1 / 84

1ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

1ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL. “Antes de sabermos quais foram as 3 REVOLUÇÕES INDUSTRIAIS ... COMO aconteceram... ONDE aconteceram... e QUANDO aconteceram Precisamos entender como era a SOCIEDADE PRÉ -REVOLUÇÃO INDUSTRIAL”. SOCIEDADE PRÉ -REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.

mala
Télécharger la présentation

1ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. 1ªREVOLUÇÃO INDUSTRIAL

  2. “Antes de sabermos quais foram as 3 REVOLUÇÕES INDUSTRIAIS...COMO aconteceram...ONDE aconteceram...e QUANDO aconteceramPrecisamos entender como era a SOCIEDADE PRÉ-REVOLUÇÃO INDUSTRIAL”

  3. SOCIEDADEPRÉ-REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

  4. • A maioria das pessoas vivia no campo ou em vilarejos, onde desenvolviam os trabalhos artesanais e de agricultura.•O trabalho era artesanal e a base de ferramentas, e se concentrava na figura do artesão que era o principal personagem dessa sociedade.•O artesão trabalhava sozinho em casa ou em pequenos grupos, ele era o dono das ferramentas, selecionava as melhores matérias primas, e controlava todo o processo de produção.•Eram produzidos produtos variados, como móveis, roupas e até alimentos, que eram produzidos em pequena escala somente para suprir as necessidades básicas das pessoas.

  5. “Existiam cidades, mas eram apenas centros de poder dos reinos e onde moravam os reis e príncipes”.

  6. MANUFATURAS

  7. • Apesar de a forma artesanal caseira ser a forma usada mais comum, EXISTIAM ALGUMAS GRANDES OFICINAS CHAMADAS MANUFATURAS, onde se reuniam vários artesãos sob o controle e o olhar atento do dono. • Nas Manufaturas foi implantado o processo de divisão de trabalho que mudou todo o sistema operacional que funcionava até então.

  8. • No processo de divisão de trabalho implantado nas Manufaturas, cada trabalhador desempenhava uma função específica ficando a parte das outras funções. • Com a divisão de trabalho, o artesão que até então era figura principal na sociedade europeia e especificamente na Inglaterra foi perdendo importância e espaço, pois até então o artesão dominava todo o processo na produção, era ele quem selecionava as matérias-primas, era o dono das ferramentas, e participava de todas as etapas, sua autonomia foi tirada, e com o tempo foi perdendo a habilidade, pois ficava inapto das diferentes funções, mas por outro lado sua habilidade em uma só atividade foi crescendo, isso era bom para o dono das Manufaturas.

  9. “...Nesse processo de implantação das Manufaturas, o artesão foi perdendo espaço, e os donos das fábricas que tinham lucros muito altos, começaram a investir em estudos no campo da tecnologia que proporcionariam o desenvolvimento de máquinas, com isso a produção iria aumentar e o custo benefício seria muito menor, pois o serviço de vários homens seria feito por apenas uma máquina...”.

  10. “... Mas QUAIS RAZÕES POSSIBILITARAM que a Revolução Industrial se iniciasse na INGLATERRA?...

  11. A EXCLUSIVIDADE INGLESA!

  12. Desde o ano de 1651, Oliver Cromwell decretou os Atos de Navegação e Comércio, que garantiam exclusividade aos navios ingleses para o transporte de mercadorias para o seu país, dessa forma a Inglaterra passou a controlar o comércio mundial em larga escala.

  13. MAQUINOFATURAS

  14. • Os avanços nas pesquisas científicas e de tecnologia aliados ao aperfeiçoamento das técnicas produtivas mudaram o cenário social do século XVIII em diversos aspectos, e que propiciaram a expansão demográfica e o êxodo rural. • A vida das pessoas que era estabelecida no campo com atividades agrícolas e artesanais foi mudada, pois as grandes fábricas foram levadas para a cidade, e consequentemente as pessoas tiveram que se deslocar também. • A IMPLANTAÇÃO DA DIVISÃO DE TRABALHO, o ÊXODO RURAL e a CRIAÇÃO DO TEAR MECÂNICO deram nova dinâmica á sociedade inglesa.

