1 / 15

MODELO BUROCRÁTICO DE ORGANIZAÇÃO em busca de uma organização ideal

MODELO BUROCRÁTICO DE ORGANIZAÇÃO em busca de uma organização ideal. Prof. João Coelho Neto 05.10.2010. Exercício – A PROTEUS.

omar-sexton
Télécharger la présentation

MODELO BUROCRÁTICO DE ORGANIZAÇÃO em busca de uma organização ideal

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. MODELO BUROCRÁTICO DE ORGANIZAÇÃOem busca de uma organização ideal Prof. João Coelho Neto 05.10.2010

  2. Exercício – A PROTEUS • Alex é o proprietário da Proteus, conhecida empresa do ramo imobiliário. Depois de décadas de atividade, a Proteus precisa deslanchar para abrir novos mercados. Durante todo esse tempo, Alex havia assumido uma autoridade tipicamente carismática e que agora precisa ser modificada para permitir o crescimento da empresa. Quais as alternativas para ele?

  3. Características da Burocracia (Weber) A burocracia é entendida como uma organização onde o papelório se multiplica impedindo soluções rápidas ou eficientes. Também é empregado no sentido de apego dos funcionários aos regulamentos e rotinas. O leigo passou a dar o nome de burocracia aos defeitos do sistema (disfunções) e não ao sistema em si mesmo. Para Max Weber é exatamente o contrário, onde a organização é eficiente por excelência.

  4. Características da Burocracia (Weber) • Para conseguir a Eficiência, a burocracia explica nos mínimos detalhes como as coisas deverão ser feitas. Características: • Caráter legal das normas e regulamentos • Caráter formal das comunicações • Caráter racional e divisão do trabalho • Impessoalidade nas relações • Hierarquia de autoridade

  5. Características da Burocracia (Weber) 6. Rotinas e procedimentos padronizados 7. Competência técnica e meritocracia 8. Especialização da administração 9. Profissionalização dos participantes 10. Completa previsibilidade do funcionamento.

  6. A burocracia é baseada nas suas características, que tem como conseqüência a ”1) previsibilidade do comportamento humano. 2) Padronização do desempenho dos participantes”. E tem como objetivo: a máxima eficiência da organização. • Pois agora vamos ver cada uma dessas características da burocracia e AS VANTAGENS DA BUROCRACIA, apresentação dos alunos. (0,5 pontos).

  7. Exercício: A MOVIBRÁS • Após rigoroso e exaustivo processo seletivo, Jorge conseguiu um emprego na MOVIBRÁS, que é uma empresa produtora de artigos de consumo, como supervisor de tesouraria. Nos seus primeiros dias na empresa, Jorge passou por um programa de integração para melhor conhecer as características da organização. Recebeu vários manuais contendo regras, regulamentos, rotinas, descrição do seu cargo, deveres e responsabilidades como funcionário, etc. Ficou impressionado com o alto grau de organização e padronização existente, mas isso seria uma característica positiva da organização? Não seria demasiado organizada e pouco espontânea?

  8. Dica: outras vantagens da burocracia (Weber) Com a burocracia o trabalho é profissionalizado, o nepotismo é evitado e as condições de trabalho favorecem a moralidade econômica e dificultam a corrupção. Há equidade das normas burocráticas, sempre baseadas em padrões universais de justiça e tratamento igualitário. A burocracia tem a virtude de assegurar cooperação entre grande número de pessoas, sem que elas se sintam necessariamente cooperadoras. As pessoas cumprem regras pq os fins visados pela organização são valorizados e cada qual deve fazer a sua parte para que o objetivo global seja alcançado.

  9. Racionalidade Burocrática RACIONALIDADE IMPLICA ADEQUAÇÃO DOS MAIOS AOS FINS, ou seja, a eficiência. Uma organização é racional se os meios mais eficientes são escolhidos para a implementação das metas. No entanto, são as metas coletivas da organização e não as de seus membros individuais que são levadas em consideração. A racionalidade funcional é alcançada pela elaboração – baseada no conhecimento científico – de regras que servem para dirigir, partindo de cima, todo comportamento de encontro à eficiência.

  10. Racionalidade Burocrática • É nessa concepção de racionalidade que a Administração Científica se baseia na busca da melhor maneira de desempenho de trabalho industrial. • Dicas: O racionalismo pode referir-se aos meios racionais e sua adequação para se chegar a um fim (atividade racional da organização burocrática), como também pode referir-se à visão racional do mundo por meio de conceitos precisos e abstratos da ciência, rejeitando a religião e valores metafísicos (desmistificação do próprio mundo). “Ameaça a liberdade individual e às instituições democráticas das sociedades ocidentais”.

  11. Disfunções da Burocracia • Para Weber: a Burocracia é uma organização cujas conseqüências desejadas se resumem na previsibilidade do seu funcionamento no sentido de obter a maior eficiência da organização. • Para Merton: as conseqüências imprevistas (ou não desejadas) que levam a ineficiência e às imperfeições, são chamadas de disfunções. Não existe uma organização totalmente racional. • Cada disfunção é uma conseqüência não prevista pelo modelo weberiano, um desvio ou exagero. A saber:

  12. Disfunções da Burocracia • Internalização das regras e apego aos regulamentos – os regulamentos, de meios, passam a ser os principais objetivos do burocrata; • Excesso de formalismo e papelório – documentar e formalizar todas as comunicações; • Resistências às mudanças – o funcionário é apenas um executor das rotinas e procedimentos; • Despersonalização do Relacionamento – impessoalidade no relacionamento, e as pessoas são conhecidas pelos títulos...

  13. Disfunções da Burocracia 5. Categorização com base do processo decisório – as decisões são tomadas por quem possui a mais elevada categoria hierárquica...; 6. Superconformidade às rotinas e aos procedimentos - rigidez do comportamento do burocrata; 7. Exibição de sinais de autoridade – enfatiza a hierarquia de autoridade. Ex. farda militar; 8. Dificuldade no atendimento a clientes e conflitos com o público – atuação interiorizada dos funcionários.

  14. Dica: Pq existem as Disfunções da Burocracia • Com essas disfunções, a burocracia torna-se fechada ao cliente e impede a mudança, inovação e a criatividade. As suas causas residem no fato de que a burocracia não leva em conta a organização informal que existe tem toda organização humana. Em face da exigência de controle que norteia toda a atividade organizacional é que surgem as conseqüências imprevistas da burocracia.

  15. Avaliação Parcial 1) Faça um resumo (1,0 pontos): • do Modelo Burocrático de Merton; • Interação da Burocracia com o Ambiente; • Graus de burocratização nas organizações • As dimensões da burocracia; • Apreciação crítica da Teoria da Burocracia 2) Responda as Questões da página 282 (0,5 pontos)

More Related