1 / 19

RENS – 2013 Reunião da Equipe Nacional e de Serviço - 2013

RENS – 2013 Reunião da Equipe Nacional e de Serviço - 2013. Comissão fé e razão Apresentação/Planejamento 2014 Marcus Danilo F. B. da Costa - Belém/PA. Roteiro da apresentação. Fé e razão; Comissão fé e razão; Objetivo/Meta; Plano para 2014; Ideias futuras; Desafios/Trabalho em equipe.

Télécharger la présentation

RENS – 2013 Reunião da Equipe Nacional e de Serviço - 2013

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. RENS – 2013Reunião da Equipe Nacional e de Serviço - 2013 Comissão fé e razãoApresentação/Planejamento 2014 Marcus Danilo F. B. da Costa - Belém/PA

  2. Roteiro da apresentação • Fé e razão; • Comissão fé e razão; • Objetivo/Meta; • Plano para 2014; • Ideias futuras; • Desafios/Trabalho em equipe.

  3. fé e razão... Identidade: Integralidade → Perpassa todas as ações humanas. “A fé e a razão constituem como que as duas asas pelas quais o espírito humano se eleva para a contemplação da verdade”. (Carta Encíclica Fides et Ratio) Fé → revelação Razão → investigação. Pouca ciência nos afasta de Deus, muita, nos aproxima. (Louis Pasteur)

  4. A partir dele, a Igreja tem uma Teologia (fundada na revelação) e uma Filosofia (baseada no exercício da razão humana) que se fundem numa síntese definitiva: fé e razão, unidas em sua orientação comum rumo a Deus. (Santo Tomas de Aquino) "A mais nobre força do ser humano é a razão. A mais alta meta da razão é o conhecimento de Deus." (Santo Alberto Magno) fé e razão...

  5. Água da serra da canastra! Elemento fundante! # fé e razão e Universidades Renovadas Por que a RCC surgiu em uma Universidade? “É preciso rezar pensando e pensar rezando.” “É essencial à nossa missão fazer a síntese entre fé e razão!” Nossa identidade: <Sonho> <Missão> <Comunidade><profetismo> <capacitação técnica>

  6. # fé e razão e Universidades Renovadas <Capacitação técnica> É o “cartão de visitas” para entrar na estrutura da sociedade que queremos transformar. Diferencial: somos formadosà luz da fé e razão. Que responsabilidade tal formação nos traz?

  7. Comissão fé e razão Iniciou-se em maio deste ano (2013). Por que foi criada? “O universitário (luquinha, ou não) tem perdido sua fé ao entrar na universidade, vítimas de ataques, declarados ou sutis, contra a fé católica, dentro ou fora das salas de aula, laboratórios, em pesquisas, por amigos e/ou professores, em sua ciência ou nos demais assuntos polêmicos...”

  8. Comissão fé e razão Alguns casos: 1 “O universo é fruto do acaso e surgiu do nada”. 2 “Não existe livre-arbítrio”. 3 “A fé faz bem... O capacete da fé”. E você, conhece casos assim? Há pessoas que tem mais facilidade para crer que outras!

  9. Objetivo “Zelar para que os universitários não percam sua fé diante dos ataques que a mesma recebe no âmbito universitário, mas crendo, saibam defendê-la, promovendo o diálogo saudável e a complementariedade entre ciência e fé”.

  10. Objetivos específicos 1) Desenvolver um trabalho com os professores cristãos... Sendo referência na formação dos estudantes, não somente pela ciência, a relação destes deve produzir bons frutos. A começar pelo repasse do saber, na produção de uma ciência verdadeiramente humana, e sendo suporte na estrutura das IES às atividades de evangelização. 2) Fomentar as discussões/palestras por área de conhecimento e por assuntos relevantes, estabelecendo parcerias e subsídeos técnicos.

