1 / 1

Introdução/Objetivos: O Romance Histórico possi

ANA TERRA: REPRESENTAÇÃO DE GÊNERO NO ROMANCE HISTÓRICO Camila Maria Longo Pleszczak Bolsista PET/sesu Orientadora: Prof a . Dr a . Roseli Terezinha Boschilia. Introdução/Objetivos: O Romance Histórico possi bilita refletir historicamente as relações de gênero.

paki-estes
Télécharger la présentation

Introdução/Objetivos: O Romance Histórico possi

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. ANA TERRA: REPRESENTAÇÃO DE GÊNERO NO ROMANCE HISTÓRICOCamila Maria Longo PleszczakBolsista PET/sesuOrientadora: Profa. Dra. Roseli Terezinha Boschilia Introdução/Objetivos: O Romance Histórico possi bilita refletir historicamente as relações de gênero. Assim, através da personagem eAnaTerra  procurou-se analisar as representações de gênero, construídas por Érico Veríssimo, na obra O Tempo e o Vento e identificar a articulação existente entre estas representações e a construção histórica da narrativa. Resultados/Discussão: Na obra as representações de gênero são pautadas pelo contexto histórico da narrativa, como o povoamento de uma região de fronteira, a desestabilidade da mesma e a circulação de diferentes povos. As relações construídas sobre os personagens da família Terra estão Ancoradasna autoridade patriarcal, no trabalho, e nas convenções sociais. A constante ausência da figura masculina molda as ações do feminino, dando a elas uma relativa autonomia no espaço familiar. Porém, A presença de um forasteiro, o índio Pedro Missioneiro, com quem Ana Terra terá um filho, virá desestabilizar as relações de poder no interior da família. Métodos. A fonte utilizada foi o capítulo Ana Terra do livro de Érico Veríssimo O Tempo e o Vento – o Continente v.1. Para a sua análise foram Utilizadostextos teóricos que refletem sobre a construção da narrativa no romance histórico e as semelhanças entre a História e a Literatura . As leituras sobre discussões de gênero também foram fundamentais. Conclusões : As convenções sociais baseadas nas representações de gênero são especificadas durante a obra, pois assim como os homens exercem funções no espaço público, as mulheres, tem atribuições específicas na administração doméstica. A relação que se estabelece entre eles dentro de um contexto de insegurança e constante luta pela sobrevivência, se torna recíproca. Érico Veríssimo c oloca na narrativa histórica de formação da sociedade a interação dos gêneros como relação importante para a constituição social e familiar, tendo como alicerce e a manutenção das relações de poder. Referências: PERROT. M. Práticas da memória feminina. PERROT, Michelle. Os excluídos da história. PESAVENTO, S.J.. Fronteiras da ficção. ______. Literatura, História e Identidade Nacional. PUGA, M.. O Essencial sobre o romance histórico. VEYNE, Paul. Como se Escreve a História.

More Related