1 / 42

FELICIDADE COM TRABALHO: Convergência Urgente!

FELICIDADE COM TRABALHO: Convergência Urgente!. O QUE É FELICIDADE? É sentimento, não tem definição clara. A felicidade deve ser um uma busca interior que leva a um estado de prazer e harmonia da pessoa com ela mesma. Pressupostos

Télécharger la présentation

FELICIDADE COM TRABALHO: Convergência Urgente!

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. FELICIDADE COM TRABALHO: Convergência Urgente!

  2. O QUE É FELICIDADE? É sentimento, não tem definição clara. A felicidade deve ser um uma busca interior que leva a um estado de prazer e harmonia da pessoa com ela mesma.

  3. Pressupostos • Os atributos geradores de felicidade não valem igualmente para todas as pessoas. • Cada pessoa tem sonhos, necessidades eexpectativas próprias que varia de uma para outra.

  4. FELICIDADE PARA A ABRH RJ Ser feliz com o trabalho é um direito do trabalhador, é o resguardo da sua dignidade, mas é também uma responsabilidade daqueles que abraçam a função de Recursos Humanos.

  5. FELICIDADE PARA A ABRH RJ Ter um ambiente feliz no trabalho é um direito da empresa, é o resguardo da sua sustentabilidade, mas é também uma responsabilidade daqueles que abraçam a função de Recursos Humanos.

  6. CRISE MUNDIAL • “Existe uma necessidade urgente de criação de oportunidades de trabalho, manter empregos e proteger os direitos das pessoas. • Pequenas e médias empresas, que costumam gerar muitos empregos, precisam ser protegidas. • Assim como os empregos verdes – que não só preservam o meio ambiente, mas também geram trabalho – precisam ser incentivados.” LaisAbramo, da OIT Brasil

  7. CRISE MUNDIAL • Durante uma década a OIT pede aos países para que se concentrem em quatro objetivos estratégicos – direitos trabalhistas, empregos, proteção social e diálogo. Agenda do Trabalho Digno

  8. Com esta visão, que, no aniversário da ABRH RJ, lançamos a nossa campanha do ano, intitulada “ Felicidade com Trabalho”. O QUE É A CAMPANHA?

  9. É uma ampla mobilização incentivando empresários, trabalhadores, executivos, profissionais de recursos humanos a enfrentar a crise financeira de maneira propositiva, com soluções de sustentabilidade. O QUE É A CAMPANHA?

  10. O foco principal é , por meio da conscientização, compartilhar as boas práticas de otimização de recursos e de estratégias de recursos humanos que dignifiquem as pessoas.

  11. A ABRH RJ acredita que é possível exercitar esta reflexão de forma sustentável, promovendo um olhar para o outro lado da moeda da crise que é a oportunidade.

  12. A ABRH-Nacional defende as seguintes linhas prioritárias: 1. As decisões requerem a participação de todas as partes envolvidas – principalmente Estado, empregados e empregadores – Nunca como forma de se levar vantagem.

  13. 2. As ações de gestão da crise têm que ser demonstradas com transparência.

  14. 3. Receber incentivos neste momento implica contrapartidas sociais de quem foi beneficiado por eles.

  15. 4. O momento exige que representantes das empresas, centrais sindicais e governo se disponham a negociar prioridades quanto à relação de emprego, fazendo as concessões necessárias.

  16. 5. O cenário é propício à adoção de medidas transitórias de flexibilidade que cessarão quando a situação voltar à normalidade.

  17. 6. A redução transitória de encargos sobre os custos de pessoal é matéria de urgente tratamento.

  18. 7. A aplicação seletiva de fundos públicos precisa ser direcionada para investimentos em atividades econômicas geradoras de emprego – acordo empresas e empregados, proteção aos desempregados e qualificação profissional.

  19. 8. A obtenção e manutenção de níveis de competitividade e produtividade são ditadas pela excelência do capital humano, que deve ser recompensado pela obtenção de resultados previstos.

  20. 9. Demissões coletivas, quando adotadas por questões de crises conjunturais, não apenas reforçam a espiral decrescente dos negócios, como dificultam a recuperação das empresas (difícil a reconstrução do conhecimento, das competências e das experiências perdidas.

  21. 10. A gestão econômico-financeira e suas medidas de contenção precisam estar subordinadas ao pensamento estratégico das organizações.

  22. PILARES DA CAMPANHA Mobilização Cultura Pela Ação Imagem Resultados

  23. 1 – Mobilização Mídia, e.mail associados, coluna Caderno Boa Chance – Jornal O Globo e eventos da ABRH.

  24. 2 - Cultura Pela Ação Sensibilizar os Formadores de Opinião – Parceiros.

