1 / 17

forma o de pre o e administra o de custos adm. trajano lima

Forma

MikeCarlo
Télécharger la présentation

forma o de pre o e administra o de custos adm. trajano lima

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


    1. Formação de Preço e Administração de CustosAdm. Trajano Lima 2 – Análise do Ponto de Equilíbrio

    2. Formação de Preço e Adm. Custos Adm. Trajano Lima - 2006.1 2

    3. Formação de Preço e Adm. Custos Adm. Trajano Lima - 2006.1 3 Custos Fixos e Custos Variáveis Os custos fixos são variáveis por unidade. Quanto mais alta a produção, menores serão os custos fixos por unidade.

    4. Formação de Preço e Adm. Custos Adm. Trajano Lima - 2006.1 4 Custos Fixos e Custos Variáveis Custos Variáveis são aqueles que variam proporcionalmente com as unidades produzidas ou com o volume de atividade da empresa. Exemplos: MD, MOD, comissões sobre vendas, etc. Em alguns casos, energia, impostos e combustíveis podem ser custos variáveis.

    5. Formação de Preço e Adm. Custos Adm. Trajano Lima - 2006.1 5 Custos Fixos e Custos Variáveis Os custos variáveis são fixos por unidade. Quanto mais alta a produção, os custos variáveis também aumentarão na mesma proporção.

    6. Formação de Preço e Adm. Custos Adm. Trajano Lima - 2006.1 6 Custos Fixos e Custos Variáveis Existem também os custos semivariáveis, isto é, têm uma parcela fixa e outra parcels variável. Exemplo: manutenção, ferramentas, etc.

    7. Formação de Preço e Adm. Custos Adm. Trajano Lima - 2006.1 7 Ponto de Equilíbrio A classificação dos custos em fixos e variáveis permite à administração determinar o ponto em que a receita é igual ao total dos custos, isto é, o ponto de equilíbrio, ou break-even point.

    8. Formação de Preço e Adm. Custos Adm. Trajano Lima - 2006.1 8 Ponto de Equilíbrio A partir desse ponto, pelo aumento de atividade, aparece o lucro. Abaixo desse ponto, pela diminuição de atividade, chega-se ao prejuízo.

    9. Formação de Preço e Adm. Custos Adm. Trajano Lima - 2006.1 9 Análise do Ponto de Equilíbrio

    10. Formação de Preço e Adm. Custos Adm. Trajano Lima - 2006.1 10 Análise do Ponto de Equilíbrio Pelo exemplo na tabela, o custo fixo independe da produção e da venda; permanece constante e com valor de $40. O custo variável é proporcional às quantidades produzidas e aumenta de $20 por unidade produzida.

    11. Formação de Preço e Adm. Custos Adm. Trajano Lima - 2006.1 11 Análise do Ponto de Equilíbrio O custo total não aumenta na mesma proporção dos custos variáveis em virtude dos custos fixos. Vendas menos custo total representa o resultado operacional. Se for positivo, será lucro; se for negativo, será prejuízo.

    12. Formação de Preço e Adm. Custos Adm. Trajano Lima - 2006.1 12 Análise do Ponto de Equilíbrio Quando a empresa fabrica e vende 5 unidades, o ponto de equilíbrio é atingido, isto é, não há lucro, nem prejuízo. No mercado, diz-se que a empresa “está trocando dinheiro” ou “empatando dinheiro”.

    13. Formação de Preço e Adm. Custos Adm. Trajano Lima - 2006.1 13 Análise do Ponto de Equilíbrio Produzindo e vendendo mais do que 5 unidades, a empresa terá lucro. Produzindo e vendendo menos do que 5 unidades, a empresa terá prejuízo.

    14. Formação de Preço e Adm. Custos Adm. Trajano Lima - 2006.1 14 Análise do Ponto de Equilíbrio A análise do ponto de equilíbrio é importante para se determinar lucro ou prejuízo, para se estabelecer um parâmetro de controle da produção e também para se estabelecer planos de operação, ou estratégias de vendas.

    15. Formação de Preço e Adm. Custos Adm. Trajano Lima - 2006.1 15 Cálculo do Ponto de Equilíbrio A maneira mais simples de se calcular o ponto de equilíbrio é aplicando a própria definição: Vendas no Ponto de Equilíbrio = Custos Fixos + Custos Variáveis

    16. Formação de Preço e Adm. Custos Adm. Trajano Lima - 2006.1 16 Cálculo do Ponto de Equilíbrio Outra maneira de se calcular o ponto de equilíbrio é utilizar a margem de contribuição ou contribuição marginal. A margem de contribuição é a contribuição em resultados é a parcela de lucro que serve para dar cobertura aos custos fixos.

    17. Formação de Preço e Adm. Custos Adm. Trajano Lima - 2006.1 17 Cálculo do Ponto de Equilíbrio Margem de Contribuição Unitária = Preço de venda por unidade – Custo variável por unidade Custos Fixos Totais Número de unidades no PE = Margem de Contribuição Unitária

More Related