1 / 16

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA. PROVA BRASIL E A FORMAÇÃO DOCENTE 9º ANO/8ª SÉRIE. 1. 2011. Quais conhecimentos são prioritariamente verificados na Prova Brasil e SAEB?. Todas as “disciplinas” do currículo são avaliadas?.

marnie
Télécharger la présentation

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA PROVA BRASIL E A FORMAÇÃO DOCENTE 9º ANO/8ª SÉRIE 1 2011

  2. Quais conhecimentos são prioritariamente verificados na Prova Brasil e SAEB? • Todas as “disciplinas” do currículo são avaliadas?

  3. As avaliações apresentam um panorama somente do ensino-aprendizagem dos conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática?

  4. Em que medida as avaliações nos revelam um panorama do ensino-aprendizagem? • À medida que são avaliados conhecimentos fundamentais: • Leitura • Resolução de problemas

  5. Ensinar a leitura é tarefa apenas do professor de Língua Portuguesa? • E a resolução de problemas? Estes conhecimentos apresentam relações com todas as disciplinas do currículo?

  6. Segundo o relatório do PISA, de 2010, que reflete a avaliação conduzida em 2009, o Brasil continua abaixo da média mundial, seja na leitura, na matemática ou em ciências. • Levando em consideração apenas a avaliação da leitura, na qual foram avaliados 3.292.022 adolescentes brasileiros – todos na faixa de 15 anos -, o Brasil atingiu apenas 412 pontos, enquanto a média sugerida pelo programa é de 492, mantendo-o abaixo de países como Colômbia, Trinidad e Tobago e Tailândia. Sendo que tal pontuação coloca o Brasil na 53º posição, dentre os 65 países avaliados.

  7. Sobre a leitura... • Pressuposto: não existe aula sem leitura! O domínio da leitura (e da interpretação) de diversos gêneros textuais é condição para a aprendizagem de conhecimentos de todas as áreas.

  8. É condição, também, para a formação do cidadão crítico que tanto almejamos. • Porém... • Não é um aprendizado espontâneo. Exige mediação do professor. (...) os professores devem atribuir à leitura objetivos concretos para ser alcançados com os alunos, não apenas levar textos para que eles tomem conhecimento de algum conteúdo do currículo, mas para que eles tenham a capacidade de entender e pensar criticamente acerca do assunto presente no texto (MUSTIFAGA E GOETTMS, 2008, p.199).

  9. Assim... o trabalho com a leitura não pode ficar a cargo apenas dos professores de Língua Portuguesa, mas abranger todas as disciplinas, todos os profissionais da escola. É um compromisso de toda a escola!

  10. Sobre alguns exemplos: • A leitura nas aulas de Arte: • Como a leitura de imagens e palavras pode levar o meu aluno a compreender suas influências na maneira de ser e agir das pessoas? Qual é o papel das imagens na formação cultural?

  11. A leitura nas aulas de Geografia: • Como a leitura nas aulas de Geografia pode contribuir para análise da sociedade de forma geral, na compreensão das contradições existentes na sociedade e na relação desta com a natureza? “[...] ler e escrever em geografia é ler o mundo de maneira com que o aluno saiba situar-se (não só localizar-se e descrever) e posicionar-se.” (NEVES, 1999, p. 81)

  12. Sobre a resolução de problemase o desenvolvimento do raciocínio ... • A resolução de problemas pode ser utilizada como um recurso pedagógico? • De onde parte a “problematização”? • A resolução de problemas exige a aplicação de conhecimentos de todas as áreas?

  13. Sobre alguns exemplos : • A resolução de problemas na Ed. Física • Como o trabalho com os jogos na Educação Física pode contribuir para o desenvolvimento do pensamento lógico?

  14. O tratamento da informação e a Geografia • Como a interpretação de gráficos e tabelas auxilia na compreensão da transformação demográfica, a distribuição espacial e os indicadores estatísticos da população?

  15. Por fim... • Não se trata de “preparar” os alunos para as avaliações externas e nem de tomar seus descritores como definidores do currículo. Mas sim de perceber a relevância dos conhecimentos avaliados nas provas para a formação do educando e como estes apresentam relações com conteúdos das diversas disciplinas.

  16. MUSTIFAGA, Maria Bernadete e GOETTMS, Juliane. Leitura significativa – prática em todas as disciplinas do currículo escolar. Visão Global, Joaçaba, v. 11, n. 2, p. 195-216, jul./dez. 2008 • NEVES, Iara C. B. (Org.). Ler e escrever: compromisso de todas as áreas. Porto Alegre: Ed. UFRGS, 1999.

More Related