1 / 22

Técnicas de Tomada de Decisão

Técnicas de Tomada de Decisão. Prof. Ms. Cristiane Attili Castela. Aula 01. A escolha de um astronauta. Este teste foi adaptado de um teste utilizado pela NASA para avaliar a capacidade de superação de seus potenciais candidatos a astronautas em situações difíceis e inusitadas.

Télécharger la présentation

Técnicas de Tomada de Decisão

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Técnicas de Tomada de Decisão Prof. Ms. Cristiane Attili Castela Aula 01

  2. A escolha de um astronauta Este teste foi adaptado de um teste utilizado pela NASA para avaliar a capacidade de superação de seus potenciais candidatos a astronautas em situações difíceis e inusitadas. Você está em um vôo de aproximadamente de 5 horas de duração. Saiu do ponto de partida as 9:00 h da manhã. No meio do caminho o piloto anuncia que desviou da rota aproximadamente 150 Km e que está em sérias dificuldades. Em seguida o avião cai em um deserto e todos os tripulantes morrem. Somente os cem passageiros sobrevivem. Ao olhar-se do alto o avião se confunde com a areia do deserto. Sua missão é salvar todos os passageiros. No avião, todo quebrado, você encontra 10 utensílios. Descreva em poucas palavras a sua estratégia de ação para salvar a todos. Enumere em ordem decrescente de prioridade os objetos acima relatados que serão utilizados nesta missão de salvamento, sento o n.º 1 o mais importante e o n.º 10 o menos importante.

  3. A estratégia é: - Manter todos juntos, próximos do avião, e aguardar o socorro. É fundamental: - Estar preparado e orientar o resgate; - Manter-se vivo; - Manter a sobrevivência por um período maior, se for necessário. Utilidade de cada um dos objetos para esta situação específica: Óculos - Sem utilidade prática. Se fosse na neve ele protegeria a visão; Óculos Bússola - Idem, já que todos devem permanecer nas proximidades do avião; Bússola

  4. Sal - Extremamente prejudicial à saúde, sal e sol é uma mistura explosiva; Sal Canivete - Sem utilidade aparente; Canivete Água - Útil, mas o ser humano sobrevive alguns poucos dias sem ela; Água Cobertor - À noite no deserto o frio facilmente atinge a temperatura abaixo de zero; Cobertor Lona - Útil para proteger do sol escaldante do dia; Lona Espelho - Extremamente útil para dar sinal em caso de aproximação de socorro; Espelho Comida - Útil, mas disponível uma vez que o socorro deverá chegar em breve; Comida Mapa - Desnecessário, uma vez que todos deverão permanecer juntos aguardando o socorro. Mapa

  5. Assim, a ordem mais ou menos correta é: 1. Espelho 2. Lona 3. Cobertor 4. Água 5. Comida 6. Canivete 7. Óculos 8. Bússola 9. Mapa 10. Sal Para verificar a sua performance, calcule o seu desvio, fazendo a diferença absoluta da suas respostas com a referência da tabela acima.

  6. Para que serve? Uma conversa sobre Modelagem e Tomada de Decisões Para resolver problemas de: • Localização; • Roteirização; • Carteiras de Investimentos; • Alocação de Pessoas; • Previsão; • Planejamento; • Alocação de verbas de mídia; • ...

  7. Para isso é preciso: • Converter dados em informações significativas: transformação de dados brutos em dados de forma organizada. • Apoiar o processo de tomada de decisão de formas transferíveis e independentes: por meio dos sistemas de apoio à decisão dar suporte às decisões para que elas sejam, o mais possível, independentes do decisor e assegurar que o processo de tomada de decisão seja claro e transparente. • Criar sistemas computacionais úteis para os usuários não técnicos: facilitar, por meio de sistemas de fácil utilização, os processos de tomada de decisão operacional, gerencial e estratégico.

  8. Transformação de Dados Brutos em Conhecimento

  9. Diante de uma situação na qual uma decisão deve ser tomada, entre uma série de alternativas conflitantes e concorrentes, uma das duas opções deve ser tomada: • Usar apenas a intuição gerencial; • Realizar um processo de modelagem da situação e exaustivas simulações dos mais diversos cenários de maneira a estudar mais profundamente o problema.

  10. Hoje em dia mais gestores estão adotando a segunda opção, o que muitas vezes não era possível a alguns anos atrás, pois não havia nem dados, nem informações sobre os problemas e nem poder computacional para resolvê-los. • A quantidade de informações cresceu exponencialmente nos últimos anos com o advento da Internet. Temos tantas informações que é impossível montar modelos com todas as informações. Daí a necessidade de saber selecionar os dados mais relevantes para o problema que precisamos resolver. • Muitos gerentes deixaram completamente de utilizar sua intuição, o que é bastante prejudicial ao processo de tomada de decisão, pois uma base de conhecimentos pode estar sendo desperdiçada. A intuição do tomador de decisão deve ajudá-lo na seleção das informações relevantes, nos possíveis cenários a serem estudados, na validação do modelo na análise de seus resultados, etc.

