601 likes | 2.31k Vues
Principais Rios de Portugal. Rio Minho em Caminha. Rio Minho. Rio luso-espanhol que serve de fronteira entre o norte de Portugal e a Galiza, de Melgaço até à foz, em Caminha. Nasce nos Montes Cantábricos, em Espanha, e o seu curso estende-se ao longo de cerca de 300 km.
E N D
Rio Minho em Caminha Rio Minho • Rio luso-espanhol que serve de fronteira entre o norte de Portugal e a Galiza, de Melgaço até à foz, em Caminha. Nasce nos Montes Cantábricos, em Espanha, e o seu curso estende-se ao longo de cerca de 300 km.
Rio Lima em Ponte da Barca Rio Lima • Rio que atravessa toda a região do Minho. Nasce em Espanha e desagua no Oceano Atlântico, junto a Viana do Castelo, depois de ter percorrido cerca de 130 km.
Vale do Douro onde se produz o famoso vinho do Porto Rio Douro • Um dos maiores rios com 650 km de comprimento. Nasce em Espanha, na Serra de Urbion, e serve de fronteira desde Miranda do Douro até Barca de Alva. Desagua no Oceano Atlântico junto à cidade do Porto. Tem numerosos afluentes, e diversas barragens.
Rio Mondego em Coimbra. Rio Mondego • O maior rio inteiramente português. Nasce na Serra da Estrela e desagua no Oceano Atlântico, junto à cidade da Figueira da Foz, após um percurso de 220 km.
Rio Tejo, Vale de Santarém Portas do Rodão, Vila Velha de Rodão Rio Tejo • Estendendo-se ao longo de 900 km, é o maior rio da Península Ibérica. Nasce na Serra de Albarracim, em Espanha, e desagua no Oceano Atlântico, em largo estuário, alguns quilómetros adiante de Lisboa, em S. Julião da Barra.
Estuário do Sado Rio Sado • Rio que nasce na Serra do Caldeirão e desagua no Oceano Atlântico por um largo estuário, em frente da cidade de Setúbal, após um percurso de 135 quilómetros.
Alcoutim, na margem do rio Guadiana Rio Guadiana • Nasce em Espanha e serve de fronteira com Portugal. Desagua em Vila Real de Santo António depois de ter percorrido 690 km. No seu leito está construída a barragem do Alqueva que criará o maior lago artificial da Europa e cuja água se destinará a abastecer e irrigar uma boa parte do Alentejo.
Armazenamento de água Produção de energia Abastecimento de água às populações Rega de plantações e pomares Aproveitamento dos Rios
Imagens e textos retirados e adaptados da Diciopédia 2003, Porto Editora Pedro Dias, 2003