1 / 14

Tendência

Tendência. Tendência. Tendência dos preços é a direção para a qual o mercado está se movendo. A tendência possui três direções: - Para cima; - Para baixo; e - Para o lado. A explicação para existência dessas tendências é o desequilíbrio entre oferta e demanda. Tendência.

trella
Télécharger la présentation

Tendência

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Tendência

  2. Tendência Tendência dos preços é a direção para a qual o mercado está se movendo. A tendência possui três direções: - Para cima; - Para baixo; e - Para o lado. A explicação para existência dessas tendências é o desequilíbrio entre oferta e demanda.

  3. Tendência Tendência de Alta Topos e Fundos ascendentes Tendência de Baixa Topos e Fundos descendentes Tendência de Lateral Topos e Fundos Laterais

  4. Tendência Para estudo de tendências na analise gráfica utilizamos o traçado de linhas como ferramentas de apoio. O traçado de linhas possibilita o acompanhamento dos movimentos de alta e baixa das cotações, possibilitando com isso, a identificação dos sinais de modificação na direção.

  5. Princípios das Tendências na Análise Gráfica • Para avaliação da importância de uma linha de tendências devemos considerar 5 fatores: • 1° - SUA PERIODICIDADE: quanto mais longa a periodicidade mais importante será a linha de tendência. • 2° - SEU COMPRIMENTO : quanto mais duradoura for mais valida será a linha de tendência.

  6. Princípios das Tendências na Análise Gráfica • 3° - O NUMERO DE VEZES QUE A LINHA DE TENDENCIA FOI TOCADA PELAS COTAÇÕES: quanto maior o numero de contatos das cotações com a linha de tendências, mais valida ela será. • 4° - SUA INCLINAÇÃO: O ângulo de inclinação reflete a intensidade a intensidade emocional do grupo dominante. • 5° - SEU VOLUME: Se o volume aumenta quando os preços se movimentam na direção da linha de tendências , eles confirmam essa tendência.

  7. Princípios das Tendências na Análise Gráfica As principais linhas de tendências são a retas de suporte e resistência. Elas representam os níveis de cotações em que as compras e as vendas não são fortes o suficiente para seguir o movimento e portanto , revertem as tendências em queda ou alta.

  8. Suporte Ao definirmos tendência falamos da direção dos topos e fundos dos preços Os fundos são chamados de suportes, pois representam níveis de preço abaixo do preço do mercado, em que a força compradora é suficiente forte para interromper ou reverter uma tendência de baixa. O suporte é representado por graficamente por uma linha horizontal que conecta os fundos.

  9. Suporte Suporte Suporte Suporte Suporte Suporte Suporte

  10. Resistência Os topos são chamados de resistência, pois representam níveis de preço acima do preço de mercado, em que a força vendedora é suficientemente forte para interromper ou reverter uma tendência de alta. A resistência é representada por uma linha horizontal que conecta alguns topos.

  11. Resistência Resit. Resit. Resit. Resit. Resit. Resit. Resit. Resit. Resit.

  12. Resistência Quando os preços conseguem superar uma resistência dizemos que ocorreu um rompimento da mesma. É básica a idéia de que, em qualquer mercado, quando temos mais compradores do que vendedores, ocorre uma valorização do objeto de negociação. Logo, se um papel chegou a romper uma resistência, encontramos uma evidência de que os preços se elevarão ainda mais devido ao fato de que a demanda pelo ativo é maior que a quantidade de ofertas de venda. Por essa razão buscamos por oportunidades de compras no rompimento de resistências. Essa é a estratégia básica para abertura de posições, dentro de um leque de opções, que fazem parte de um sistema de investimentos baseado em análise de gráficos.

  13. Resistência

  14. Referência Bibliográfica ADVFN; http://br.advfn.com/. Acesso em: 20 abril de 2011. PIAZZA, Marcelo C.; Bem vindo a bolsa de Valores, 9.ed – São Paulo, Saraiva, 2010. PINHEIRO, Juliano Lima; Mercado de Capitais: fundamentos e técnicas; Atlas Ruschel, Leandro estormer, Alexandre Wolwacz; A maior comunidade de Trader do Brasil. http://www.leandrostormer.com.br. Acesso em: 20 abril de 2011.

More Related