1 / 1

Referências:

Nise da Silveira, Pioneira da Psicologia e da Saúde Mental no Brasil e o Enfoque Fenomenológico Karoline Stoltz Schleder Monografia de conclusão de curso, bolsista PET Orientador: Adriano Holanda.

aida
Télécharger la présentation

Referências:

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Nise da Silveira, Pioneira da Psicologia e da Saúde Mental no Brasil e o Enfoque FenomenológicoKaroline Stoltz SchlederMonografia de conclusão de curso, bolsista PETOrientador: Adriano Holanda Resultados e discussão: Encontrou-se 09 blibliografias primárias, que apresentam enfoque eminentemente prático e 19 bibliografias secundárias, sendo 13 referentes à revisão de literatura. A maior parte do material bibliográfico reflete sobre a prática pioneira de Nise da Silveira com esquizofrênicos na Seção de Terapêutica Ocupacional, no hospital de Engenho de Dentro, no Museu Imagens do Inconsciente ou na Casa das Palmeiras e a reconhece como uma das precursoras do movimento da antipsiquiatria no Brasil. Nise da Silveira valorizava a prática, em contraposição à teoria, sendo que esta não deveria anteceder a observação do sujeito em seu contexto, de modo que fosse possível enxergar o sujeito que se apresenta, para além de sua psicopatologia. Além disso, Nise da Silveira observou a potencialidade terapêutica do trabalho com animais e a importância da empatia. Introdução: O objetivo desta pesquisa foi promover um diálogo entre o trabalho desenvolvido pela psiquiatra brasileira Nise da Silveira (1905-1999) e a psicologia fenomenológico-existencial, traçando possíveis proximidades e divergências. Observa-se que, embora Nise da Silveira não tenha se envolvido diretamente com os autores da psicologia-fenomenológico-existencial, seu trabalho, concepção de sujeito e postura frente aos pacientes encontram eco nesta abordagem. Método: Este é um estudo bibliográfico-qualitativo, no qual foi realizada revisão de literatura nas bases de dados SCIELO, PePSIC e LILACS com os indexadores nise e silveira, além da análise de bibliografias primárias e secundárias de Nise da Silveira e da psicologia fenomenológico-existencial. Conclusão: Nesse sentido, observa-se que Nise da Silveira adota uma posição muito próxima de conceitos adotados pela perspectiva existencial – como a relação Eu-Tu – com seus pacientes esquizofrênicos e compreende a esquizofrenia como um dos modos possíveis de ser no mundo. Mesmo não utilizando conceitos da psicologia fenomenológico-existencial, observa-se que a prática de Nise da Silveira dialoga com esta abordagem. Referências: Arruda, Elso. (1995). Resumo histórico da psiquiatria brasileira. Rio de Janeiro: UFRJ. Husserl, Edmund. (1992). Conferências de Paris. Rio de Janeiro: Edições 70. Silveira, Nise da (org.). (1986). Casa das palmeiras: a emoção de lidar. Rio de Janeiro: Alhambra.

More Related