1 / 12

Conservatório Estadual de Música “Lobo de Mesquita”

Conservatório Estadual de Música “Lobo de Mesquita”. Prof. Felipe Leonardo. Apreciação Musical. O que é apreciação musical?. “Apreciar uma bela música é compreender a manifestação sonora dos arquétipos de beleza plasmados em vibrações e alturas.”

ron
Télécharger la présentation

Conservatório Estadual de Música “Lobo de Mesquita”

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Conservatório Estadual de Música “Lobo de Mesquita” Prof. Felipe Leonardo

  2. Apreciação Musical

  3. O que é apreciação musical? • “Apreciar uma bela música é compreender a manifestação sonora dos arquétipos de beleza plasmados em vibrações e alturas.” • O compositor, em um momento particular de inspiração, captou esses referenciais estéticos e os reproduziu em sua música.   • A apreciação musical é um exercício de consciência, de atenção, de sensibilidade e de emoção.

  4. Maneiras de ouvir Há muitas maneiras de ouvir música. Entretanto, as três mais freqüentes distinguem-se pela tendência que em cada uma delas se torna dominante: ouvir com o corpo, ouvir emotivamente, ouvir intelectualmente. Ouvir com o corpo é empregar no ato da escuta não apenas os ouvidos, mas a pele toda, que também vibra ao contato com o dado sonoro: é sentir em estado bruto. É bastante freqüente, que haja um impulso em direção ao ato de dançar.

  5. Ouvir emotivamente, no fundo, não deixa de ser ouvir mais a si mesmo que propriamente a música. É usar da música a fim de que ela desperte ou reforce algo já latente em nós mesmos. Sai-se da sensação bruta e entra-se no campo dos sentimentos. Ouvir intelectualmente é dar-se conta de que a música tem, como base, estrutura e forma. Referir-se à música a partir dessa perspectiva seria atentar para a materialidade de seu discurso: o que ele comporta, como seus elementos se estruturam, qual a forma alcançada nesse processo. (Adaptado de J. Jota de Moraes)

  6. Reconhecendo as partes da música e sua textura Toda vez que ouvimos, tocamos ou cantamos uma música, percebemos que ela possui partes que se repetem ou partes que se contrastam. As cantigas de roda costumam ter uma ou duas partes, com melodias simples e repetitivas muitas vezes.

  7. A Canoa Virou A canoa virou Por deixá‐la virar Foi por causa da "Fulana“ Melodia A Que não soube remar Se eu fosse um peixinho E soubesse nadar Tirava a "Fulana“ Melodia A se repete Do fundo do mar Nesta canção de roda a melodia se repete. Você consegue se lembrar de outras canções desse tipo?

  8. Forma Binária (A B) Quando ao invés de repetir a melodia (a mesma idéia musical), resolvemos criar uma parte contrastante, a música passa a ter duas partes e então chamamos essa estrutura de Forma Binária.

  9. Mamãe eu quero Mamãe eu quero Mamãe eu quero Mamãe eu quero mamar Parte A Dá a chupeta Dá a chupeta Dá a chupeta pro neném não chorar Dorme filhinho do meu coração Pega a mamadeira e entra no cordão Eu tenho uma irmã que se chama Ana Parte B De tanto piscar o olho Já ficou sema pestana

  10. Forma Ternária (A B A) A forma chamada de ternária é uma extensão da forma binária. Também possui uma parte inicial A (exposição) e uma parte contrastante, a parte B. A diferença é que a música termina com um retorno à parte A. Um bom exemplo de forma ternária é o “Samba de uma nota só” de Tom Jobim.

  11. O que diz a música? (atividades em grupo) • Ouça e desenhe a música • Ouça os sons, imagine uma história e crie cenas de um filme Dança Húngara – J. Brahms • Qual a sensação ao ouvir a música? • O que aparece na música? • Quais são os personagens? • Que história os sons nos contam? • Qual é o início, meio e fim da música/história?

  12. Obrigado gente!!! FIM

More Related