1 / 11

O Minist ério de João Batista

O Minist ério de João Batista. Lucas 2. 21 - 52.

salim
Télécharger la présentation

O Minist ério de João Batista

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. O Ministério de João Batista Lucas 2. 21 - 52

  2. 1 No décimoquintoano do reinado de Tibério César, quandoPôncioPilatos era governador da Judéia; Herodes, tetrarca da Galiléia; seuirmão Filipe, tetrarca da Ituréia e Traconites; e Lisânias, tetrarca de Abilene; 2 Anáse Caifásexerciam o sumo sacerdócio. Foinesseanoqueveio a palavra do Senhor a João, filho de Zacarias, no deserto. 3 e percorreutoda a regiãopróximaaoJordão, pregando um batismo de arrependimentopara o perdão dos pecados. 4 Como estáescrito no livro das palavras de Isaías, o profeta: "Voz do queclama no deserto: ‘Preparem o caminhopara o Senhor, façamveredasretasparaele. 5 Todovale seráaterrado e todas as montanhas e colinas, niveladas. As estradastortuosasserãoendireitadas e oscaminhosacidentados, aplanados. 6 E toda a humanidadeverá a salvação de Deus’". 7 Joãodiziaàsmultidõesquesaíamparaserembatizadasporele: "Raça de víboras! Quemlhesdeu a idéia de fugir da iraque se aproxima?

  3. 8 Dêemfrutosquemostrem o arrependimento. E nãocomecem a dizer a simesmos: ‘Abraãoénossopai’. Poiseulhesdigoquedestaspedras Deus podefazersurgirfilhos a Abraão. 9 O machadojáestápostoàraiz das árvores, e todaárvorequenão der bomfrutoserácortada e lançadaaofogo". 10 "O quedevemosfazerentão? ", perguntavam as multidões. 11 Joãorespondia: "Quem tem duastúnicasreparta-as com quemnão tem nenhuma; e quem tem comida faça o mesmo". 12 Algunspublicanostambémvieramparaserembatizados. Elesperguntaram: "Mestre, o quedevemosfazer? " 13 Elerespondeu: "Nãocobrem nada além do quelhesfoiestipulado". 14 Entãoalgunssoldadoslheperguntaram: "E nós, o quedevemosfazer? " Elerespondeu: "Nãopratiquemextorsãonemacusemninguémfalsamente; contentem-se com o seusalário". 15 O povoestavaemgrandeexpectativa, questionandoemseuscorações se acasoJoãonãoseria o Cristo. Lucas 3:8-15

  4. 16 Joãorespondeu a todos: "Euosbatizo com água. Mas viráalguémmaispoderoso do queeu, tantoquenãosoudignonem de curvar-me e desamarrar as correias das suassandálias. Eleosbatizará com o Espírito Santo e com fogo. 17 Eletraz a páemsuamão, a fim de limparsuaeira e juntar o trigoemseuceleiro; mas queimará a palha com fogoquenunca se apaga". 18 E com muitasoutraspalavrasJoãoexortava o povo e lhepregava as boas novas. 19 Todavia, quandoJoãorepreendeuHerodes, o tetrarca, porcausa de Herodias, mulher do próprioirmão de Herodes, e portodas as outrascoisasmásqueeletinhafeito, 20 Herodesacrescentou a todaselas a de colocarJoãonaprisão. Lucas 3:16-20

  5. O Registrohistoriográfico • 1 No décimoquintoano do reinado de Tibério César, quandoPôncioPilatos era governador da Judéia; Herodes, tetrarca da Galiléia; seuirmão Filipe, tetrarca da Ituréia e Traconites; e Lisânias, tetrarca de Abilene; 2 Anás e Caifásexerciam o sumo sacerdócio. Foinesseanoqueveio a palavra do Senhor a João, filho de Zacarias, no deserto. • Lucas fazquestão de registrar historicamente o seuEvangelho • Tibério Cesar com resgistrohistóricos de líderes da Palestinaquenão era um Estado soberano, mas pertenciaaoImpério Romano (de 31a.C. até 14 d. C.) • Herodes (Antipas) filho de Herodes, o Grande quefoi o responsávelpelamatança das criançasquando Cristo nasceu. • Anás e Caifásquedevido a um arranjo de ValérioGrato, estabeleceudoissumossacerdotes no período de 15 d. C. até 36 d. C.

