1 / 34

Espaço, Tempo e Relatividade

Espaço, Tempo e Relatividade. Reginaldo A. Zara CCET-Unioeste. A Relatividade de Galileu. Nenhum experimento realizado na cabine fechada de um navio pode determinar a velocidade com que este se move. Diálogo sobre os Dois Sistemas de Mundo. Galileo Galilei

benjy
Télécharger la présentation

Espaço, Tempo e Relatividade

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Espaço, Tempo e Relatividade Reginaldo A. Zara CCET-Unioeste

  2. A Relatividade de Galileu Nenhum experimento realizado na cabine fechada de um navio pode determinar a velocidade com que este se move. Diálogo sobre os Dois Sistemas de Mundo Galileo Galilei (1564-1642)

  3. B está sobre um vagão que se move com velocidade constante v em relação ao solo. A bola jogada para cima subirá e cairá novamente na mão de B, do mesmo modo que subiria e cairia se o vagão estivesse em repouso em relação ao solo. Para o observador A, fixo em relação ao solo, a trajetória da bola será uma parábola. A velocidade terá valores diferentes para os dois observadores. No entanto, para os dois observadores a aceleração da bola será a mesma (aceleração da gravidade) e a força resultante sobre a bola será a mesma (o peso).

  4. Relatividade na Observação

  5. Ondas Mecânicas

  6. As Ondas de Maxwell Campos eletromagnéticos podem propagar-se como ondas, com velocidade c 300.000 km/s. A luz é uma onda eletromagnética. James C. Maxwell (1831-1879)

  7. Há um “meio” para a propagação das ondas eletromagnéticas? Século XIX: o “éter luminífero”

  8. c c  para que observador?

  9. V c Velocidades Relativas…

  10. C - V o carro está “parado” Do ponto de vista do motorista… V

  11. c2 c1 V Movimento no “éter” c1 = c - vc2 = c + v

  12. Qual é a velocidade da Terra em relação ao “éter”? V

  13. A Experiência de Michelson e Morley Albert A. Michelson(1852-1931) Interferômetro de Michelson (1887)

  14. O que Michelson e Morley encontraram em 1887: V (Terra - éter) = 0 (< 5 km/s) V (Terra - Sol)  30 km/s Brillet e Hall (1979): V (Terra - éter) < 0,03 km/s

  15. V = ?? V c c

  16. Relatividade Especial • Como conciliar o princípio da relatividade mecânica com a não dependência da velocidade da luz em relação ao movimento da fonte luminosa e ao movimento no éter? • Mecânica clássica mais de 200 anos de sucesso. • Eletromagnetismo de Maxwell30 anos de sucessos e conseqüências práticas importantes. • Como eliminar as ‘contradições’ teóricas entre eles?

  17. Saídas possíveis: 1 - Terra “carrega” o éter aberração das estrelas fixas contradiz a hipótese. 2 - Hipótese de Lorentz para “salvar”o étercontração dinâmica 3 - Relatividade especialManter o princípio da relatividade e a constância da velocidade da luz e modificar a mecânica de Newton e buscar uma nova forma para as transformações entre referenciais inerciais.

  18. Postulados da Relatividade • Princípio de Relatividade:As leis da Física são as mesmas em todos os referenciais inerciais. • Portanto, tanto as leis da Mecânica como as leis do Eletromagnetismo devem ter a mesma forma em qualquer referencial inercial. • Constância da velocidade da luz:A velocidade da luz no vácuo tem o mesmo valor c em qualquer referencial inercial, independentemente da velocidade da fonte de luz. O segundo postulado foi o mais difícil de ser aceito, pois contraria nossa experiência diária. Vejamos como a situação é descrita na Mecânica Newtoniana.

  19. A Relatividade de Einstein … não apenas na mecânica, mas também na eletrodinâmica, os fenômenos não têm nenhuma propriedade associada ao conceito de repouso absoluto… Eletrodinâmica dos Corpos em Movimento (1905) Albert Einstein (1879-1955)

  20. A luz se propaga no vácuo com uma velocidade definida c que é independente do movimento do corpo que a emitiu.

  21. c V A luz se propaga no vácuo com uma velocidade definida c que é independente do movimento do corpo que a emitiu.

  22. c V Observadores diferentes encontram sempre a mesma velocidade de propagação da luz.

  23. c c O Tempo Relativo

  24. V c V c V c

  25. espelho c c Relatividade do Tempo

  26. c c V Para outro observador...

  27. c c c c A Dilatação do Tempo tempo menor tempo maior

  28. d = c Δt /2 d = c Δt /2 d´ = c Δt´/2 x = v Δt Para Newton o tempo é absoluto, não importa o movimento relativo entre os corpos.

  29. Na Relatividade Especial relógios em movimento batem mais devagar!

  30. Evidência da Dilatação temporal   desintegração do múon Múons em repouso se desintegram com uma vida média de 2,2 x 10-6 s, são criados na alta atmosfera (raios cósmicos) e têm velocidade próxima à da luz: v = 2,994 x 108 m/s Entre o momento em que são criados e o momento em que se desintegram, deveriam percorrer em média, uma distância de: d = v.(t) d = (2,994 x 108 m/s) . (2,2 x 10-6 s) d = 650 m  !!!!

  31. Evidência da Dilatação temporal   desintegração do múon Como podemos observar múons na superfície da Terra? Para um referencial fixo na Terra: Δt = Δt’ [1 - (v/c)2]-1/2 Como:  v/c = 0,998 e (v/c)2 = 0,996; [1- (v/c)2]1/2 = 0,063 Portanto: Δt = Δt’ [1 - (v/c)2]1/2 = 2,2 x l0-6/ 0,063 Δt= 35 x 10-6 s  D = 10.000 metros!!!

  32. Simultaneidade é um conceito relativo! Passado, presente e futuro são conceitos relativos!!

  33. A distinção entre passado, presente e futuro é apenas uma ilusão, ainda que persistente. A. Einstein

  34. Eu vejo Passado, Presente, e Futuro existindo todos de uma vez… William Blake W. Blake (1757-1827)

More Related