html5-img
1 / 26

Filosofia

Filosofia. Filosofia Palavra grega surgida em meados do século VI a.C. É a composição de dois termos gregos: filo + Sofia:. Filosofia.

taran
Télécharger la présentation

Filosofia

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Filosofia

  2. Filosofia Palavra grega surgida em meados do século VI a.C. É a composição de dois termos gregos: filo + Sofia:

  3. Filosofia Pitágoras teria inventado a palavra philosophia, ao dizer que não era um sophós, um sábio, mas umphilosophós, um amigo ou amante da sabedoria. Não aquele que detém o saber, mas busca-o. A sabedoria seria privilégio dos deuses; aos homens, cabe buscá-la, sem pretender tê-la alcançado de todo.  

  4. Antes disso, todas as perguntas dos homens haviam sido respondidas pelas religiões. Eram explicações passadas de gerações através dosmitos.

  5. MÝTHOS: Mito, palavra proferida, discurso. mythéomai: dizer, conversar, contar. Heródoto emprega mýthos para referir-se a relatos confirmados por testemunhas. Platão e Aristóteles empregam mýthos para referir-se a narrativas ou relatos fabulosos, lenda. Pouco a pouco, mýthos passa a significar o lendário e irreal, mentira, relato não histórico, oposto à lógos (saber racional).

  6. Mito modo ingênuo, fantasioso, não-crítico de estabelecer algumas verdades que explicam parte dos fenômenos naturais ou mesmo a construção cultural, dão as diretrizes da ação humana. A verdade do mito não obedece à lógica nem da verdade empírica, nem da verdade científica. É verdade intuída, que não necessita de provas para ser aceita. Por essa razão, existem várias versões do mesmo mito.

  7. Deuses do OlÍmpo

  8. Funções do mito Acomodar e tranqüilizar o ser humano diante de um mundo assustador, explicar algo que as pessoas não conseguem entender, além de fixar modelos exemplares de todas as funções e atividades humanas.

  9. Édipo e a esfinge Mito de Édipo: reflete a culpa e responsabilidade dos homens perante normas e tabus.

  10. Tor e seu marteloadorado como o deus da fertilidade Chovia por que Tor agitava seu martelo.

  11. Cosmogonia: Narrativa da origem do kósmos através das relações sexuais entre os deuses ou os elementos naturais enquanto forças vitais que engendram ou procriam todos os seres. • Cosmologia: As questões que foram colocadas pelos mitos foram pensadas, também, pelos filósofos. A cosmologia é a explicação racional sobre a origem e ordem do mundo natural ou natureza, sobre as causas das transformações, geração e perecimento de todos os seres.

  12. “Sim bem primeiro nasceu Caos, depois também Terra de amplo seio, de todos sede irresvalável sempre, dos imortais que têm a cabeça do Olimpo nevado, eTártaro nevoento no fundo do chão de amplas vias, e Eros: o mais belo entre Deuses imortais, solta-membros, dos Deuses todos e dos homens todos ele doma no peito o espírito e a prudente vontade.” HESÍODO. Teogonia, 116-122.

  13. 2) (UEL-2003)“Zeus ocupa o trono do universo. Agora o mundo está ordenado. Os deuses disputaram entre si, alguns triunfaram. Tudo o que havia de ruim no céu etéreo foi expulso, ou para a prisão do Tártaro ou para a Terra, entre os mortais. E os homens, o que acontece com eles? Quem são eles?” (VERNANT, Jean-Pierre. O universo, os deuses, os homens. Trad. de Rosa Freire d’Aguiar. São Paulo: Companhia das Letras, 2000. p. 56.) • O texto acima é parte de uma narrativa mítica. Considerando que o mito pode ser uma forma de conhecimento, assinale a alternativa correta. • a) A verdade do mito obedece a critérios empíricos e científicos de comprovação. • b) O conhecimento mítico segue um rigoroso procedimento lógico-analítico para estabelecer suas verdades. • c) As explicações míticas constroem-se de maneira argumentativa e autocrítica. • d) O mito busca explicações definitivas acerca do homem e do mundo, e sua verdade independe de provas. • e) A verdade do mito obedece a regras universais do pensamento racional, tais como a lei de não-contradição.

  14. Causas para a origem da filosofia: 1)Navegações: parte da vida dos gregos relacionava-se com o mar, era de onde, conseguiam obter parte de sua alimentação. Vivendo muito no mar, os gregos não encontraram muitos dos monstros marinhos narrados pela história oral e nem vivenciaram seres e histórias narradas. Assim, as navegações contribuíram “desencantamento do mundo”.

  15. 2)Calendário e moeda. Quando os gregos passaram utilizar o calendário e a moeda, introduzida pelos fenícios, conseguiram abstrair valores como símbolo para as coisas, fazendo avançar a capacidade de matematizar e de representação. Tudo isso favoreceu um desenvolvimento mental muito significativo e com grande capacidade de abstração.

  16. 1/6 de Stater de prata do rei Croesus, cunhado em 561/546 a.C., em Sardes, na Lídia

  17. 3)Escrita. A escrita permite o pensamento mais aguçado.

  18. 4)Política. A principal causa. A Filosofia é uma invenção genuinamente grega. A palavra política é formada pelo termo grego: polis () = cidade, cidade-estado, conjunto de cidadãos que vivem em um mesmo lugar e uma mesma lei. Cidadãos que faziam suas próprias leis mediante uma assembléia. Prática iniciada pelos guerreiros que, discutiam o melhor modo de vencer ao inimigo. Ocorre a prática do diálogo para a decisão, dando a todos o direito de falar e a condição de serem iguais uns aos outros e à lei partilhada entre eles. Aquele que conseguir convencer a maioria de que sua proposta é a que aproxima-se mais da verdade de como vencer aos inimigos, receberá maior número de votos. Ora, é esta a prática do filósofo.

  19. A Filosofia nasce como uma filha da polis, como uma filha da democracia.

  20. Para filosofar, segundo Aristóteles, é preciso estar admirado com algo, basta isso. Não há Filosofia sem curiosidade, sem admiração; do contrário, se estamos acostumados com algo e não pensamos sobre ele, não há Filosofia. • Filósofos são aqueles que jamais perdem a admiração sobre os grandes ou pequenos segredos do mundo, que passam a vida toda sem deixar se acostumar com as coisas.

  21. Primeiros filósofosOs pré-socráticos

  22. O primeiro filósofo pré-socrático: Tales de Mileto (cerca de 625/4-558/6 a.C.) Para ele era a água, ou o úmido, é o princípio de todas as coisas.

  23. Anaximandro de Mileto: o ilimitado.

  24. Anaxímenes de Mileto: ar

  25. Pitágoras de Samos: número.

  26. Outros: Heráclito de Éfeso, Zenão de Eléia, Empédoclis de Agrigento, Anaxágoras de Clazómena, Demócrito.

More Related