1 / 6

PEREQUAÇÃO ANTECEDENTES

PEREQUAÇÃO ANTECEDENTES. PEREQUAÇÃO - ENQUADRAMENTO LEI Nº 48/98 de 11/08 Lei de Bases da Política de Ordenamento do Território e de Urbanismo. Artigo 18:

Télécharger la présentation

PEREQUAÇÃO ANTECEDENTES

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. PEREQUAÇÃO ANTECEDENTES

  2. PEREQUAÇÃO - ENQUADRAMENTOLEI Nº 48/98 de 11/08Lei de Bases da Política de Ordenamento do Território e de Urbanismo Artigo 18: “os instrumentos de gestão territorial vinculativos dos particulares devem prever mecanismo equitativos de perequação compensatória, destinados a assegurar a redistribuição entre os interessados dos encargos e benefícios deles resultantes.” Artigo 18 - nº 2: “existe o dever de indemnizar sempre os instrumentos de gestão vinculativos dos particulares determinem restrições significativas de efeitos equivalentes a expropriações, a direitos do uso do solo preexistentes e juridicamente consolidados que não possam ser compensados”

  3. PEREQUAÇÃO Considerandos de base • O solo não é isotrópico, i.e. não tem as mesmas propriedades e aptidões qualquer que seja a parcela considerada. • O plano urbanístico só introduz outra desigualdade entre proprietários no interior de um mesmo espaço urbano ou urbanizável de características homogéneas.

  4. PEREQUAÇÃO Ajustamentos / Ponderações • Devido a: • Exposição e localizaçãourbana de cada parcela (antes da operação). • Localização urbana de cada lote construído após a operação de reparcelamento. • Usos e construções pré-existentes. • Usos admitidos pelo plano em cada lote.

  5. PEREQUAÇÃO Para a equidade dos benefícios dos proprietários • O “Índice de utilização médio”, também designado “índice médio” é determinado através do quociente entre a totalidade de STP destinada à habitação, terciário e industria, existente a admitida pelo Plano. • A “área de cedência média” também designada de “cedência média” é determinado através do quociente entre a totalidade das áreas destinadas a zonas verdes, equipamentos e vias sem construção adjacente, pela totalidade de STP, existente e admitida, destinada a habitação, terciário e industria. • O direito abstracto de construir de cada propriedade é calculado através da aplicação do “índice médio” à parte da propriedade incluída no Plano.

  6. PEREQUAÇÃO Encargos dos promotores • Referem-se aos seguintes encargos médios de um loteamento: • o das cedências de parcelas de terreno destinadas as infraestruturas e pequeno espaços públicos que irão servir directamente o conjunto a edificar. • o das obras de urbanização correspondentes, cujo valor será fixado a partir de uma % do custo unitário de construção e deverão ainda ter em conta os custos associados à preparação do terreno para a urbanização. • o de uma “cedência média” de parcelas de terreno destinadas a vias sem construção adjacente, equipamentos e zonas verdes urbanas de dimensão significativa.

More Related