1 / 53

Princípios que regem a reforma de saúde

Princípios que regem a reforma de saúde. A verdadeira reforma de saúde tem como base grandes princípios. É um jeito de viver, que envolve tudo o que eu faço – desde a hora em que me levanto, até a hora em que me deito.

rad
Télécharger la présentation

Princípios que regem a reforma de saúde

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Princípios que regem a reforma de saúde A verdadeira reforma de saúde tem como base grandes princípios. É um jeito de viver, que envolve tudo o que eu faço – desde a hora em que me levanto, até a hora em que me deito.

  2. Seu grande e balisador princípio é a busca de Deus nas primeiras horas de cada manhã. Outro importante princípio é a temperança no comer, beber, vestir, e no trabalhar (Temperança, pág. 139)

  3. Como entender os escritos de Ellen White

  4. A escritora deixou quase 3.000 páginas, após três visões, sobre o assunto da saúde. O livro A Ciência do Bom Viver é a obra-prima. Os demais livros são compilações de seus escritos, textos e cartas – muitas vezes de caráter pessoal.

  5. Por isso, atenção: é preciso ficar atento ao contexto da época e a circunstância em que foram escritos para não gerar mal entendimento.

  6. Podemos classificar os escritos de Ellen White sobre saúde em três estilos de instrução:

  7. 1. Instruções que apresentam um ideal – aquilo que é mais positivo, mais restrito, mais desejável;

  8. 1. Instruções que apresentam um ideal – aquilo que é mais positivo, mais restrito, mais desejável; 2. Instruções que reconhecem as exceções – o melhor que a pessoa pode fazer, em algumas circunstâncias;

  9. 3. Declarações que parecem ser resumo ou conclusão da matéria. O princípio que está envolvido nesse assunto.

  10. Falsos princípios de reforma A mudança alimentar não pode ser considerada o único aspecto da reforma de saúde. É preciso considerar o todo. Dormir suficiente, beber a quantidade necessária de água, fazer atividades físicas também são tão importantes como à mudança alimentar.

  11. Pensamentos equivocados sobre a mudança alimentar - Mudar de uma alimentação rica para uma alimentação pobre.

  12. Pensamentos equivocados sobre a mudança alimentar - Mudar de uma alimentação barata para uma alimentação dispendiosa.

  13. Pensamentos equivocados sobre a mudança alimentar - Mudar de uma alimentação saborosa para uma alimentação sem sabor, sem tempero e mal preparada.

  14. Uma alimentação saudável deve ser muito saborosa. Por mais saudável que seja, caso esteja desagradável aos olhos e ao paladar, não está apropriada para se comer.

  15. “É dever religioso dos que cozinham, aprenderem como preparar alimento saudável, de diversas maneiras... ao mesmo tempo gostoso e saudável.” – Conselhos Sobre Saúde, págs. 116 e 117.

  16. A dieta orientada por Deus a seu povo é a dieta ovo-lacto vegetariana. Simples, equilibrada e balanceada.

  17. E o que é uma dieta ovo-lacto-vegetariana? A pessoa que segue essa forma de alimentação faz uso do leite e seus derivados. Permite também o uso de ovos e apenas se abstém de carnes.

  18. Cuidado com os modismos Deus não recomendou a dieta vegetariana estrita, nem macrobiótica ou naturista. Não proíbe o glúten, exceto em caso de enfermidades que restrinjam seu uso. Não proíbe os carboidratos ou qualquer elemento nutricionalmente importante.

  19. Um dos maiores erros das pessoas e até mesmo daqueles que seguem a reforma de saúde é o comer em excesso e o comer nos intervalos.

  20. Os conselhos de Ellen White são veementes quanto a esse aspecto: “Os hábitos errôneos no comer e beber levam a erros em pensar e agir.” – Temperança, pág. 18.

  21. Atenção para os falsos ensinos e idéias equivocadas que não se encontram nem nos escritos de Ellen White nem na Ciência da Nutrição.

  22. - Somente integrais. A crença de que devemos ingerir somente alimentos integrais ou crus é um erro. Cada refeição deve ter uma quantidade apropriada de fibras, mas, o excesso delas prejudica a absorção dos nutrientes e causa doenças.

  23. Dicas: Adote um cereal integral em cada refeição, como por exemplo, pão integral, aveia, milho, arroz, triguilho, etc. Esses, juntamente com frutas e saladas cruas, proporcionarão uma alimentação saudável e uma quantidade apropriada de fibras.

  24. - Muita soja Realmente, a soja é um excelente alimento, mas deve ser utilizada com moderação, pois o seu uso em excesso pode trazer descalcificação óssea em adultos, raquitismo em crianças e outros transtornos nutricionais.

  25. Cuidado mulheres! Os fitoestrógenos (hormônios femininos) da soja tem fraco poder hormonal, mas, mesmo assim, podem predispor ao câncer em mulheres após a menopausa, se utilizados em excesso ou concentrados.

