Download
cremesp 01 12 2012 n.
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
CREMESP 01/12/2012 PowerPoint Presentation
Download Presentation
CREMESP 01/12/2012

CREMESP 01/12/2012

102 Vues Download Presentation
Télécharger la présentation

CREMESP 01/12/2012

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript

  1. CREMESP 01/12/2012 Cannabis sativa Cultura, Saúde e Justiça

  2. A fenomenologia da embriaguez pela Cannabis Guilherme Messas Câmara Técnica de Psiquiatria

  3. FENOMENOLOGIA DA CANNABIS A função da fenomenologia psicopatológica é trazer todos os achados científicos da literatura psiquiátrica para a realidade efetivamente vivida pelos pacientes

  4. ESTUDOS CIENTÍFICOS EPIDEMIOLOGIA NEUROCIÊNCIAS

  5. ACHADOS EPIDEMIOLÓGICOS Associação entre uso de maconha e psicoses, muitas vezes esquizofrênicas, relacionada à vulnerabilidade individual ou ao início precoce de uso (Bugra et al., 2012) Associação entre quantidade de uso e transtornos psicóticos (Smith et al., 2009, 44,8%; Matthew et al., 2009: maconha até 80% de psicoses na dependência grave)

  6. ACHADOS NEUROCIENTÍFICOS vulnerabilidade específica Risco 7 x aumentado no genótipo AKT1 com uso diário de cannabis (Di Forti, 2012) 2. Cannabis impede a poda neuronal na adolescência (Bossong & Niesink, 2010)

  7. FENOMENOLOGIA DA CANNABIS Efeitos gerais da cannabis sobre o desenvolvimento temporal da consciência DESENVOLVIMENTO BIOGRÁFICO (ÊNFASE NA ADOLESCÊNCIA)

  8. FENOMENOLOGIA DA CANNABIS ADOLESCÊNCIA A estrutura da personalidade deve preparar-se para desvincular-se das inserções até então habituais no mundo das relações humanas, perdendo lastro de seu passado, para abrir-se ao futuro, por meio de uma reconfiguração de seus apoios no real.

  9. FENOMENOLOGIA DA CANNABIS A ação continuada da embriaguez canábica não tem uma função progressiva para a personalidade. Pelo contrário, tem uma função de anulação do movimento de progressão, ou seja, de paralisação da temporalização fundamental da personalidade histórica,potencializando o estado de suspensão que já vive a personalidade nos momentos de transição.

  10. FENOMENOLOGIA DA CANNABIS O ponto fundamental da ação embriagante da cannabis se dá no afastamento em relação ao mundo interpessoal, não oferecendo alternativas para a reacomodação da personalidade ao longo da biografia.

  11. UM CONFLITO DE VALORES PRINCIPIO DA LIBERDADE PRINCÍPIO DA DIFERENCIAÇÃO INDIVIDUAL

  12. GRATO PELA ATENÇÃO messas@fenomenoestrutural.com.br