  25. 3 – Imagem Mobilização dos Associados, Papel Estratégico do RH Envolvimento dos nossos Patrocinadores e Parceiros.

  26. 4 – Resultados Gerar valor para os que gravitam no Universo RH.

  27. COMO IMPLEMENTAR? • Em todos os eventos produzidos pela associação no decorrer deste ano: Palestras, artigos e exposições de Especialistas e líderes de empresas do tema sob os diferentes olhares: estratégia organizacional, econômico, social, saúde, educacional, dentre outros.

  28. COMO IMPLEMENTAR? • Apresentar cases, práticas, pesquisas e soluções com ações propositivas de realização no trabalho e de ambientes de positividade nas organizações em momentos de recessão econômica – Premio Luiz Carlos Campos.

  29. Cenários da Gestão: O Futuro Começa Hoje ! Moderador: Fábio Ribeiro, vice-presidente da ABRH-RJ

  30. ENCONTRO DE LÍDERES • Dias 16 e 17 de abril de 2009 • Hotel Novo Frade, em Angra dos Reis • 26 líderes empresariais - entre presidentes, diretores e gestores - de empresas ligadas a vários segmentos como de saúde, engenharia, franquia, varejo, construção civil, além de consultores e a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro

  31. 1) Qual a tendência do cenário econômico?

  32. 2) Que ações as empresas estão realizando para lidar com estes cenários? • Prioridade Muito Alta: • Flexibilidade com clientes e com fornecedores • Diversificar portifólio • Aumentar eficiência • Agressividade em vendas com muita criatividade • Revisão de metas "viver estritamente dentro do orçamento“

  33. 2) Que ações as empresas estão realizando para lidar com estes cenários? • Prioridade Muito Alta: • Reduzir custo preservando equipe (mantendo a inteligência) • Prepara a retomada investindo em infra / sistemas / equipe • Intensificar o micro-gerenciamento (indicadores concretos) • Buscar novas oportunidades • Reforçar foco no cliente • Foco no clima da organização (transparência; comunicação de mão dupla) >> equipe remando junto com a empresa

  34. 3) Que iniciativas criativas estão surgindo em Gestão com Pessoas? • Criar novos canais de comunicação • Criar comitês multidisciplinares (para incentivar a comunicação entre áreas / quem vem de fora tem uma visão não contaminadas • Pensar "fora da caixa“ em temas que possam influenciar na sustentabilidade do negócio;

  35. 3) Que iniciativas criativas estão surgindo em Gestão com Pessoas? • Estimular treinamento (com instrutores internos) • Repensar as formas de remuneração variável (segmentado por funcionário e não pelo geral da empresa) • Estimular o reconhecimento adequado.

  36. 3) Que iniciativas criativas estão surgindo em Gestão com Pessoas? • Institucionalizar a venda (e não por departamentos); • Visão do RH como business partner trazendo -o para um novo nível de conhecimento do negócio • Flexibilização das relações de trabalho (ex. tratar o terceirizado como membro da empresa) • Benchmarking interno com encontro entre diferentes unidades de negócio.

  37. 3) Que iniciativas criativas estão surgindo em Gestão com Pessoas? • Fomentar "walkthetalk" ; RH interagir com a empresa, se fazer conhecer na empresa para ser reconhecido • Direito individual não se sobrepõe ao coletivo • Reconhecimento tem que ter valor pra quem recebe, não pra quem faz.

  38. OS 10 MANDAMENTOS DO RH

  39. 1 – Serás o desenvolvedor de pessoas. 2 – Terás a capacidade de ser o termômetro. 3 – Comunicarás de forma fluente e transparente. 4 - Serás justo sem ser paternalista. 5 – Promoverás a coerência entre a missão da empresa e as ações.

  40. 6 – Equilibrarás a direção e operação. 7 - Serás ouvidoria interna. 8 - Promoverás e manterás o bom clima organizacional. 9 - Desenvolverás as lideranças e as competências adequadas. 10 - Não cobiçarás o colaborador do próximo inadequadamente.

  41. Amil; Banco do Brasil; Cultura Inglesa; Teretuba; GE CELMA; High Flyers Consultoria; Lafarge Brasil; Joll; Ecoaqua; Prima Vida Ondonto; Nasajon Sistemas; Omint Saúde; Sistema Firjan; Anima Educação; Great Place to Work Institute;  FMG Empreend Hospitalares; ETNA; Endesa; Falcão Bauer Controle de Qualidade; Intermedica Sistema de Saúde; Associação Brasileira Franchising; Turbomeca; IBEU; Associação Brasileira Franchising; Monster Brasil; Fetranspor; Grupo Let; LSG SkyChefs e Instituto Brasileiro Petroleo e Gás.

  42. OBRIGADA! LEYLA NASCIMENTO leylanscimento@abrhrj.org.br

More Related