  26. - Combinação de alimentos Não é fácil estabelecer uma regra fixa para regular os hábitos de cada um. Nem todos podem comer as mesmas coisas. Como regra geral, temos a seguinte declaração:

  27. “Não tenhais à mesa, numa mesma refeição, variedade muito grande de alimentos; três ou quatro pratos são o bastante.” – Conselhos Sobre o Regime Alimentar, pág. 109.

  28. - Açúcar Não adianta evitar alimentos cárneos e usar o açúcar livremente. Também é preciso cuidado com o uso em excesso de mel, açúcar mascavo, melado, rapadura.

  29. Os conselhos da Bíblia, de Ellen White e da Ciência, são de que seu uso deve ser muito moderado: – “Comer muito mel não é bom...” (Prov. 25:27). – “O livre uso de açúcar em qualquer forma tende a obstruir o organismo.” – Conselhos Sobre Saúde, pág. 154.

  30. - Açúcar e leite Grandes quantidades de leite e açúcar ingeridos juntos são prejudiciais à saúde. Exemplos: pudins, sorvetes, doces de leite, leite condensado, chocolates.

  31. Um conselho aos pais: Crianças que os ingerem com freqüência acabam por perder o gosto por alimentos mais simples e saudáveis. Porém, os alimentos que contêm pouco açúcar e pouco leite seriam aceitáveis se usados com moderação.

  32. Adoçantes podem ser usados para tornar o alimento mais palatável. Mas, sempre que possível, dê preferência aos alimentos em sua condição natural.

  33. A palavra de ordem é a moderação. Ellen White escreveu:

  34. “Temos usado sempre um pouco de leite e algum açúcar. Isto nunca reprovamos, seja em nossos escritos, seja em nossa pregação. Cremos que o gado se tornará tão doente que essas coisas ainda virão a ser rejeitadas...” Conselhos Sobre o Regime Alimentar, pág. 330

  35. - Leite e Ovos Devem ser usados com cautela. Atualmente, os animais estão muito enfermos e seus criadores aplicam-lhes abusivamente drogas, antibióticos e hormônios que passam para o ser humano principalmente pela carne, mas também pelo leite e ovos.

  36. Dicas: Fever bem o leite e tirando-lhe a nata (usar leite desnatado), procurando, se possível, saber a origem dos ovos e, ao mesmo tempo, aprendendo a substituí-los progressivamente.

  37. - Sobremesas Use apenas em ocasiões especiais. Dê preferências as frutas como sobremesa.

  38. “As sobremesas ingeridas em forma de cremes tendem a causar mais mal que bem. Frutas, caso possam ser obtidas, são o melhor artigo de alimentação.” – Conselhos Sobre o Regime Alimentar, pág. 333.

  39. - Líquido às Refeições O uso de bebidas juntamente com as refeições desacerela o processo de digestão do alimento. De preferência, não tome antes para não diluir os sucos digestivos e nem depois para não paralisar a digestão.

  40. Porém, em regiões muito quentes, a necessidade de água pode ser maior. Portanto, não use mais de um copo de líquido às refeições, quando este for necessário.

  41. As bebidas mais recomendadas são aquelas feitas com frutas.

  42. - Vegetarianismo A cada dia cresce o número de pessoas que optam por tirar a carne do cardápio. Porém, é preciso prestar atenção na dieta para garantir a quantidade e também a qualidade dos nutrientes que o corpo precisa.

  43. “Entre os que estão aguardando a vinda do Senhor, o comer carne será afinal abandonado. ...Devemos ter sempre isto em vista, e esforçar-nos por trabalhar firmemente nessa direção.” – Conselhos Sobre o Regime Alimentar, págs. 380 e 381.

  44. Em regiões muito carentes, Ellen White orienta que a reforma alimentar não deve ser apresentada com tanto rigor, pois assim causaria mais mal do que bem. Aqueles, no entanto que podem ter alimentos saudáveis e nutritivos devem empenhar-se nessa mudança.

  45. “Quando prego o evangelho aos pobres, sou instruída a dizer-lhes que tomem os alimentos mais nutritivos.” – Conselhos Sobre Saúde, pág. 137.

  46. - Como mudar? “As mudanças devem ser feitas com grande cuidado... cautelosa e sabiamente.” – Conselhos Sobre o Regime Alimentar, pág. 330. “Ninguém deve ser solicitado a fazer abruptamente a mudança.” – Ibidem, pág. 398.

  47. - Então, por onde começar? Corrija os principais erros alimentares e controle o excesso de trabalho. “Os que comem e trabalham intemperantemente, ...falam e procedem irracionalmente.” – Temperança, pág. 138.

  48. - Inicie ou retome um programa de exercícios físicos. A falta de exercícios pode ser tão perigosa para o coração quanto fumar um maço de cigarros por dia (Federação Mundial do Coração – New Scientist, 25/09/2002).

  49. - Elimine as drogas que afetam a mente. Caso use alguma droga que afeta a mente (álcool, cafeína e outras) busque, pela graça de Deus, modificar esse hábito, que afeta sutilmente a saúde física e o crescimento espiritual. Em lugar delas, use bebidas saudáveis.

More Related