1 / 8

Aula 4 Platão e o mundo das Ideias

Aula 4 Platão e o mundo das Ideias. Introdução. Falaremos agora sobre um sujeito de ombros largos que, entre tantas obras, veio a inspirar gente desde políticos a cineastas. O bom e velho Arístocles , mais conhecido como Platão. Atenas 428 aC – 348 aC Atenas. Sobre o homem.

ami
Télécharger la présentation

Aula 4 Platão e o mundo das Ideias

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Aula 4 Platão e o mundo das Ideias

  2. Introdução Falaremos agora sobre um sujeito de ombros largos que, entre tantas obras, veio a inspirar gente desde políticos a cineastas. O bom e velho Arístocles, mais conhecido como Platão. Atenas 428 aC – 348 aC Atenas

  3. Sobre o homem • Maior discípulo de Sócrates, o qual vem a ser personagens de suas obras. • Funda a Academia em 388 a.C., primeira instituição de Ensino de Filosofia da história. • Platão foi o primeiro filósofo cuja obra foi quase toda preservada. Também é dele o primeiro sistema filosófico escrito que se conhece.

  4. As fases de Platão • Período de juventude: Laques, Íon, Hípias Maior, Hípias Menor, Protágoras, Apologia de Sócrates – diálogos aporéticos. • Período de transição Górgias, Mênon- Surgem os temas propriamente platônicos (conhecimento por reminiscência, exemplaridade da matemática) • Diálogos de maturidade Fédon, República, Banquete, Fedro– surgem os principais temas de Platão como a imortalidade da Alma, princípios do bom Estado e meios de atingir o conhecimento das formas. • Diálogos de velhice Teeteto, Parmênides, Sofista, Político, Timeu– ontologia das formas, nova teoria do Estado. Sócrates perde o papel central.

  5. Platão e a Teoria do Conhecimento Uma questão que ocupa os filósofos gregos é aquela sobre como se dá o conhecimento sobre as coisas. Para estes filósofos, perguntar sobre o conhecimento é querer responder à questão: como podemos saber o que algo é? De outro modo, os pensadores como Platão preocupam-se em saber como podemos definir de modo exato os objetos do mundo. Façamos um exercício: • Pensemos numa caneta. • O que define esta caneta? • Será que o que define esta caneta pode definir o que toda caneta é? • Como podemos definir todas as canetas do mundo?

  6. O que significa definir algo? Definir é buscar aquilo que algo tem de próprio (que o distingue de todas as outras coisas). Não se trata de apenas estabelecer nomes ou dispor exemplos, mas de encontrar aquilo que expressa de forma universal e de modo racional o que algo é. O conjunto de propriedades que define um objeto é sua essência (do grego eidos), que descreve a forma geral do que se pretende definir. Pense só: como definir um triângulo? Será que um desenho (uma representação) do triângulo basta?

  7. A teoria das ideias de Platão Podemos então dizer que os interesses mais gerais da Teoria do Conhecimento de Platão são: (i) estabelecer uma compreensão unificada e racional dos fenômenos e (ii) buscar os fundamentos de uma definição. Para Platão a busca da definição exata de algo aproxima-se da tarefa de um matemático. O caminho para encontrar a definição das coisas está na busca pela IDEIA (ou FORMA) dessas coisas. Para compreender o que Platão quer dizer sobre o conhecimento precisamos olhar para o mundo das ideias. Uma boa história para começarmos é contada num livro do próprio Platão, A República: o conhecido mito da caverna. Acesse o mito em diferentes versões: http://phprof.wordpress.com/2012/05/06/filosofia-1o-ano-aula-4-platao-e-o-mundo-das-ideias/

  8. A teoria das ideias de Platão RAZÃO --------------- CONHECIMENTO Reminiscência (anamnese) Percepção sensorial (empiria) IDEIAS Fixas Imutáveis OBJETOS Transitórios Mutáveis Participação Protótipo Retrato Presença

More Related