1 / 94

Prof. Lessa

Aulas 10 e 11/10/03. Prof. Lessa. Texto A organização existe para servir clientes e participantes. Cyro Bernardes. TGA, pg.9. Após a leitura responder em duplas, o teste a seguir. Prof. Lessa. 1. Para que existe a organização?

charla
Télécharger la présentation

Prof. Lessa

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Aulas 10 e 11/10/03 Prof. Lessa

  2. Texto A organização existe para servir clientes e participantes. Cyro Bernardes. TGA, pg.9 Após a leitura responder em duplas, o teste a seguir. Prof. Lessa

  3. 1. Para que existe a organização? 2. Quais as necessidades mais prementes do indivíduo? 3. O que é cliente interno e externo? 4. O que fazem os participantes da organização? 5. Quais são os teus clientes internos? Citem dois. Prof. Lessa

  4. Cultura organizacional O que é?

  5. É um conjunto de características fundamentais que produzem sistemas de significados comuns a seus membros, distinguindo as organizações uma das outras.

  6. É um conjunto de crenças, valores e padrões que regulam a ação individual e coletiva das pessoas em uma organização ou sociedade. Porf. Lessa/ Prof. Celestino Secco

  7. Algumas crenças e valores culturais conhecidos.

  8. Pessoa ocupada é pessoa produtiva. O empregado leal deve estar disponível para a empresa. A empresa é uma grande família e o chefe é o pai. As pessoas são todas iguais.

  9. A nova cultura organizacional O que é?

  10. A revolução das novas tecnologias instituiu um novo desafio, a passagem da sociedade da informação à sociedade do conhecimento.

  11. A nova cultura organizacional deverá ser: Holística Sinérgica Flexível Visionária Cooperativa Empreendedora

  12. (Stephen Robbins – Administração: Mudanças e perspectivas A seguir: Criando e mantendo a cultura da organização.

  13. 1) O que é cultura organizacional? É um sistema de significados partilhados pelos membros de uma organização, distinguindo-a uma das outras. Também representa uma percepção comum sustentada pelos seus membros.

  14. Algumas características importantes: a) Inovação e ousadia. b)Busca de resultados. c) Orientação para a equipe. d) Nosso objetivo é proporcionar serviço de atendimento de primeira. e) Temos confiança em sua capacidade.

  15. Algumas exemplos de cultura • Microsoft e Coca-Cola • Orgulham-se da coragem de correr riscos e da tolerância “e até encorajamento” ao fracasso. • 3 M • Foco na inovação. Vive e respira a geração de novos produtos.

  16. Exercício As sete declarações de autoconhecimento Que tipo de cultura mais lhe convém

  17. Que tipo de cultura mais lhe convém Cada afirmação descreve um tema cultural. 1 – 3 indicam o tipo de cultura em que você se adapta melhor. 5 – 7 são as afirmações que você menos concorda e indicam orientação quanto às culturas que você deve se afastar.

  18. Interpretação Culturas com forte orientação para: Trabalho em equipe Relacionamento pessoal Assumir riscos Os resultados A estabilidade Atenção aos detalhes Pouca agressividade

  19. Culturas ritualísticas são ótimos lugares para se trabalhar, mas somente para aqueles embebidos pela ideologia que as sustenta. Aqueles que não se enquadram na ideologia são expelidos como vírus. J.C. Collins e J.L. Porras

  20. 11/10/03

  21. Tomada de decisão

  22. O que é tomar Decisões? Prof. Lessa

  23. É fazer escolhas. Certo ou errado? Prof. Lessa

  24. É a seqüência de eventos abordados para a solução de problemas. Prof. Lessa

  25. É também um processo sistemático de identificação de problemas, geração de alternativas, análise de conseqüências, seleção e implementação de soluções, avaliação e feedback Prof. Lessa

  26. Como devemos • tomar decisões? Prof. Lessa

  27. Processo racional É quando a pessoa faz escolhas consistentes, maximizando o valor dentro de limitações específicas.

  28. Definição do problema Como identificamos um problema?

  29. Quando há diferença entre uma situação existente e uma desejada. É importante lembrar que uma definição errada do problema, leva a decisões equivocadas.

  30. Critérios de decisão Nesta etapa, o tomador está determinando o que é relevante à tomada de decisão. Aqui é identificado o interesse, o valor e as preferências pessoais de quem toma decisões.

  31. É importante identificar critérios, pois o que pode ser relevante para um pode não ser para outro. Pondere os critérios previamente identificados, a fim de lhes conferir a prioridade correta na decisão.

  32. Gerar alternativas Apenas lista-se as alternativas possíveis que poderiam ter sucesso.

  33. Classificar as alternativas segundo cada critério Nesta etapa avalia-se criticamente cada uma delas.

  34. Calcular a decisão ótima O tomador de decisão identifica neste momento, o peso e a eficácia esperada de cada escolha A alternativa com mais alto valor desejado torna-se, então, a escolha ótima ou otimizadora.

  35. Você sabe tomar decisão? 1- Ancoragem 2- O dobro ou nada Exame 746 – N.16 – 08/08/91 – Pg. 42 e 44

  36. Como são tomadas as decisões nas empresas?

  37. Racionalidade delimitada Quando as pessoas tomam decisões mediante a construção de modelos mentais simplificados, selecionando elementos de um problema sem visualizar toda sua complexidade. O fazem porque tem limitada capacidade de processar informações.

  38. Decisão intuitiva É um processo inconsciente criado a partir de um refinamento da experiência. O racional e o intuitivo se completam entre si.

  39. Estilos de decisão

  40. Diretivo Buscam a racionalidade. São eficientes e lógicos, porém utilizam informações mínimas.

  41. Analítico Buscam as informações e alternativas. São decisores cautelosos, dotados de capacidade de adaptar-se.

  42. Conceitual Tendem a ter perspectivas amplas, considerando muitas alternativas. Tem visão de longo alcance e são excelentes para encontrar soluções caritativas.

  43. Comportamental Caracteriza-se pela capacidade de trabalhar em equipe. Preocupam-se com as pessoas e são receptivos a sugestões e idéias. Tentam evitar conflitos e buscam aceitação.

  44. Exercício de Autoconhecimento Qual é o seu estilo de decisão? Robbins – Administração: mudanças e perspectivas, Pg. 74-76

  45. Pontuação da lista de estilos • Pg. 507 • Some os pontos em cada uma das quatro colunas – I II III IV • A soma das quatro colunas terá que totalizar 300 pontos. Caso contrário, revise as respostas. • Assinale os pontos para cada coluna no bloco de modelos de estilos em anexo. • O quadrante com a maior pontuação, reflete o estilo dominante. • Quanto mais próximo a distribuição estiver de 75 pontos em cada categoria, maior flexibilidade demonstrará.

  46. Processo de tomar decisões (Herbert Simon – TGA do Prof. Maximiano)

  47. 17/10/2003

  48. L i d e r a n ç a

  49. Muitas vezes acordo de noite e começo a pensar num problema sério e resolvo que preciso falar com o Papa a respeito. Depois, acordo e me lembro que o Papa sou eu. Papa João XXIII

  50. A capacidade e a excelência moral, habilitam as pessoas a ser líderes. Confúcio

More Related