330 likes | 453 Vues
MONTANHA das CRUZES Szawle (Siauliai) em Lituania. click.
E N D
MONTANHA das CRUZES Szawle (Siauliai) em Lituania click
Alguns quilómetros ao norte de Szawli (Śiaulia) na Lituânia fica uma pequena montanha Jurgaićia, conhecida como Monte das Cruzes, único lugar deste tipo no mundo. Este santuário cristão abaixo do céu aberto recebeu a visita de uma peregrinação de papa em 1993. Isto não é uma montanha mas uma elevação alta de 10 metros, de 60 X 50 m – na qual localizam-se milhares de cruzes, grandes e pequenas, de madeira ou de aço, feitos pelos profissionais ou feitos de tábuas nos quais colocadas são folhas escritas pedindo uma bênção ou perdão das culpas, pedindo saúde, a paz para o mundo, amor etc.
Neste lugar foi colocada em 1430 uma capela como lembrança da aceitação do batismo pelos Zmudzinos. Em cima da capela estava uma cruz grande. Depois dos levantes de novembro e de janeiro as cruzes colocaram em homenagem aos mortos mandados para Sibéria.
A história do santuário chega até idade média, mas o seu início – com certeza como lugar do culto popular, que talvez ficou no lugar de alguém pagão – é desconhecido. Os moradores do lugar narram, que muitas cruzes foram colocadas depois do levante de 1831.
Os parentes dos mortos, desconhecendo lugar do descanso dos seus parentes ou temendo a perseguição dos poderes da época reverenciavam seu parentes ou temendo perseguição, nos lugares remotos levantando as cruzes nesta monte santa. Esta tradição continuava também depois do levante de 1863.
O número das cruzes crescia até o fim da Primeira Guerra Mundial chegando a 400 nos anos 30, e cerca de 5 mil no ano 1961.
Aqueles que conseguiram retornar a Lituânia começaram colocar as cruzes de agradecimento mas infelizmente foram de novo levados como prisioneiros pelos soviéticos.
Freqüentemente as cruzes de madeira tombavam, quebravam, queimavam e as de metal levaram como sucata. A noite os fiéis levavam no lugar delas os novos símbolos da sua independência como Lituânia. Por isso nas cruzes começaram as escritas em várias línguas.
Não tem como contar as cruzes. Alguns acham que só as cruzes de pé tem 50 mil. Junto com as cruzes derrubadas o número chega a 150 mil.
Papa João Paulo II durante a sua visita na Lituânia em 1993 celebrou a santa Missa no Monte das Cruzes. Lá estavam cerca de 300 mil fiéis. Durante a Missa o papa disse: “Sobem a monte da cruzes e lembrem todos os seus filhos e filhas enviados a Sibéria. Kołym e condenados a morte... Isto aconteceu um dia na Gólgota”.
Da Monte das Cruzes cuidam os franciscanos do convento que fica ao lado da monte em cima estão celebradas as santas missas e os concertos da música sacra. Aqui freqüentemente iniciam-se as peregrinações pelos lugares santos.
O Monte das Cruzes está escrito na lista da UNESCO dos lugares sagrados do mundo inteiro como um importante símbolo religioso.