1 / 15

Ministério da Saúde - MS Secretaria de Vigilância em Saúde - SVS

Ministério da Saúde. DST/AIDS e População Negra. Ministério da Saúde - MS Secretaria de Vigilância em Saúde - SVS Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais Sociedade Civil e Direitos Humanos – SCDH. DST/AIDS e População Negra O que nos leva a falar sobre isso?.

Télécharger la présentation

Ministério da Saúde - MS Secretaria de Vigilância em Saúde - SVS

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Ministério da Saúde DST/AIDS e População Negra Ministério da Saúde - MS Secretaria de Vigilância em Saúde - SVS Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais Sociedade Civil e Direitos Humanos – SCDH

  2. DST/AIDS e População NegraO que nos leva a falar sobre isso? Seja sob o ponto de vista das DST ou outras patologias, como anemia falciforme, hipertensão arterial, ou ainda complicações que levam a morte materna. A desigualdade social divide a população desde os primordios. Uma das respostas para a pratica do racismo é implementação de políticas públicas. A pratica de atitude racistas produz resultados negativos. A imagem que fazemos dos outros, traduz significados positivos ou negativos. Qual é a imagem que temos da população Negra?

  3. Representações e Imagens

  4. Representações e Imagens

  5. DST/AIDS e População Negra O Ministério da Saúde e o Departamento vem trabalhando na implementação de políticas públicas e ações de combate ao racismo e a todas as formas de discriminações que coloquem em risco o acesso, a promoção e o direito à Saúde. Face a isso, temos discutido o contexto da Vulnerabilidade. O racismo está associado à vulnerabilidade.

  6. DST/AIDS e População Negra A epidemia caminha para a pauperização (aumenta entre os mais pobres, entre as mulheres, onde a população negra se encontra em maior proporção). (Fonte: MS\2005) A população negra brasileira é mais pobre, morre mais cedo, apresenta níveis mais baixos de escolaridade e menor acesso a serviços de saúde do que a população branca. (Fonte: Atlas racial\PNUD\2004).

  7. Proporção de casos de aids segundo raça/cor. Brasil, 2000 a 2009* Mulheres Homens Total de casos: 241.362** FONTE: MS/SVS/Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais *Casos notificados no SINAN até 30/06/2009. Dados preliminares. **IGNORADOS: 19,9% EM MULHERES E 20,9% EM HOMENS

  8. Proporção de casos de sífilis em gestantes segundo raça/cor. Brasil, 2005 a 2009* Total de casos: 19.608** Fonte: MS/SVS/Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais *Casos notificados no SINAN até 30/06/2009. Dados preliminares IGNORADA: 11,7%

  9. DST/AIDS e População NegraAções realizadas Lançamento de 2 Editais: seleção de pesquisas, temas específicos para população negra linhas temáticas: Acesso, diagnóstico e tratamento Prevenção e Direitos Humanos Mulheres Negras e vulnerabilidade Adesão de Movimento Negro Investimento de 1.2 milhões para fomento à pesquisa relacionada à aids e população negra.

  10. DST/AIDS e População NegraAções realizadas Edital de Chamada Pública para Ações de Trabalhos em Rede: Enfrentamento da Epidemia de DST/HIV e Aids entre a População Negra. Editais de eventos. PCAP – 2008 – Pesquisa de Conhecimento, Atitudes e Práticas da População Brasileira - Resultados dos indicadores de conhecimento segundo raça/cor.

  11. DST/AIDS e População NegraAções realizadas Programa Estratégico de Ações Afirmativas- Objetivo Geral: Promoção da eqüidade e dos direitos humanos da população negra Diretrizes: Combate à discriminação racial e étnica Racismo e Vulnerabilidade Cumprimento do Decreto N° 4.228, de 13 de maio de 2002. Repasse de recursos para os Projetos do Programa Brasil Afro-Atitude para as universidades participantes, num montante de aproximadamente 2 milhões e meio. (UNEB, UERJ, UEMG, UNIMONTES, UNB, UFAL, UEMS, UEL, UFPR, UFBA. Cerca de 500 de estudantes cotistas contemplados)

  12. DST/AIDS e População NegraAções realizadas/ em andamento Coleta de dados que permitiram a visualização da população negra nos serviços públicos de saúde, a partir do quesito raça/cor em todos os seus bancos de dados populacionais. Apoio técnico e financeiro a eventos, estaduais e municipais. Participação no Comitê Técnico sobre Saúde da População Negra, com representação de áreas técnicas. Participação no Comitê de Educação Popular em Saúde.

  13. Articulações DST/AIDS e População Negra • Fortalecimento da atuação do Departamento junto ao Comitê Técnico de Saúde da População Negra e de Educação Popular em Saúde. • Estímulo à participação nas instâncias de controle social. • Apoio técnico e financeiro: eventos estaduais e municipais. • Ações integradas com outras Instituições (Secretárias, Ministérios e Organismos Internacionais, movimentos sociais, entre outras)

  14. DST/AIDS e População Negra Contatos: Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais SCDH – Unidade de Articulação Sociedade Civil e Direitos Humanos Damiana NetoAssessora Técnica SCDH Tel: 55 (61) 3306-7069 damiana.oliveira@aids.gov.br scdh@aids.gov.br

More Related