  15. No século XVI houve uma aliança entre a burguesia e o Rei, expulsando muitos camponeses de suas terras. (Uma reforma agrária ao contrário). Estas terras foram cercadas e transformadas em áreas de pastagens para ovelhas que ofereciam a matéria-prima básica para o tecido: lã.

  16. HAVIA então uma GRANDE DISPONIBILIDADE DE MATÉRIAS-PRIMAS que vinham de suas colônias, (EUA, África, América e Ásia). Era rica em MINÉRIO DE CARVÃO, LÃ, ALGODÃO, etc.

  17. AREVOLUÇÃO GLORIOSA(1688/69)

  18. a Revolução Gloriosa de 1688/89 estabeleceu na Inglaterra a Declaração dos Direitos (Bill ofRights) que permitiu a supremacia do parlamento sobre a monarquia, surgindo, portanto, o parlamentarismo. Isso significou o fim do absolutismo que permitiu à burguesia uma maior participação nas decisões do governo e na vida política do país. Dessa maneira, a economia do país passou a se organizar de maneira a atender aos anseios da burguesia.

  19. 1ª Revolução Industrial (1760-1860)

  20. “...Conjunto de transformações ocorridas na Inglaterra nos séculos XVII e XIX que estavam diretamente relacionados à SUBSTITUIÇÃO DO TRABALHO ARTESANAL que utilizava ferramentas pelo trabalho assalariado EM QUE PREDOMINAVAM AS MÁQUINAS...”.

  21. •AS GRANDES FÁBRICAS FORAM INSTALADAS NAS CIDADES, isso provocou um êxodo rural, ou seja, grandes levas de camponeses tiveram que migrar para as cidades por conta da falta de trabalho na zona rural.•MILHARES DE CAMPONESES PERDERAM SUAS ANTIGAS FUNÇÕES, e passaram a ter como seu único meio de sobrevivência o trabalho na indústria em troca de um salário miserável.

  22. • Ao longo da Idade Moderna, a burguesia inglesa acumulou capitais através da concentração de terras nas mãos de poucos proprietários.•Os detentores de grandes de capitais investiram nas fábricas modernizando-as cada vez mais.

  23. A EXPLORAÇÃO DO TRABALHADORE AS MUDANÇAS NA PRODUÇÃO DE TRABALHO

  24. • COM O DESENVOLVIMENTO DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL, ALÉM DA SUBSTITUIÇÃO DO TRABALHO MANUAL QUE USAVA FERRAMENTAS POR MÁQUINAS em seu primeiro momento vemos APENAS O TEAR MECÂNICO, algumas funções foram eliminadas e isso foi fundamental para a desvalorização do trabalhador..• NAS MAQUINOFATURAS, os trabalhadores, fundamentalmente fixados na figura do artesão, não eram mais os donos das ferramentas, não mais selecionavam as matérias-primas, nem participavam do processo de produção completo. O TRABALHADOR NESTE MOMENTO APENAS VENDIA SUA FORÇA DE TRABALHO EM TROCA DE SALÁRIOS FIXOS.

  25. • Como os trabalhadores tiveram que abandonar suas terras no campo em busca de trabalho na cidade, grandes amontoados de casas foram sendo construídas no entorno das fábricas, casas sem nenhum tipo de sustentação segura ou mesmo higiene, além de morarem em lugares sujos e sem estrutura alguma e trabalharem praticamente o dia todo, esses trabalhadores não tinham nenhum tipo de direitos trabalhistas como “vemos” no geral hoje em dia, quando alguém se machucava, o que não era difícil devido ao fato de não estarem totalmente habituados às máquinas e não receberem preparo algum, eram deixados de lado sem receber nem um tipo auxílio, ou seja, ficavam doentes, sem condições de trabalhar e sem condições de sobreviver.

