1 / 5

AS REGIÕES CONFLITUOSAS DA AMÉRICA

AS REGIÕES CONFLITUOSAS DA AMÉRICA. Na Colômbia existem problemas relacionados à produção da folha da coca e da cocaína, além da ação de grupos guerrilheiros como as FARCs, ELN (ambos de esquerda) e AUC (de direita, criada por grupos interessados em combater as guerrilhas de esquerda).

reba
Télécharger la présentation

AS REGIÕES CONFLITUOSAS DA AMÉRICA

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. AS REGIÕES CONFLITUOSAS DA AMÉRICA

  2. Na Colômbia existem problemas relacionados à produção da folha da coca e da cocaína, além da ação de grupos guerrilheiros como as FARCs, ELN (ambos de esquerda) e AUC (de direita, criada por grupos interessados em combater as guerrilhas de esquerda). Guerrilheira das FARC em treinamento: dimensão política foi ultrapassada pelos vínculos com o crime. Segundo a Anistia Internacional, devido a ações da guerrilha no campo, a Colômbia é o 1º país em número de vítimas de minas terrestres

  3. As guerrilhas colombianas, tanto de direita como de esquerda são acusadas de praticar sequestros, associação ao tráfico de drogas e tráfico de armas como forma de financiar suas ações. Devido a essa situação foi criado o Plano Colômbia, onde os EUA, grande consumidor da cocaína colombiana, apóia o governo da Colômbia para combater o narcotráfico e as guerrilhas através de treinamento, financiamento em dinheiro, fornecimento de tecnologias, etc. Desde o governo do ex-presidente Álvaro Uribe as guerrilhas colombianas, sobretudo as FARCs estão sendo pressionadas, fator que levou as AUC, já no governo Uribe, e agora as FARCs, à mesa de negociações. Membros do grupo paramilitar AUC: eles também seqüestram e têm relações com o narcotráfico, mas pouca coisa é escrita sobre eles na mídia.

  4. BOLÍVIA A Bolívia é um Estado dividido: a leste, nos departamentos de Pando, Beni, Tarija e Santa Cruz, vivem os brancos e mestiços, ricos, latifundiários e produtores de soja e que concentram a produção de hidrocarbonetos. A oeste, no altiplano andino, vive a população indígena, pobre e que apoia o presidente Evo Morales. Os departamentos do leste desencadearam o movimento de oposição ao governo com forte tendência separatista porque são contra reformas constitucionais que aprovam a reforma agrária e ajudas à população mais pobre, impondo assim aumento de impostos e perda de autonomia política. É uma crise econômica, étnica e política.

  5. Equador: O presidente Rafael Corrêa, de tendência chavista, tem se envolvido em algumas polêmicas como o aumento da participação do Estado na economia, colocar-se contra acordo bilateral de livre comércio com os EUA, não renovar a permissão de permanência das forças dos EUA na base de Manta e ameaçar punir o Brasil devido aos defeitos de uma usina hidrelétrica construída nesse país pela empreiteira brasileira Odebrecht. Rafael Corrêa Imagem da construção da Usina de São Francisco. A empreiteira Odebrecht foi expulsa do Equador por ser acusada de ser responsável por corrupção e pelas falhas técnicas apresentadas pela usina.

More Related