1 / 27

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO CURSO: BIBLIOTECONOMIA Disciplina: Automação de Bibliotecas Professora: Úrsula Blattmann AVALIAÇÃO DO SOFTWARE AINFO DÉBORA MARIA RUSSIANO PEREIRA deborarussiano@gmail.com

rosina
Télécharger la présentation

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO CURSO: BIBLIOTECONOMIA Disciplina: Automação de Bibliotecas Professora: Úrsula Blattmann AVALIAÇÃO DO SOFTWARE AINFO DÉBORA MARIA RUSSIANO PEREIRA deborarussiano@gmail.com ROMARIO ANTUNES DA SILVA romarioantunes@gmail.com

  2. 1 INSTITUIÇÕES ENVOLVIDAS 1.1 EPAGRI: A Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina foi criada em 1991, com a fusão da Empresa Catarinense de Pesquisa Agropecuária (Empasc) com a de extensão rural Acaresc – Associação de Crédito e Assistência Rural de Santa Catarina, e com a de extensão pesqueira Acarpesc - Associação de Crédito e Assistência Pesqueira de Santa Catarina, além do serviço de fomento apícola, à cargo do IASC – Instituto de Apicultura de Santa Catarina. Tem como missão “Conhecimento, tecnologia e extensão para o desenvolvimento sustentável do meio rural, em benefício da sociedade” (EPAGRI, 2007). EMBRAPA

  3. 1 INSTITUIÇÕES ENVOLVIDAS 1.2 EMBRAPA: A Empresa de Brasileira de Pesquisa Agropecuária foi criada em 26 de abril de 1973. Sua missão é “viabilizar soluções para o desenvolvimento sustentável do espaço rural, com foco no agronegócio, por meio da geração, adaptação e transferência de conhecimentos e tecnologias, em benefício dos diversos segmentos da sociedade brasileira” (EMBRAPA, 2007). 1.2.1 Atuação A Embrapa atua por intermédio de 38 Unidades de Pesquisa, três Serviços e 13 Unidades Administrativas, estando presente em quase todos os Estados da Federação, nos mais diferentes biomas brasileiros.

  4. 2 DESCRIÇÃO DA BIBLIOTECA DA EPAGRI (FLORIANÓPOLIS) • ACERVO: • 58.000 volumes (folhetos, livros, teses, folders, artigos de periódicos, separatas, vídeos, CDs e DVDs; • 55.000 títulos; • SISTEMA DE CLASSIFICAÇÃO ADOTADO: • CDD • EMPRÉSTIMO: 8 dias podendo ser renovável • NÃO POSSUI ACESSO AS BASES DO PORTAL CAPES: somente as de acesso livre.

  5. 2 DESCRIÇÃO DA BIBLIOTECA DA EPAGRI (FLORIANÓPOLIS) POSSUI COMUT (gratuito para os pesquisadores internos); COMUT INTERNACIONAL: BritishLibrary Indexação: Tesauro do Ministério da Agricultura. O acervo não está integrado com as outras bibliotecas regionais da EPAGRI. SOFTWARE UTILIZADO: AINFO VERSÃO 1.3

  6. SOFTWARES ANTERIORES: • EINIEMBRATER - MAMPS (Década de 80); • MICROISIS (Década de 90) • AINFO (2000) • Usuários: Pesquisadores da própria instituição e estudantes de graduação e mestrado do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

  7. AINFO É um software para a automação e gestão de bibliotecas. Este sistema realiza o gerenciamento de bases de dados documentais e processos bibliográficos. Permite: - Armazenamento; - Atualização; - Recuperação; - Disseminação; Quem desenvolveu: o Centro Nacional de Pesquisa Tecnológica em Informática para Agricultura (CNPTIA), vinculado à Embrapa.