  26. “...Os operários eram obrigados a trabalhar em condições desumanas, chegando ao absurdo de trabalhar 16 horas sem intervalos, e como o salário era muito pouco, se viam obrigados a colocar suas esposas e filhos para que passassem pelas mesmas explorações...”.

  27. IMPACTOS DO AVANÇO INDUSTRIAL

  28. • A Revolução Industrial ajudou a criar e consolidar o SISTEMA CAPITALISTA nas cidades em que se instalou.• OCUPOU A CONDIÇÃO DE PRINCIPAL SETOR DE ACUMULAÇÃO DE RIQUEZAS JUNTAMENTE COM O COMÉRCIO, até mesmo porque o comércio se tornou também parte integrante e consequência do sistema capitalista Industrial.• AS CONSEQUÊNCIAS NÃO SE DERAM SOMENTE NAS INDÚSTRIASe seus métodos e procedimentos, MAS PRINCIPALMENTE NA SOCIEDADE MODERNA do século XIX.

  29. A 2ª Revolução Industrial (1860-1900)

  30. “...Na primeira fase da Revolução Industrial supracitada anteriormente, o destaque principal na produção das indústrias e que alavancou a economia inglesa, foi a produção de materiais de algodão como roupas e utensílios domésticos com a utilização do tear mecânico, lembrando que a Inglaterra utilizava o algodão praticamente sem custo, através da exploração de suas colônias na Ásia, principalmente da Índia, que era grande produtora dessa matéria-prima...”.

  31. • Na segunda fase da Revolução Industrial o desenvolvimento das indústrias e do sistema capitalista se expandiu para outros grandes centros da Europa, como França, Itália, Rússia, Bélgica e chegando ao Japão no continente asiático e aos Estados Unidos da América do Norte.

  32. C U B A T Ã O - SANTOS

  33. • AS MÁQUINAS À VAPOR GANHARAM DESTAQUE NESSA FASE, podemos ver em quase todas as imagens que ilustram essa época, INDÚSTRIAS TRABALHANDO A TODO VAPOR DEIXANDO AS CIDADES COBERTAS DE FUMAÇA, E O BRASIL TAMBÉM RECEBEU ESSE IMPACTO, podemos ver isso claramente quando olhamos os dados e as imagens da cidade de CUBATÃO NO LITORAL DE SANTOS que chegou a ser considerada como a cidade mais poluída do mundo.

  34. Produtos como O FERRO QUE ERA USADO EM DEMASIA, FORAM SUBSTITUÍDOS PELO AÇO QUE ERAM MAIS BARATO E MAIS RESISTENTE, o Brasil aparece mais uma vez como consequência desse processo que se estendeu a diversas partes do mundo, quando NA DÉCADA DE 1930 FOI CRIADA POR GETÚLIO VARGAS NA CIDADE DE VOLTA REDONDA NO RIO DE JANEIRO A MAIOR INDÚSTRIA DE AÇO DA AMÉRICA LATINA, e cujo time da cidade foi apelidado de VOLTAÇO.

  35. VOLTA REDONDA – RIO DE JANEIRO

  36. AS INVENÇÕES DA 2ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

  37. • LOCOMOTIVA e BARCO à VAPOR.• ENERGIA ELÉTRICA. • O desenvolvimento do PETRÓLEO como PRINCIPAL COMBUSTÍVEL.• TELEFONE (1836).• TELÉGRAFO (1837).• RÁDIO (1897).• CINEMA (1895).• FOTOGRAFIA (1839).

  38. É um navio movido por motores a vapor, atualmente não utilizadas, ou turbinas a vapor . Elementarmente consiste de uma caldeira de vapor, de uma turbina de vapor ou vapor e um condensador arrefecido a água. .Sua aparência marcou uma revolução no transporte marítimo global e não tão dependente dos ventos e das correntes. 

More Related