  11. Processo de Tomada de Decisão Mundo real Mundo simbólico Situação gerencial Modelo Resultados Decisões Intuição

  12. MODELO RESULTADO ANÁLISE ABSTRAÇÃO INTERPRETAÇÃO MUNDO SIMBÓLICO MUNDO REAL SITUAÇÃO PROBLEMA DECISÕES INTUIÇÃO

  13. Mas o que vem a ser Tomada de Decisão? Tomada de Decisão é o processo de identificação de um problema ou de uma oportunidade e a seleção de uma linha de ação para resolvê-lo. Um problema ocorre quando o estado atual de uma situação é diferente do desejado. Uma oportunidade ocorre quando as circunstâncias oferecem a chance de um indivíduo ou de uma organização ultrapassar ou alterar seus objetivos ou metas.

  14. Fatores que afetam a Tomada de Decisões: • Tempo disponível para a tomada de decisão: algumas decisões devem ser decididas instantaneamente, enquanto outras dispõem de um tempo maior. Ex. Compra de ações ou de um escritório. • Importância da decisão: algumas decisões impactam nossas vidas ou a vida de nossas empresas de formas distintas. Normalmente a importância está associada ao custo ou ao prejuízo que a decisão pode ocasionar. Ex. Caso ou compro uma bicicleta? • O ambiente: o local onde a decisão é tomada a afeta. Ex. uma decisão tomada no Brasil pode ser diferente de uma decisão tomada no Japão para o mesmo problema, por diferenças culturais, sociais, geográficas e até econômicas.

  15. Certeza ou Incerteza e risco: o grau de certeza que temos sobre os parâmetros relevantes para uma tomada de decisão nos permite agir de forma mais tranquila. Ex. imagine tomar uma decisão errada em um período com inflação de 90% a.m. • Agentes decisores: o número de agentes que tomam a decisão é um fator fundamental na forma como ela é tomada. Ex. Tomar uma decisão sozinho é muito diferente de tomar uma decisão em conjunto, em que a comunicação entre os agentes é um dos principais fatores facilitadores ou complicadores da decisão. A comunicação deve ser clara e objetiva. • Conflito de interesses: algumas decisões afetam, de maneira distinta, certos grupos de uma empresa ou de uma sociedade. Ex. na hora de cortar gastos decidir qual filial irá fechar e quais funcionários serão demitidos.

  16. Classificações da Tomada de Decisão Nível hierárquico na empresa: • Estratégico: decisões tomadas pela alta administração da empresa. Ex. nível de investimento que será feito no próximos anos. • Gerencial: decisões tomadas pela gerência intermediária de uma empresa. Ex. escolha de fornecedores de matéria prima. • Operacional: decisões tomadas pelos gerentes ou supervisores operacionais de uma empresa. Ex. Escala de funcionários e manutenção de máquinas e equipamentos.

  17. Classificações da Tomada de Decisão Tipo de informação disponível: • Estruturada: são decisões em que todos os fatores relevantes ao processo são conhecidos. • Semi-estruturada: são decisões em que uma parte dos fatores relevantes ao processo é conhecida. • Não estruturada: são decisões em que nenhum dos fatores relevantes ao processo é conhecido.

  18. Classificações da Tomada de Decisão Número de decisores: • Decisão individual: tomada apenas por um agente decisor. • Decisão em grupo: tomada por mais de um agente decisor.

  19. Vantagens de se utilizar de um processo de modelagem para a Tomada de Decisão: Os modelos... • forçam os decisores a tornarem explícitos seus objetivos; • forçam a identificação e o armazenamento das diferentes decisões que influenciam os objetivos; • forçam a identificação e o armazenamento dos relacionamentos entre as decisões; • forçam a identificação das variáveis a serem incluídas e em que termos elas serão quantificáveis; • forçam o reconhecimento de limitações; • permitem a comunicação de suas idéias e seu entendimento para facilitar o trabalho de grupo.

  20. Um modelo é válido se você toma decisões melhores ao utilizá-lo do que tomaria se não o utilizasse.

  21. Tipos de modelos • Modelo Físico: modelos de aeronaves ou casas utilizados por engenheiros. • Modelo Análogo: modelos representados por meio de traços sobre o papel: mapas rodoviários e marcador de gasolina no tanque do carro.

  22. Tipos de modelos • Modelo Matemático ou Simbólico: são os mais utilizados, em que as grandezas são representadas por variáveis de decisão e as relações entre essas variáveis, por expressões matemáticas. São modelos quantificáveis e devem conter um conjunto suficiente de detalhes, de maneira que: • O modelo seja uma simplificação da realidade; • Os resultados atinjam suas necessidades; • Seja consistente com as informações disponíveis; • Seja desenvolvido e analisado no tempo disponível para tal. • Determinísticos: todas as informações relevantes são assumidas como conhecidas • Probabilísticos: uma ou mais variáveis de decisão não são conhecidas com certeza ; essa incerteza deve ser incorporada às informações.

More Related