1 / 22

Indivíduo e Sociedade

Indivíduo e Sociedade. Quem sou eu? Quem são os outros?. Indivíduo e Sociedade.

clodia
Télécharger la présentation

Indivíduo e Sociedade

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Indivíduo e Sociedade Quem sou eu? Quem são os outros?

  2. Indivíduo e Sociedade Eu...queria tanto encontrarUma pessoa como euA quem eu possa confessaralguma coisa sobre mimMas nem por isso vou ficara questionar os erros meusVocê precisa procurarAchar o que você perdeuEu...queria tanto encontrarUma pessoa como euA quem eu possa confessaralguma coisa sobre mim EU Compositor(es):  Marcelo Birck /Frank Jorge/Alexandre Birck/Carlo Pianta Eu...queria tanto encontrarUma pessoa como euA quem eu possa confessaralguma coisa sobre mimQuando acontece um grande amorassim como você e euo tempo passa por nós doisnão lembro o que aconteceu PATO FU

  3. Indivíduo e Sociedade Que papel a sociedade pode exercer sobre o destino dos indivíduos? Como a sociedade afeta o nosso eu? Título: No fear Local: Guiné-Bissau Autor: Artur Cardoso www.1000imagens.com/arturcardoso Título: Edite Local: Covêlo do Monte – Amarante Autor: António Jorge Nunes www.1000imagens.com/antonionunes

  4. Indivíduo e Sociedade O principal objeto de pesquisa da Sociologia é o próprio processo de socialização. As instituições sociais são os nossos centros de memória. Família, trabalho, escola, comunidades, partidos são instrumentos para nos tornar mais sociais.

  5. Indivíduo e Sociedade QUEM SOU EU? • Ninguém sabe ao certo o que é até ser socializado. • A sociedade nos diferencia da natureza e nos dá uma identidade. • Nossa identidade é construída nos diversos grupos sociais e instituições que participamos. • As principais instituições que socializam os indivíduos são a FAMÍLIA, a ESCOLA, a RELIGIÃO, o TRABALHO, os MEIOS DE COMUNICAÇÃO, a vida POLÍTICA na comunidade ou através de AGREMIAÇÕES E PARTIDOS.

  6. Indivíduo e Sociedade bairro religião sociedade indivíduo Processo de socialização Formação de identidade família escola Estado

  7. Indivíduo e Sociedade FAMÍLIA As famílias das diversas culturas do mundo tiveram como seu momento primordial as relações de CONSANGUINIDADE

  8. Indivíduo e Sociedade Que papel as famílias exercem na SOCIALIZAÇÃO? “O exemplo mais ilustrativo é o horário das refeições. Se a criança é alimentada somente em horas determinadas, seu organismo é forçado a adaptar-se a esse padrão. E, ao realizar o processo de adaptação, suas funções sofrem uma modificação.(...)Poderíamos dizer que a sociedade não apenas impõe seus padrões de comportamento da criança, mas estende a mão para dentro de seu organismo a fim de regular as funções de seu estômago.” Fonte: Peter Berger e Brigitte Berger. Socialização: como ser um membro da sociedade, In: FORACCHI e MARTINS ,página 170”

  9. Indivíduo e Sociedade Há diversos tipos de famílias... FAMÍLIAS TRADICIONAIS FAMÍLIAS MONOPARENTAIS FAMÍLIAS RECASADAS FAMÍLIAS AMPLIADAS FAMÍLIAS NÃO CONVENCIONAIS As famílias modernas se diversificaram.

  10. Indivíduo e Sociedade AS FAMÍLIAS MUDARAM Observe que o número de pessoas por família e por domicílio caiu da década de 60 para o ano 2000.

  11. Indivíduo e Sociedade Para que serve a escola? Qual é a sua finalidade específica no contexto das demais relações sociais?