  11. Planejamento 2014 Direção para o início dos trabalhos: “Ele fez-me circular em todos os sentidos no meio desses ossos numerosos que jaziam na superfície. Vi que estavam inteiramento secos. Ele disse-me então: “Profere um oráculo sobre esses ossos”... (Ez 37, 2; 4) Dissernimento: Investigar o problema! (Isa 16, 10) Dissernimento: Há um problema! (Isa 44, 3; 4) Dissernimento: Garantia da vitória!

  12. Metas: obj.esp.2 1) Aplicar um questionário para conhecermos de perto nosso problema. Seria aplicado por GOU no primeiro semestre de 2014. 2) Construir o espaço fé e razão em nosso site no primeiro semestre de 2014. 3) Com o resultado do questionário, oferecer “disciplinas” semestrais sobre temas que põem nossa fé em “cheque” por curso. No segundo semestre de 2014.

  13. Metas: obj.esp.2 4) Criar um acervo de materiais (livros, artigos, teses, TCCs, vídeos, contato de palestrantes,...) que fomentem as iniciativas de trabalhos sobre fé e razão, disponibilizando-o no espaço fé e razão do site. Durante (2014). 5) Pesquisar pelo Brasil trabalhos ou projetos de luquinhas já realizados sobre o tema fé e razão para disponibilizar no site como consulta, motivação ou modelo de novos trabalhos. Durante (2014)

  14. Metas: obj.esp.1 4) Um próximo encontro com Professores e Técnicos administrativos (em 2014). 1) Realizar o I Encontro de Professores e Técnicos administrativos no ERUR-SE. 2) Fazer um banco de dados de professores que passaram pelo MUR nestes 20 anos no primeiro semestre de 2014. 3) Elaborar um projeto de ação com professores para oferecer às IES do país: ensino, pesquisa e extensão na formação dos estudantes e para a comunidade, à luz da fé e razão (em 2014).

  15. Ideias futuras 1) Trabalhar junto a comissão de formação: nos grupos de perseverança; 2) Oferecer cursos completos para estudos em grupo. Ex: Teodicéia, Metafísica,... 3) Palestra virtual ao vivo. Ex: Pe. Paulo Ricardo. 4) Web rádio fé e razão; 5) Incentivar presentação de trabalhos em eventos de grande projeção científica, identificando-se com universitário renovado, sempre que possível.

  16. Ideias Futuras 6) Criar grupos nas IES e centros de pesquisa, consstituidos por professores e estudantes, para tratar desde temas polêmicos da sociedade, espirituais, até o incentivo da produção de uma ciência verdadeiramente humana; 7) Congressos/Debates nacionais aberto a todos; 8) Realizar mostras científicas com todo rigor acadêmico para ganhar peso e visibilidade no meio científico;

  17. Desafios/Trabalho em equipe 1) Entender a missão da comissão com mais amplitude. Em cima do que foi exposto, incentivar a discussão deste tema dentro das diferentes realidades de seu estado, e interagir com a comissão repassando suas conclusões, ideias, críticas... 2) Estimular a participação dos estados/dioceses. Gostaria de ouvir de vocês... Primeiro, como envolver o povo no trabalho da comissão? Segundo, dêem uma olhada nas metas (principalmente, as obj.esp.2) para opinar sobre este ponto.

  18. Desafios/ Trabalho em equipe 3) Alguma pergunta sobre o objetivo e importância da comissão? 4) Suas considerações sobre o planejamento 2014. 5) Materiais para o espaço no site. Incentivar o envio de materiais que eventualemente tiverem acesso, em seu estado, para que seja disponibilizado a todos, bem como os projetos e materiais gerados a partir de eventos já realizados sobre o tema fé e razão (conforme as metas 4 e 5).

  19. Equipe/contato Formar equipe de trabalho (1º semestre) <especialistas em áreas específicas> + <alguns membros do MUR> + <conselheiros>. Contato: feerazao@universidadesrenovadas.com

More Related