1 / 8

A língua e suas realizações

A língua e suas realizações.

vega
Télécharger la présentation

A língua e suas realizações

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. A língua e suas realizações

  2. A língua não é usada de modo homogêneo por todos os seus falantes. O uso de uma língua varia de época para época, de região para região, de classe social para classe social e assim por diante. Nem individualmente podemos afirmar que o uso seja uniforme. Dependendo da situação, uma mesma pessoa pode usar diferentes variedades de uma só forma da língua.

  3. Uma língua oferece a seus usuários diferentes formas de realização, isto é, diferentes jeitos de falar e de escrever. Não existe uma forma melhor(mais certa) ou pior( mais errada) de empregar uma língua. Língua culta/ variedade padrão: modelo arbitrário e convencional, baseado em critérios ideológicos ‒‒ sociais, culturais, políticos e econômicos Não existe, portanto, uma língua única. A língua é na verdade um conjunto de diferentes variedades linguísticas.

  4. Níveis de variação linguística É importante observar que o processo de variação ocorre em todos os níveis de funcionamento da linguagem, sendo mais perceptível na pronúncia e no vocabulário. Nível fonológico – pranta, canal(u), Nível morfossintático – manteu/ manteve ansio/ anseio Eu lhe vi. Chegou os cantores ao local do show. Nível vocabular – miúdo ‒ Portugal guri, menino, garoto

  5. Tipos de variação linguística •dialetos : variedades que ocorrem em função das pessoas que utilizam a língua, ou seja, os emissores; Variação sociocultural geográfica histórica/ etária situacional profissional •os registros : variedades que ocorrem em função do uso que se faz da língua, as quais dependem do receptor, da mensagem e da situação). Fatores de adequação: relação falante/ouvinte situação de comunicação assunto ambiente efeito pretendido/intencionalidade

  6. Nem todas as variações linguísticas têm o mesmo prestígio social no Brasil. Basta lembrar de algumas variações usadas por pessoas de determinadas classes sociais ou regiões para perceber que há preconceito em relação a elas.

  7. 15/12/2011 - 17h36 / Atualizada 15/12/2011 - 17h39 Redação da Unifesp era sobre variação linguística na educação, dizem estudantes Bruna Souza Cruz Em São Paulo A proposta de redação do vestibular misto de 2012 da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) pedia para os candidatos apresentarem um ponto de vista sobre o uso da variação linguística na educação, segundo os primeiros estudantes a saírem do local de prova em São Paulo. O exame foi aplicado na tarde desta quinta-feira (15).

More Related