1 / 1

Microterapia Aplicada à Fibromialgia

Microterapia Aplicada à Fibromialgia. Autor: ANDRE L. K. CASTANHEDE Co-Autor : ALINE DE CARVALHO MOURA CENTRO DE PESQUISA E REABILITAÇÃO NO ESPORTE Rio De Janeiro - Brasil SITE: 100DOR.COM.BR Telefone Fax: 24376665. Introdução

rasia
Télécharger la présentation

Microterapia Aplicada à Fibromialgia

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Microterapia Aplicada à Fibromialgia Autor: ANDRE L. K. CASTANHEDE Co-Autor : ALINE DE CARVALHO MOURA CENTRO DE PESQUISA E REABILITAÇÃO NO ESPORTE Rio De Janeiro - Brasil SITE: 100DOR.COM.BR Telefone Fax: 24376665 • Introdução • A Fibromialgia é uma síndrome dolorosa crônica que acomete o sistema músculo-esqueletico de forma difusa e pela presença de pontos dolorosos em regiões anatomicamente padronizadas. Apesar desta síndrome apresentar-se de maneira dolorosa e incapacitante, não provoca comprometimento articular inflamatório ou restritivo. • A origem da Fibromialgia relaciona-se à interações de fatores genéticos, psicológicos, neurológicos e distúrbio do sono. As alterações nos mecanismos de percepção da dor atuam como fator predisponente à Fibromialgia, frente a processos dolorosos, à artrite crônica, situações estressantes como traumas e cirurgias, processos infecciosos e a esforços repetitivos. • Objetivos • Avaliar a efetividade do uso da microcorrente como modalidade terapêutica no tratamento da Fibromialgia. • Verificar o tempo de cura com o uso da microcorrente em detrimento aos demais tratamentos. • Metodologia • O estudo foi realizado no CEPRE (Centro de Pesquisa e Reabilitação no Esporte). Foram selecionados 10 casos de pacientes do sexo feminino cujas idades enquadravam-se na faixa etária de 35 a 56 anos. Foi utilizado o aparelho da marca Ryometer. O protocolo aplicado consiste de freqüência variando entre 40, 80, 160,40 microâmperes a cada intervalo de 15 minutos. Convencionou-se não utilizar qualquer tipo de medicamento durante a aplicação da microcorrente, para avaliar o grau da dor antes e depois do tratamento. Foi utilizada a escala da dor de 0-10 do HC/FMUSP. • Resultados e Conclusão • O uso de eletroestimulação por microcorrente no tratamento da Fibromialgia apresenta-se como uma modalidade terapêutica capaz de diminuir o quadro doloroso, pois acelera o processo de cura e reduz a causa da dor, alterando o potencial elétrico da área afetada. Dentre os 10 casos, 6 estavam com doença constatada da clínica de reumatologia. Os demais casos foram diagnosticados no CEPRE. Com a utilização da microcorrente verificou-se uma melhora na referência de 0-10, onde em 80% dos casos obteve-se uma melhora com grau 9 e nos outros 20%, grau 7, relação a dor. • Por essa razão, a partir da experiência clínica e de literatura pesquisada, concluiu-se que as aplicações de microcorrente aumentaram a habilidade do corpo tornando-o mais saudável, proporcionando aos pacientes alivio da dor, podendo retornar as suas atividades normais.

More Related