120 likes | 226 Vues
O processo de comunicação. Coesão e coerência textuais. Slides. www.ser.com.br. Os textos : atores , recursos e mecanismos. O processo de comunicação e seus elementos. Falante. ENUNCIAÇÃO Interação dos elementos que levam à formulação de um enunciado. Situação.
E N D
O processo de comunicação Coesão e coerência textuais Slides www.ser.com.br Os textos: atores, recursos e mecanismos
O processo de comunicação e seuselementos Falante ENUNCIAÇÃO Interação dos elementos que levam à formulação de um enunciado. Situação Ato comunicativo Interlocutor referente código Elementos da comunicação mensagem canal Enunciado
O processo de comunicação e seuselementos O falante ou emissor seleciona os elementos da comunicação. Leva em conta: Interlocutor – que constrói o sentido para a mensagem. Situação – ambiente externo aos participantes, em que se realiza o processo.
O processo de comunicação e seuselementos A comunicação é um ato social, em que falante e interlocutor compartilham: Ideologia e cultura – leitura de mundo Aspecto psicológico – influências, variações de humor, sensibilidade no momento do processo comunicativo Tipologia textual – particularidades de um tipo textual
O processo de comunicação e seuselementos ENUNCIAÇÃO – Interação dos elementos que levam à formulação de um enunciado. A enunciação deixa marcas que só têm significado dentro do enunciado. Marcas da enunciação = dêiticos => relações exofóricas (que se estabelecem fora do contexto textual). • Pronomes pessoais: (eu/nós = falante,você(s) = interlocutor) • Pronomes demonstrativos: (este, esta = perto do falante); (esse, essa = perto do interlocutor); (aquele(a) = longe de ambos) • Circunstância de tempo: Advérbios e locuções adverbiais = hoje, amanhã, neste momento • Circunstância de lugar: Advérbios e locuções adverbiais = aqui, lá, naquele lugar • Tempos verbais: • Presente = simultaneidade com o momento da comunicação • Pretérito = anterioridade ao momento da comunicação • Futuro = posterioridade ao momento da comunicação
O processo de comunicação e seuselementos Canção do Exílio Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá, As aves que aqui gorgeiam, Não gorjeiam como lá (Coimbra, julho, 1843.) DIAS, Gonçalves. Obras Poéticas de Antonio Gonçalves Dias. São Paulo: Editora Nacional, 1944. Dêiticos – marcas da enunciação aqui faz referência ao lugar onde está o poeta (exílio) e o lá se relaciona à terra natal, ou seja, temos relações exofóricas, que se estabelecem fora do enunciado.
O processo de comunicação e seuselementos Marcas do enunciado => Referências endofóricas – relações se estabelecem pelo enunciado. O Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), do Rio, um centro de excelência na área, procura ir além dos torneios. [...] “É verdade que nem todos conseguem acompanhar o ritmo... saem daqui com outra visão da matéria”, afirma o professor do instituto. Disponível em: <http://epoca.globo.com/edic/19990524/cienca6.htm>. Acesso em: 15 jul. 2006. Referência anafórica – o referente é o antecedente (Impa). Nas vésperas da Páscoa, pesquisadores da Finlândia anunciam que comer chocolate durante a gravidez tornam os bebês mais sorridentes e ativos. Mas médicos daqui do Brasil têm algumas ressalvas. Disponível em: <www.band.com.br/jband/edicao070404.asp>. Acesso em: 7 abr. 2004. Referência catafórica – o referente (Brasil) aparece depois.
Coesão e coerência textuais TEXTO = tecido, trama, ligação entre as partes COERÊNCIA = articulação das ideias. A contradição é a pior inimiga das ideias; a coesão, sua melhor amiga. COESÃO = articulação dos elementos linguísticos, nos planos gramatical e semântico. O prisioneiro O ventre e os braços da mãe, o berço, A casa, a escola, O pátio, o ônibus, O escritório, a mulher e o sono. MOTA, Mauro. Itinerário. Rio de Janeiro: L.Olympio/Brasília, 1975. Embora o texto apresente poucos elementos coesivos, a progressão das palavras colabora para a coerência textual.
Coesão e coerênciatextuais [...] cortai os lábios da mulher morena Eles são maduros [...] Vinícius de Moraes Pronomes pessoais – carga semântica plena apenas quando os relacionamos ao substantivo. [...] Eles pegam o jornal com seus diferentes temas e cadernos [...] Disponível em: <www.jcnet.com.br/detalhe_jcescola4.php?ccodigo=17177>. Acesso em: 16 jul. 2006. Pronomes possessivos – relacionam-se à coisa possuída. A República é ainda uma jovem de quatorze anos, cujos princípios estão em plena fase de consolidação [...] Jornal do Commercio de Manaus. Disponível em: <www.jcam.com.br/materia.php?idCaderno=11>. Acesso em: 16 jul. 2006. Pronomes relativos – retomam o termo antecedente e podem introduzir as orações subordinadas.
Coesão e coerênciatextuais [...]Foram 250 gols em 90 jogos, gerando uma média de 2,7. A torcida que mais vezes comemorou foi a do Sport. Este fez 40 gols [...] Jornal do Commercio de Recife. Disponível em: <www.2.uol.com.br/JC/_2001/2205/es2205_8.htm>. Acesso em: 16 jul. 2006. Pronomes demonstrativos – relacionam-se a uma pessoa do discurso, faz referência ao substantivo que preenche o significado dela. [...] Que apanhe o grito que um galo antes e o lance a outro. MELO NETO. João Cabral de. Melo Neto – obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2003. Pronomes indefinidos – são os que se referem à terceira pessoa do discurso de modo vago. A artista plástica Sylvia Martins sempre quis viver em um barco. Contudo, enquanto o sonho não se realiza [...] Disponível em: <http://jbonline.terra.com.br/jb/papel/cadernos/casa/>. Acesso em: 16 jul. 2006 Conectivos – conjunções e preposições.
Coesão e coerênciatextuais Se por um lado a diretoria faz uma jogada de risco... Por outro lado, Mauro Galvão coloca a acomodação de lado. [...] Disponível em: <http://jbonline.terra.com.br/jb/papel/esportes/2004/05/18/joresp20040518011.html>. Acesso em: 16 jul. 2006. Ordenadores – organizam as informações no texto. Exemplos: em resumo, por um lado, por outro lado, daí, então. (eu) Sopro a flauta encantada [...] MELLO, Thiago de. Faz escuro mas eu canto. 19.ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000. Elipse – ocultamento de um termo facilmente identificável. Substituição – evitam redundância. Exemplos: assim, também, mesmo. [...] Ouro nos Jogos de Atenas? Sim, esse é o nosso sonho, mas muitas equipes querem o mesmo.
Coesão e coerênciatextuais A aeronave, chamada SpaceShipOne, foi projetada com o objetivo de levar um prêmio de US$ 10 milhões... O veículo espacial precisa alcançar... Sinonímia – substituir um termo por outro. Entre as linhas que fomos forçados a abandonar estão os vários instrumentos de sopro hiperônimo hipônimo Hiperonímia – palavra que designa um conjunto. Hiponímia – palavra que designa um elemento Se perguntarem qual a carreira mais disputada no vestibular da UFRJ [...] Repertório de um vestibulando Megazine. O Globo, Rio de Janeiro, 28 out. 2003. Campo semântico – elementos relacionados ao repertório de uma área temática.