1 / 26

Avaliação da Aprendizagem

Avaliação da Aprendizagem. Profa. Dra. Sylvia Garcia Rodrigues. Matrizes Epistemológicas da Avaliação Escolar. Modelo Objetivista:. SUJEITO Produtor de Conhecimento. OBJETO Conhecimento Produzido. Utiliza a lógica formal

sanaa
Télécharger la présentation

Avaliação da Aprendizagem

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Avaliação da Aprendizagem • Profa. Dra. Sylvia Garcia Rodrigues

  2. Matrizes Epistemológicas da Avaliação Escolar • Modelo Objetivista: SUJEITO Produtor de Conhecimento OBJETO Conhecimento Produzido

  3. Utiliza a lógica formal • Valoriza o programa escolar (organização do conhecimento em pré-requisito) • Avaliação tem o propósito de aferir quem atingir o mínimo programado (ênfase em provas)

  4. Modelo Subjetivista: SUJEITO Produtor de Conhecimento OBJETO Conhecimento Produzido

  5. Valoriza o indivíduo em seus vínculos intimistas • Valoriza o ritmo de cada um, suas habilidades cognitivas, atitudes e opiniões. • Desvaloriza programas • Avaliação tem o propósito de verificar as atitudes, percepções, comportamentos e desenvolvimento das habilidades cognitivas (utiliza questionários, escalas de atitudes, entrevistas, e enfatiza a auto-avaliação.

  6. Matriz Interação Indivíduo X Sociedade SUJEITO Produtor de Conhecimento OBJETO Conhecimento Produzido Contexto Social

  7. Utiliza a dialética • Valoriza o programa escolar (conhecimento organizado em rede) • Valoriza competências (saberes fundantes e a mobilização destes saberes para tomada de decisões ou resoluções de problemas)  Trabalha com habilidades cognitivas (ferramentas do pensamento)

  8. Conceitos Fundantes Estruturadores Estruturantes

  9. O trabalho com conceitos fundantes precisa de: • Contextualização • Recorrência • Verificação do conhecimento prévio do estudante

  10. Exemplo: FÍSICA Um menino flutua em uma bóia, que está se movimentando, levada pela correnteza de um rio. Uma outra bóia, que flutua no mesmo rio a uma certa distância do menino, também está descendo com a correnteza. A posição das duas bóias e o sentido da correnteza estão indicados na figura: correnteza M L N K

  11. correnteza M L N K Considere que a velocidade da correnteza é a mesma em todos os pontos do rio. Neste caso, para alcançar a segunda bóia, o menino deve nadar na direção indicada pela linha: A) K. B) L. C) M. D) N.

  12. Alternativa correta: A Índice de acerto: 0,21 Índice de discriminação: 0,39 Atratividade das alternativas: A(21,4%), B(18%), C(32,1%), D(28,6%) Solução: No referencial do menino a outra bola tem velocidade nula, já que as duas bóias têm a mesma velocidade em relação às margens, que é a velocidade da correnteza. Assim, para alcançar a outra bóia, o menino deverá nadar na direção indicada pela linha K.

  13. Comentários: Nesta questão, procura-se avaliar, qualitativamente, o conhecimento sobre a influência do referencial na trajetória de um corpo e o conceito de velocidade relativa. Somente 21% dos candidatos escolheram a alternativa correta; cerca de 60% deles optaram pelas direções M e N, o que indica, provavelmente, que, guiados pelo senso comum, eles ignoraram os conceitos básicos apontados na solução da questão.

  14. Exemplo: QUÍMICA Alguns alimento sofrem decomposição por ação do ar: Todas as alternativas apresentam procedimentos de conservação que evitam a reação de alimentos com o oxigênio do ar, EXCETO: A) Adicionar antioxidante à manteiga. B) Cobrir salaminho com uma camada de parafina. C) Guardar em óleo ou banha a carne cozida. D) Salgar carnes e deixá-las no sol, para secar.

  15. Resolução e comentários:A alternativa a ser assinalada é D. A salga da carne para fazer a carne seca é um processo de conservação, mas não se baseia, evidentemente, em evitar o contato com o ar (oxigênio) e sim na criação de uma situação queleva à desidratação de microorganismos que estejam na carne. A questão aborda o tema “reações químicas”, usando um exemplo cotidiano: a conservação de alimentos sensíveis ao ar. Surpreendentemente, ela se revelou uma questão muito difícil. A alternativa correta D, foi procurada por apenas 26,4% dos candidatos! Mais grave, duas outra tiveram índices de procura mais elevados: A(32,8%), B(27,2%), C(13,7%).

  16. Exemplo: BIOLOGIA Todas as alternativas apresentam aplicações da tecnologia do DNA recombinante nas duas últimas décadas, EXCETO: A) Recuperação de espécies extintas. B) Produção, em bactérias, de proteínas humanas de interesse médico. C) Terapia gênica de algumas doenças hereditárias. D) Investigação da paternidade e criminalística.

  17. Resolução e comentários: A alternativa correta é A. A questão verifica a capacidade do candidato de aplicar o conceito de DNA recombinante em situações práticas. Essa questão apresentou nível de dificuldade médio, sendo que 60% dos candidatos mostraram ter conhecimento da aplicação da tecnologia do DNA recombinante.

  18. Enfatiza o uso de Metodologias participativas. • A avaliação tem o propósito de verificar as competências adquiridas pelo estudante. • A avaliação é parte do processo de ensinar e aprender.

  19. A avaliação trabalha com dados que são coletados (durante o ensino e a aprendizagem), são interpretados e geram uma conclusão representada por meio de descrições, conceitos, números, ou de combinações dessas representações. • A avaliação agrega dados quantitativos e qualitativos.

  20. As três funções da avaliação são utilizadas: • Função Diagnóstica 1- Realiza diagnóstico cotidiano com registros simples e preciosos. 2- Realiza diagnóstico formal (prova teórica ou prática) para verificação do conhecimento prévio do aluno em relação aos saberes fundantes. (No início, meio e final do curso)

  21. b) Função Formativa 1- Busca acompanhar a trajetória de pensamento do aluno (saberes fundantes e habilidades cognitivas). 2- Realiza diagnóstico formal (prova teórica ou prática) para verificação do conhecimento prévio do aluno em relação aos saberes fundantes. (No início, meio e final do curso)

  22. c) Função Somativa 1- Apreciação Global feita pelo(s) professor(es) com argumentação baseada nos registros da avaliação diagnóstica e formativa ao final de um período (trimestre, semestre, etc.)

  23. Novo olhar para o erro • O erro precisa ser encarado como espaço para aprender, para reorientar trajetórias.

  24. C. Planejamento da Avaliação • Saberes fundantes • Conceitos • Teorias • Leis

  25. Habilidades cognitivas básicas • Conhecimento • Compreensão • Aplicação • Análise • Síntese • Avaliação O planejamento da avaliação é feito junto com o plano de ensino.

  26. Exemplo: Planejamento da Avaliação Disciplina: Período:

More Related