1 / 11

Dia Mundial da Criança 1-6-2011

Dia Mundial da Criança 1-6-2011. Sumário Leitura e apreciação estética do texto O brincador , de Álvaro Magalhães. Escrita criativa à moda de Álvaro Magalhães a partir de palavras recortadas do texto. O Brincador. Autor: Álvaro Magalhães. O que será um brincador ?

brit
Télécharger la présentation

Dia Mundial da Criança 1-6-2011

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Dia Mundial da Criança 1-6-2011 Sumário Leitura e apreciação estética do texto O brincador,de Álvaro Magalhães. Escrita criativa à moda de Álvaro Magalhães a partir de palavras recortadas do texto.

  2. O Brincador Autor: Álvaro Magalhães • O que será um brincador? • O que fará um brincador? • Onde vive o brincador? • Que idade terá ? • Serbrincadorserá uma profissão? Vamos ler… Ilustrações: José de Guimarães

  3. O Brincador «Quando for grande, não quero ser médico, engenheiro ou professor.Não quero trabalhar de manhã à noite, seja no que for.Quero brincar de manhã à noite, seja com o que for.Quando for grande, quero ser um brincador. Ficam, portanto, a saber: não vou para a escola aprender a ser um médico, um engenheiro ou um professor.Tenho mais em que pensar e muito mais que fazer.Tenho tanto que brincar, como brinca um brincador, muito mais o que sonhar, como sonha um sonhador, e também que imaginar, como imagina um imaginador… A minha mãe diz que não pode ser, que não é profissão de gente crescida. E depois acrescenta, a suspirar: “é assim a vida”. Custa tanto a acreditar. Pessoas que são capazes, que um dia também foram raparigas e rapazes, mas já não podem brincar. A vida é assim? Não para mim. Quando for grande, quero ser um brincador. Brincar e crescer, crescer e brincar, até a morte vir bater à minha porta. Depois também, sardanisca verde que continua a rabiar mesmo depois de morta. Na minha sepultura, vão escrever: “Aqui jaz um brincador. Era um homem simples e dedicado, muito dado, que se levantava cedo todas as manhãs para ir brincar com as palavras.» Álvaro Magalhães, O Brincador, Porto, Asa, 2009

  4. O que torna especial este texto?

  5. O que torna especial este texto?

  6. “… se levantava cedo todas as manhãs para ir brincar com as palavras.” Agora vamos também brincar com as palavras… Escrever à moda de Álvaro Magalhães • Instruções: • Trabalho de pares; • Espalhar na mesa as palavras que se encontram nos envelopes; • ler essas palavras e decidir como as colocar na folha branca, deixando espaços para acrescentar outras que considerem importantes ou necessárias para dar sentido ao texto; ; • Podem começar o texto como o A.M. “ Quando for grande…”; • Devem utilizar diversas formas de embelezamento do texto; • Incluir título; • Ilustrar.

  7. www.wordle.net

  8. Feliz dia da Criança!

More Related