO O PETRÓLEO, O GÁS NATURAL, O URÂNIO, O CARVÃO MINERAL, ENTRE OUTRAS.

  7. CARVÃO MINERAL • O CARVÃO MINERAL FOI A PRINCIPAL FONTE DE ENERGIA UTILIZADA NA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E DURANTE OS SÉCULOS XVIII E XIX. A PARTIR DE 1870 COMEÇARAM A SER UTILIZADAS NOVAS FORMAS DE ENERGIA, COMO O PETRÓLEO E A ELETRICIDADE.

  8. A INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA CONFIRMOU A SUPREMACIA DO PETRÓLEO NO SÉCULO XX. • ATUALMENTE O CARVÃO MINERAL É A SEGUNDA FONTE DE ENERGIA MAIS EMPREGADA NO MUNDO.

  9. POSSUI TRÊS UTILIZAÇÕES PRINCIPAIS: • COMO MATÉRIA-PRIMA PARA A PRODUÇÃO DE AÇO NAS USINAS SIDERÚRGICAS – CARVÃO SIDERÚRGICO. • NA GERAÇÃO DE ENEGIA ELÉTRICA A PARTIR DO AQUECIMENTO DAS CALDEIRAS, EM USINAS TERMOELÉTRICAS – CARVÃO ENERGÉTICO. • COMO MATÉRIA-PRIMA DO SETOR CARBONÍFERO NA PRODUÇÃO DE INSETICIDAS, TINTAS, CORANTES, ENTRE OUTROS.

  10. CARVÃO MINERAL NO BRASIL • OS TIPOS DE CARVÃO MINERAL EXISTENTES SÃO TURFA, LINHITO, HULHA E ANTRACITO. • O CARVÃO MINERAL BRASILEIRO É DO TIPO HULHA, MAS POSSUI ALTO TEOR DE IMPUREZAS E, POR ISSO, É CONSIDERADO DE BAIXA QUALIDADE.

  11. AS JAZIDAS BRASILEIRAS ENCONTRAM-SE NO SUL DO PAÍS, DESTACANDO-SE O ESTADO DE SANTA CATARINA, MAIS ESPECIFICAMENTE AS CIDADES DE SIDERÓPOLIS, LAURO MULLER E CRICIÚMA COMO AS MAIORES ÁREAS PRODUTORAS.

  12. CENTRO DE CRICIÚMA

  13. LAURO MULLER SIDERÓPOLIS

  14. BRASIL

  15. Produção de carvão mineral no Brasil

  16. XISTO BETUMINOSO

  17. DE ORIGEM SEDIMENTAR, O XISTO BETUMINOSO PRODUZ UM ÓLEO (BETUME) QUE POSSUI AS MESMAS PROPRIEDADES COMERCIAIS DO PETRÓLEO, PORÉM ENCONTRA-SE EM ROCHA SÓLIDA, NECESSITANDO, PORTANTO, DE UM PROCESSO DE DESTILAÇÃO.

  18. TODAS AS REGIÕES BRASILEIRAS POSSUEM RESERVAS DESSE MINÉRIO, MAS A FORMAÇÃO IRATI, ABRANGENDO DESDE SÃO PAULO ATÉ O RIO GRANDE DO SUL, É A PRINCIPAL ÁREA DE OCORRÊNCIA, DESTACANDO-SE A CIDADE PARANAENSE DE SÃO MATEUS DO SUL, DETENTORA DE UMA USINA DE PROCESSAMENTO.

  19. PETRÓLEO • É A FONTE DE ENERGIA MAIS IMPORTANTE E MAIS UTILIZADA NO MUNDO. • A SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL (SÉCULO XIX) MARCA O INÍCIO DE SEU CRESCENTE CONSUMO.

  20. SEM A SUA UTILIZAÇÃO, SERIA PRATICAMENTE IMPOSSÍVEL SOBREVIVER EM UMA SOCIEDADE INDUSTRIAL, POIS DEPENDEMOS DOS PRODUTOS FABRICADOS A PARTIR DO PETRÓLEO E SEUS DERIVADOS, COMO: GASOLINA, PLÁSTICO, TINTA, ADUBO, ASFALTO, BORRACHA SINTÉTICA, ÓLEO, ROUPA, SAPATO, RESINA, ENTRE OUTROS EXEMPLOS.

  21. O ORIENTE MÉDIO POSSUI AS MAIORES RESERVAS CONHECIDAS, TANTO QUE SEIS DOS ONZE ATUAIS PAÍSES QUE COMPÕEM A PRINCIPAL ORGANIZAÇÃO PETROLÍFERA MUNDIAL – ORGANIZAÇÃO DOS PAÍSES EXPORTADORES DE PETRÓLEO – OPEP – ESTÃO NESSA ÁREA.

