110 likes | 523 Vues
Terramoto de 1755 em Lisboa. O sismo de 1755 (1 de Novembro) teve o seu epicentro próximo do Banco de Gorrige, e foi considerado um dos maiores sismos de sempre, com uma magnitude estimada de 8.75. Os seus efeitos sentiram-se em Marrocos com a mesma violência com que foram sentidos em Portugal.
E N D
O sismo de 1755 (1 de Novembro) teve o seu epicentro próximo do Banco de Gorrige, e foi considerado um dos maiores sismos de sempre, com uma magnitude estimada de 8.75. Os seus efeitos sentiram-se em Marrocos com a mesma violência com que foram sentidos em Portugal. Foram sentidos também muito mais longe: na Europa do norte (BélgicaEscócia, Finlândia… ), na Catalunha, no norte da Itália, no sul de França e até no Brasil.
Devido ao facto de ter tido origem no mar, gerou-se um grande maremoto, que provocou também grandes danos nas costas oeste e sul da Península Ibérica e no norte de África.
Principais efeitos catastróficos do sismo ( 1 de Novembro de 1755 )… Às 9.40 minutos, Lisboa sentiu um terramoto de extrema violência. Em poucos minutos, na cidade formaram-se fendas de várias dimensões nas ruas, o céu ficou negro pelos gases sulfúricos exalados pela terra e pela poeira, tornando a atmosfera quase irrespirável.
… continuação … Pelas dez horas da manhã e coincidindo com a primeira réplica, as vagas de um tsunami gerado aquando do sismo das 9h40, chegavam a Lisboa. As águas do Tejo atingiram 15 metros de altura, saltaram as paredes do cais e avançaram pela Baixa de Lisboa mais de 500 metros, varrendo o Terreiro do Paço, as ruas e terrenos próximos das margens. Muitos dos sobreviventes das casas destruídas não puderam escapar às ondas deste maremoto.
Os grandiosos danos materiais e humanos deveram-se não só à destruição provocada pela vibração do solo, como também devido à acção do tsunami e aos vários incêndios que deflagraram em Lisboa e que duraram seis dias. Lisboa já tinha sofrido muitos tremores de terra, antes do terramoto de 1755: oito durante o século XIV, cinco durante o século XVI, três no século XVII e dois no século XVIII. E espera-se um grande, semelhante ou maior que o de 1755, a todo o momento. Trabalho de: Catarina nº4 6ºB