  8. AINFO Versões: 1991: 1.0, 2.0, 2.1, 3.0 e 4.0 (1997) 1999: Criou-se a versão para o padrão MS-WINDOWS 1.0 do AINFO 2001, 1.1 e 1.2 (2002), 1.3 (2003) – importar registros no formato MARC 21 2006: 5.0 (retoma a numeração original das versões)

  9. Tela de apresentação do Sistema

  10. Recursos Humanos: cadastro de usuários da biblioteca, pessoal desligado da empresa, impressão de etiquetas e códigos de barras;

  11. Instituições (controle de empréstimos entre bibliotecas);

  12. Acervo Documental: catalogação por tipo de material (livros, teses, folhetos, normas técnicas, etc., importação de registros de outras bibliotecas que utilizem o formato MARC 21;

  13. Coleção de Periódicos: cadastro de coleção de títulos e coleções de periódicos;

  14. Empréstimos: controle automático dos serviços de empréstimo, devoluções, empréstimos externos, reserva de material, cobrança de usuário.

  15. Aquisição: controle do processo de aquisição do material bibliográfico.

  16. CAMPOS DA BASE DE DADOS ACERVO DOCUMENTAL DO AINFO

  17. Fonte: Souza; Moura; Santos (2005)

  18. CONFIGURAÇÃO DE HARDWARE PARA O FUNCIONAMENTO DO SOFTWARE: SERVIDOR: microcomputador com microprocessador mínimo de 650 MHZ, 256 MB de RAM, unidade CD-ROM 32x, monitor SVGA com resolução mínima de 640x480, sistema operacional windows 98 sou superior. CLIENTE: microcomputador com microprocessador de no mínimo 500 MHZ, 128 MB de RAM, unidade CD-ROM 32x, monitor SVGA com resolução mínima de 640x480, com sistema operacional windows 98 ou superior.

  19. AGÊNCIA DE INFORMAÇÃO EMBRAPA Portal web desenvolvido pela EMBRAPA que serve como repositório de informações tecnológicas com foco em agronegócios, que objetiva oferecer acesso remoto a conteúdos eletrônicos na íntegra.

  20. O AINFO E A AGÊNCIA utilizam formatos de METADADOS distintos para a descrição dos recursos da informação: AINFO: Utiliza um conjunto de campos bibliográficos baseados no MARC21. AGÊNCIA DE INFORMAÇÃO DA EMBRAPA: Adota o Dublin Core composto por 15 elementos de descrição, baseados no AACR2 e tesauros para indexação de assuntos. Com a identificação das correspondência existentes entre o MARC 21 e o Dublin Core, verifica-se a viabilidade na conversão e integração de dados entre os dois sistemas.

  21. Usabilidade do software De acordo com a bibliotecária Zilma, não existe necessidade de troca do software Ainfo, pois o mesmo oferece todas as facilidades para o bom funcionamento da unidade de informação.

  22. O QUE OS AUTORES DIZEM De acordo com Antunes e Oliveira (1998), o Ainfo é um sistema de informação que permite o gerenciamento de informação técnico-científica da Embrapa desde 1992, principalmente no que se refere à automação de bibliotecas e recuperação de informação. Já Côrteet. Al. (2002, p. 168) afirmam que o Ainfo possui os principais requisitos de um sistema de automação de bibliotecas, e que o mesmo possui atualização automática pela web.

  23. REFERÊNCIAS ALVES, Maria das Dores Rosa; SOUZA, Marcia Izabel Fugisawa. Estudo de correspondência de elementos metadados: Dublin Core e Marc 21. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v.4, n.2, jan./jun. 2007. Disponível em: <http://server01.bc.unicamp.br/seer/ojs/viewarticle.php?id=94&layout=abstract>. Acesso em: 15 out. 2007. ANTUNES, João Francisco Gonçalves; OLIVEIRA, Stanley Robson de Medeiros. Ainfo: a experiência da Embrapa na disponibilização e recuperação de informação. Ci. Inf, Brasília, v. 27, n. 1, 1998. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19651998000100011>. Acesso em: 27 out. 2007. CÔRTE, Adelaide Ramos e et. al. Avaliação de softwares para bibliotecas e arquivos. São Paulo: Polis, 2002. EMBRAPA INFORMÁTICA AGROPECUÁRIA. Manual AINFO versão 5.0. Disponível em: <http://www.ainfo.cnptia.embrapa.br/manuais/ainfo50.pdf>. Acesso em: 05 out. 2007.

More Related