  22. PETRÓLEO NO BRASIL • A EXPLORAÇÃO DO PETRÓLEO NO BRASIL TORNOU-SE UM ASSUNTO DE INTERESSE NACIONAL DURANTE O GOVERNO DE GETÚLIO VARGAS, NA DÉCADA DE 1930.

  23. EM 1938, O GOVERNO DECLAROU QUE O ABASTECIMENTO DE PETRÓLEO ERA UTILIDADE PÚBLICA, FATO QUE LEVOU À NACIONALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE EXPLORAÇÃO, REFINO E PRODUÇÃO DE DERIVADOS.

  24. EM 1953, O PRESIDENTE VARGAS ASSINOU UM PROJETO DE LEI QUE CRIAVA A PETROBRÁS E TAMBÉM ESTABELECIA O MONOPÓLIO ESTATAL DO PETRÓLEO.

  25. A PETROBRÁS, AO LONGO DOS SEUS 50 ANOS, DESENVOLVEU TECNOLOGIA NA PROSPECÇÃO DE PETRÓLEO EM MAR PROFUNDO, TORNANDO-SE LÍDER MUNDIAL NESSE SETOR.

  26. A DÉCADA DE 1970 FOI ESPECIALMENTE IMPORTANTE QUANDO FOI ANUNCIADA A DESCOBERTA DE PETRÓLEO NA BACIA DE CAMPOS, NO RIO DE JANEIRO. DESDE ENTÃO, A PRODUÇÃO DESSA BACIA TEM AUMENTADO GRAÇAS Á TECNOLOGIA QUE PERMITE A RETIRADA DO PETRÓLEO A MAIS DE 2000 METROSDE PROFUNDIDADE.

  27. EM 1997, O GOVERNO BRASILEIRO ACABOU COM O MONOPÓLIO DA PETROBRÁS, PERMITINDO QUE EMPRESAS DO SETOR PRIVADO NACIONAIS E INTERNACIONAIS SE CANDIDATASSEM AOS CONTRATOS DE CONCESSÃO DE EXPLORAÇÃO DE PETRÓLEO NO NOSSO PAÍS.

  28. MESMO COM A PERDA DO MONOPÓLIO DA PROSPECÇÃO(PESQUISA VOLTADA PARA A IDENTIFICAÇÃO DE JAZIDAS) E DA PRODUÇÃO DE PETRÓLEO, A PETROBRÁS TEM APRESENTADO UMA GRANDE VANTAGEM EM RELAÇÃO ÁS COMPANHIAS CONCORRENTES ESTRANGEIRAS: A EMPRESA É CAMPEÃ GLOBAL DE TECNOLOGIA VOLTADA PARA ATUAÇAÕ EM ÁGUAS PROFUNDAS.

  29. LEILÃO EM 2004

  30. GÁS NATURAL • É A TERCEIRA PRINCIPAL FONTE DE ENERGIA UTILIZADA NO MUNDO E A QUE APRESENTA O MAIOR CRESCIMENTO DE CONSUMO. • OS SETORES TERMELÉTRICOS DOMÉSTICOS (FOGÕES E CHUVEIROS) SÃO OS QUE MAIS UTILIZAM GÁS NATURAL.

  31. COMBUSTÍVEL FÓSSIL ENCONTRADO EM ESTRUTURAS GEOLÓGICAS SEDIMENTARES, O GÁS NATURAL ESTÁ ASSOCIADO AO PETRÓLEO E, PORTANTO, É ESGOTÁVEL E NÃO RENOVÁVEL.

  32. GÁS NATURAL NO BRASIL • ATÉ O ANO DE 2003, O BRASIL NÃO DISPUNHA DE JAZIDAS DE GÁS NATURAL SUFICIENTES PARA O SEU ABASTECIMENTO. NAQUELE ANO, A PETROBRÁS ANUNCIOU A DESCOBERTA DE UM MEGAPOÇO DE GÁS NATURAL NA BACIA DE SANTOS, QUE LEVARÁ O BRASIL À AUTO-SUFICIÊNCIA EM POUCOS ANOS.

  33. O GÁS NATURAL É UTILIZADO PELA INDÚSTRIA E, PELOS CONSUMIDORES, COMO GÁS DE COZINHA, COMBUSTÍVEL E COMO PRODUTO GERADOR DE ENERGIA EM TERMELÉTRICAS.

  34. BRASIL

More Related