1 / 21

VETORES uma abordagem geométrica

VETORES uma abordagem geométrica. José Antônio Araújo Andrade Graziane Sales Teodoro. Grandezas. Um vetor é representado por uma flecha (segmento orientado). B. A. Podemos indicar um vetor por:. ou melhor,.

roscoe
Télécharger la présentation

VETORES uma abordagem geométrica

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. VETORESuma abordagem geométrica José Antônio Araújo Andrade Graziane Sales Teodoro

  2. Grandezas

  3. Um vetor é representado por uma flecha (segmento orientado) B A Podemos indicar um vetor por: ou melhor, Dizemos que dois vetores são iguais se eles possuem o mesmo comprimento, a mesma direção e o mesmo sentido.

  4. Exemplo: Dados os vetores: é o oposto de , pois esses vetores tem o mesmo tamanho e direção e sentidos opostos.

  5. Adiçãodevetores

  6. (i) Vetor nulo (ii) Quando , ou seja, quando e tem a mesma direção, a soma poderá ser representada como: Seja e vetores não nulos. (a) (b)

  7. (c) (iii) Quando e não são paralelos: Seja: Então , será:

  8. (a) (b) Considerando ainda, os vetores e apresentados acima, a soma poderá ser representada como:

  9. Regra prática: Escolhem-se flechas consecutivas representantes de , e , e “fecha-se o polígono”. Esta regra se generaliza para uma quantidade qualquer de vetores, e também para o caso em que as fechas são colineares.

  10. Propriedades da adição de vetores: • Propriedade associativa: • Propriedade comutativa: • Elemento neutro: • Elemento oposto:

  11. Exemplo: Ache a soma dos vetores representados na figura: a) b) Resolução: Cada flecha parte da origem da flecha anterior, a soma será representada, em ambos os casos, pela flecha que vai de a , ou seja, a soma é o vetor .

  12. Exemplo: Qual a soma dos vetores indicados na figura? Resolução: A soma é , pois a “flecha” que “fecha o polígono” tem origem e ponta coincidentes: Observação: Se cada flecha começa na ponta anterior e o “polígono” já é fechado, então a soma é .

  13. Exemplo: Os vetores , , estão representados na figura. Represente o vetor por uma flecha de origem . Resolução:

  14. Suponha que e não são paralelos. Escolha números não-nulos e e considere . É possível que ? Isto sugere que se e . é impossível que Se tentarmos fazer , então fica , e daí, como , teríamos . Se e não são paralelos, a relação só se verifica para . De fato se , então da relação viria que e e seriam paralelos, contra a hipótese.

  15. Exercícios: 1. Justifique a seguinte regra pra determinar o vetor . : tomam-se representantes consecutivos, isto é, a origem de cada um coincidindo com a extremidade do anterior, e “fecha-se o polígono”.

  16. b) Mostre que a regra do item a) vale para quatro e para cinco parcelas (é possível demonstrá-la para um número qualquer de parcelas usando o Princípio de Indução Finita ).

  17. c) Determine a soma dos vetores indicados em cada caso da figura. Soma: Soma: Soma: Soma:

  18. 2. Obtenha a soma dos vetores indicados em cada caso da figura. é um paralelepípedo. e são cubos de arestas congruentes. O cubo tem o centro e está dividido em oito cubos congruentes por planos paralelos às faces.

  19. 3. Os hexágonos na figura são regulares. Em cada caso, determine a soma dos vetores indicados.

  20. 4- Desenhe um representante da soma dos vetores indicados na figura sobre hexágonos regulares.

  21. 5- A figura mostra um hexágono regular de centro . Verifique que:

More Related