  6. A Vocação de João Batista • Foinesseanoqueveio a palavra do Senhor a João, filho de Zacarias, no deserto. 3 e percorreutoda a regiãopróximaaoJordão, pregando um batismo de arrependimentopara o perdão dos pecados. • veioa palavra do Senhor- Toda vocação tem umaorigemespiritual. • Deserto - Levaemconsideração o lugaronde se estáinserido. • Deus desejausarpessoasparatrazersoluçõespráticapara as necessidades das pessoas. • pregando um batismo de arrependimentopara o perdão dos pecados – Todochamadoespiritualéparaanunciar a palavra de vida e salvação.

  7. O Profeta de Deus • 4 Como estáescrito no livro das palavras de Isaías, o profeta: "Voz do queclama no deserto: ‘Preparem o caminhopara o Senhor, façamveredasretasparaele. 5 Todo vale seráaterrado e todas as montanhas e colinas, niveladas. As estradastortuosasserãoendireitadas e oscaminhosacidentados, aplanados. 6 E toda a humanidadeverá a salvação de Deus’". • O ministério de Joãobatistaéprofético. • A Profeciachama a umamudança de vida. • A Profeciadesafia a vivernavontade de Deus. • A Profeciatem comopropósito a salvação de toda a humanidade.

  8. Joãofala daverdadeiraconversão • 7 Joãodiziaàsmultidõesquesaíamparaserembatizadasporele: "Raça de víboras! Quemlhesdeu a idéia de fugir da iraque se aproxima? 8 Dêemfrutosquemostrem o arrependimento. E nãocomecem a dizer a simesmos: ‘Abraãoénossopai’. Poiseulhesdigoquedestaspedras Deus podefazersurgirfilhos a Abraão. 9 O machadojáestápostoàraiz das árvores, e todaárvorequenão der bomfrutoserácortada e lançadaaofogo". • Éfruto de verdadeiroarrependimento. • Leva a umamudança de vida. • O maiorproblema de Israel era estardistante da vontade de Deus. • Joãoprega com todaveemência o arrependimento de mudança de vida.

  9. Joãoanuncia o verdadeiroarrependimento • 10 "O quedevemosfazerentão? ", perguntavam as multidões.11 Joãorespondia: "Quem tem duastúnicasreparta-as com quemnão tem nenhuma; e quem tem comida faça o mesmo”.12 Algunspublicanostambémvieramparaserembatizados. Elesperguntaram: "Mestre, o quedevemosfazer? “13 Elerespondeu: "Nãocobrem nada além do quelhesfoiestipulado”. 14 Entãoalgunssoldadoslheperguntaram: "E nós, o quedevemosfazer? " Elerespondeu: "Nãopratiquemextorsãonemacusemninguémfalsamente; contentem-se com o seusalário” • O verdadeiroarrependimentonoslevará a umavida de justiça, paz e amor. • Serespiritualnãoéseralienado, mas serreponsável e coerente. • Joãochamava a partilha, a solidariedade, a honestidade e integridade.

  10. Toda vocaçãodeveserCristocêntrica • 16 Joãorespondeu a todos: "Euosbatizo com água. Mas viráalguémmaispoderoso do queeu, tantoquenãosoudignonem de curvar-me e desamarrar as correias das suassandálias. Eleosbatizará com o Espírito Santo e com fogo. • Joãonãoqueriaatençãoparasipróprio, eleanunciava a Jesus Cristo. • As nossasvidasdevemser um convite as pessoas a viveremmaispróximas de Jesus Cristo • A verdadeiravocaçãoespiritualanuncia e revela a Cristo.

  11. A suavida tem apontado a Jesus Cristo? Você tem compreendido a sua vocação? Você têm vivido com um verdadeiro discípulo de Cristo? A Reino de Deus é uma chamada a conversão. A uma mudança de vida. A verdadeiro convertido vive com os valores de Deus. Nós existimos para revelar a Jesus Cristo com as nossas vidas e atitudes.

More Related