  12. Indivíduo e Sociedade Que papel as escolas exercem na SOCIALIZAÇÃO? “A escola representa uma realidade que, para os alunos, é a concretização objetiva da própria sociedade. Ou seja, para a família, a escola reproduz o mundo social. Mas também a escola é capaz, institucionalmente de orientar e corrigir os comportamentos sociais sob a sua guarda, dando um padrão ao que o indivíduo pode fazer. Para tanto, a escola é dotada de uma autoridade moralconferida pela força da lei e de seu quadro burocrático, especializado que a compõe. ” Fonte: Luiz Cláudio Pinho. As funções sociais da escola.

  13. Indivíduo e Sociedade Como os sociólogos compreenderam as religiões? “Para Durkheim, as representações religiosas são representações coletivas e expressam estados da coletividade. Se a religião possibilita uma reflexão do homem para além de si mesmo, seu principal valor está em conferir regularidade à sociedade, sem a qual a existência social está destinada ao fim.” Fonte: Apostila Pitágoras, página 40.

  14. Indivíduo e Sociedade A religião como instrumento de dominação ideológica “A religião é o reconhecimento do homem através de um mediador. O Estado é mediador entre o homem e sua liberdade. Assim como o Cristo é o mediador sobre quem o homem descarrega toda sua divindade, toda sua servidão religiosa, assim também o Estado é o mediador para o qual desloca toda sua não-divindade, toda sua não-servidão humana. O chamado Estado cristão é o Estado imperfeito, e a religião cristã serve de complemento e de instrumento de santificação dessa imperfeição. A religião se converte para ele, portanto e necessariamente, num meio; esse é o Estado da hipocrisia.” Fonte: MARX,Karl. A questão judaica. Uma contribuição à crítica da filosofia do direito de Hegel. São Paulo: Centauro Editora, 2002. Apostila Pitágoras, página 40.

  15. Indivíduo e Sociedade Como os sociólogos compreenderam as religiões? “Weber observa a unidade das práticas religiosas como primordialmente racionais, pelo menos relativamente, e voltadas para o mundo físico: “ainda que não seja necessariamente uma ação orientada por meios e fins, orienta-se, pelo menos, pelas regras da experiência.” Fonte: Apostila Pitágoras, página 41. Capa do livro “Jihad”, sobre o islamismo militante.

  16. Indivíduo e Sociedade Qual a religião que predomina no Brasil? A distribuição das religiões, conforme o censo, oculta o enorme sincretismoreligioso que marca a cultura brasileira. Faz parte de nossa identidade, a combinação de crenças e as influências recíprocas que as religiõesnativas e estrangeiras tiveram entre si.

  17. Indivíduo e Sociedade E os meios de comunicação? MÍDIA Conjunto dos meios de comunicação Indústria fonográfica, cinema, literatura, teledramaturgia e... Fonte: site Repórter Brasil Meios jornalísticos (imprensa, rádio, TV, internet)

  18. Indivíduo e Sociedade Que poder exercem sobre nossa identidade? MÍDIA Jornalismo Notícia Fonte: site Repórter Brasil Fato VERDADE

  19. Indivíduo e Sociedade Como a mídia altera as relações políticas? • A mídia é o principal instrumento de contato entre a elite política e o cidadão comum. • A mídia transforma o discurso dos políticos em discursos midiáticos, ou seja, em espetáculo para as massas. • A mídia produz a agenda pública, dá visibilidade às questões que ela julga relevantes. • A mídia busca sempre fatos políticos que permitam a gestão da visibilidade, mantendo níveis altos de audiência. • Fonte: Apostila Pitágoras, página 41.

  20. Indivíduo e Sociedade • O Brasil é uma sociedade cordial? • O brasileiro é um homem cordial? • O que é a cordialidade do brasileiro? Ilustração de Macunaíma, de Caribé

  21. Indivíduo e Sociedade O que é ser um brasileiro? “(...)quando eu defini o “brasileiro” como sendo amante do futebol, da música popular, do carnaval, da comida misturada, dos amigos e parentes, dos santos e orixás etc., usei uma fórmula que me foi fornecida pelo Brasil. O que faz um ser humano realizar-se concretamente como brasileiro é a sua disponibilidade de ser assim.” Roberto daMatta, O que faz o Brasil, Brasil? Página 12.

  22. Indivíduo e Sociedade Fim

More Related