1 / 27

Ambiente & Energia

Ambiente & Energia. Estatísticas Energéticas Valentim M B Nunes Unidade Departamental de Engenharias. Instituto Politécnico de Tomar, Março, 2012. Energia.

Télécharger la présentation

Ambiente & Energia

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Ambiente & Energia Estatísticas Energéticas Valentim M B Nunes Unidade Departamental de Engenharias Instituto Politécnico de Tomar, Março, 2012

  2. Energia A Energia é um recurso vital em qualquer sociedade moderna: tal como a comida a energia tem de ser armazenada e transportada do tempo e lugar onde está disponível para onde vai ser usada. Os combustíveis fósseis e nucleares, que armazenam energia na forma química ou nuclear são a forma mais comum de armazenar e transportar energia. Sala das máquinas: ebulidor, turbinas, condensador Torres de refrigeração Linhas de transmissão (alta voltagem) Central Termoeléctrica do Pego

  3. Energia renovável As fontes de energia renovável são de várias formas: turbinas eólicas, energia das ondas, energia solar e sistemas hídricos ou mini hídricos (barragens) são alguns exemplos. Água armazenada Casa das máquinas Linhas de transmissão (alta voltagem) Barragem do Castelo de Bode

  4. A Central Termoeléctrica do Ribatejo: 3 unidades ou grupos de produção, com potência unitária nominal de 392 MW. A tecnologia de ciclo combinado permite alcançar nesta central um rendimento de conversão energética superior a 57.5 % e compara muito favoravelmente com os 36% de uma central a carvão como a de Sines ou Pego. Estas unidades modernas são bastante complexas, e são projectadas para alcançar máxima eficiência térmica. Mas a combustão de combustíveis fósseis dá origem poluentes sólidos e gasosos, como COx, SOx, NOx, vapores metálicos, cinzas, etc.. Para remover estes poluentes são necessários equipamentos caros como “scrubbers”, precipitadores electrostáticos, etc, que encarecem o preço da electricidade.

  5. Barragem da Aguieira

  6. Nuclear sim ou não? As centrais nucleares utilizam um ciclo a vapor para produzir energia mecânica, mas o vapor para alimentar a turbina é gerado por transferência de calor de um fluido quente que passa através do reactor nuclear, ou contacta directamente com o combustível do reactor. A principal desvantagem de uma central nuclear, que não emite poluentes para o ar, é a dificuldade em assegurar que a imensa radioactividade gerada nunca escapa por acidente.

  7. Ao longo do tempo….. Sociedades agrícolas: Energia Solar 1as Civilizações: Energia hidráulica Crescimento da Europa: Canais/Barragens/Moinhos (energia eólica) Modernidade: Energia química/mecânica Revolução Industrial: Carvão/vapor Século XX : electricidade, petróleo, nuclear Século XXI: Fusão termonuclear controlada?

  8. Fontes de Energia à escala global 1 Q = 1x1015 Btu = 1.055x1018 J = 2.9307x1011 kWh

  9. Consumo global de electricidade A electricidade é uma forma de energia secundária, gerada a partir de fontes primárias (fósseis, nuclear, hidroeléctrica, geotérmica e outras fontes renováveis)

  10. Energia Final

  11. Fornecimento global de energia

  12. Reservas fósseis mundiais * Por explorar estão as imensas reservas de hidratos de metano no fundo dos oceanos, mas os quais ainda não existe tecnologia.

  13. Consumo e produção de energia: visãogeral

  14. Consumo de energia em Portugal: transportes, industria e sector domestico

  15. O protocolo de Kyoto e a factura energética

  16. Combustíveis fosseis e fontes de energias não -renováveis: petróleo – carvão – gás natural vs renováveis

  17. Evolução do Preço: combustíveis

  18. Estrutura de preços - 2011

  19. Renováveis O total de energia eléctrica produzida é corrigido com o Índice de Produtibilidade Hidroeléctrica (IPH) para efeitos de comparação com meta estabelecida na Directiva 2001/77/CE

  20. Problema 1. As reservas mundiais de carvão são estimadas em 24000 Q. Qual o valor total em kJ? Qual será o tempo de vida destas reservas à taxa de consumo actual de 93 Q/ano e se o consumo aumentar r = 0.5, 0.8 ou 1% ao ano? O tempo de vida pode ser calculado através de onde r é a taxa de crescimento do consumo, QT são as reservas totais e Q0 é o consumo actual.

  21. Problema 2. O quadro abaixo mostra a situação da produção de energia eléctrica a partir de fontes renováveis até 2009. i) a partir dos dados estime a produção em 2020 a partir das várias fontes; ii) Calcule a % de produção de cada umas das fontes e para cada ano e trace o cenário de evolução em Portugal.

  22. Bibliografia/webgrafia Fay, J., Golomb, D.S., Energy and the Environment, Oxford University Press and Open University, Oxford, UK, 2004 http://www.minerva.uevora.pt/odimeteosol/energias.htm http://www.dgge.pt

More Related