1 / 14

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS. GRUPO 6.

zocha
Télécharger la présentation

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS GRUPO 6 _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação (FACE)

  2. Características Básicas de Controle de Estoque CUSTOS ASSOCIADOS A ESTOQUE (CUSTO DE PEDIR + CUSTO DE MANTER = CUSTO TOTAL) DE MANTER – CUSTO DE ARMAZENAGEM, SEGURO, DETERIORAÇÃO, OBSOLESCÊNCIA E OPORTUNIDADE EMPREGAR DINHEIRO. DE PEDIR – PREENCHIMENTO, PROCESSAMENTO E RECEBIMENTO TOTAL – OBJETIVO DE SER O MENOR POSSÍVEL. + =

  3. Objetivos de Estoque: • De custo – pedir e manter com o menor orçamento. • De nível de serviço – equilibrar produção ecustos com serviços prestados ao público. Previsão de Incertezas: • De vendas futuras e da demanda • De vendas com base no histórico das vendas anteriores

  4. Gestão de Estoques x Controle de Estoques Gestão de estoques – a importância da integração dos fluxos; uma forma de reduzir custos de aquisição e gestão dos materiais adquiridos. Objetivos: planejar (forma que entra ou sai material, datas, valores,fornecedores), controlar (dados verdadeiros), retroalimentar (planejamento x controle; verificação de desvios e causas destes).

  5. Plano de Negócios Plano das Necessidades de Recurso Gerenciamento da Demanda Plano de Produção Plano Financeiro

  6. PLANEJAMENTO RETROALIMENTAÇÃO CONTROLE

  7. Processo de Produção Industrial 1° Matéria Prima 3° Materiais de Embalagem 5° Suprimentos 4° Produtos Prontos 2° Produtos em Processo

  8. Alguns conceitos importantes para a gestão de estoques : Just in time (JIT): visa atender a demanda, com qualidade e sem desperdícios. São princípios do JIT: qualidade, velocidade, confiabilidade, flexibilidade, compromisso. Para que o JIT funcione adequadamente, sua relação com os fornecedores deve incluir, entre outras coisa, contratos de longo prazo, previsibilidade de demandas, tempos de entrega curtos e garantidos etc. Fluxo descontínuo de material: é o sistema clássico, conhecido como método de empurrar estoque (push), porque o fluxo de material é “empurrado” ao longo do processo pela fábrica até a distribuição. O sistema começa com a previsão de vendas, que são convertidas para os planos de compras. O principal defeito desse sistema é a inércia criada pela necessidade de manter estoques substanciais. Curva ABC: é um dos métodos mais antigos e mais aplicados nas empresas. Baseia-se no diagrama de Pareto, em que nem todos os itens têm a mesma importância e a atenção deve ser dada aos mais significativos. Assim, por meio dos cálculos que a metodologia ABC propõe, podem ser identificados os produtos mais importantes e cuja estocagem é mais essencial para a empresa.

  9. Balanceamento de capacidade: consiste na criação de uma fábrica com capacidade balanceada, em que todos os recursos têm a mesma medida de produção e estão sendo utilizados. Já se verificou que não é possível nem desejável ter uma fábrica balanceada. Fluxo contínuo de material: baseou-se no JIT e foi aprimorando o processo de acordo com as alterações de demanda. Aqui, as previsões de vendas são usadas para planejar as necessidades de compras e devem refletir a sazonalidade da demanda. Dessa forma, a demanda do cliente “puxa” o fluxo de material. Fluxo sincrônico de material: a demanda real do cliente dá início ao processo, porém o fluxo de material é agora balanceado e a informação sobre a necessidade de material flui paralelamente para todos os envolvidos, por meio da tecnologia da informação. Esse enfoque fornece uma resposta mais rápida às mudanças no mercado.

More Related