1 / 7

A ÍNDIA DO PERÍODO VÉDICO

Para recordar: HARAPA foi o maior centro econômico do Vale do Rio Indo. A ÍNDIA DO PERÍODO VÉDICO. O Fim da cultura harapense:

early
Télécharger la présentation

A ÍNDIA DO PERÍODO VÉDICO

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Para recordar: HARAPA foi o maior centro econômico do Vale do Rio Indo. A ÍNDIA DO PERÍODO VÉDICO O Fim da cultura harapense: 1900 aC: Rio Ghaggar-Hakra secou e mudou a vida no Vale do Rio Indo → Afetou a população (migração para Harapa) → Problemas de superpolução → Empobrecimento do Vale do Rio Indo → Chegada dos Arianos (Povo nômade da Europa Oriental)

  2. Os arianos na ÍNDIA: → Avançaram o Vale do Rio Indo e o Vale do Rio Ganges → Fundaram cidades na Índia. O que são os Vedas?

  3. As quatro escrituras, Rg, Yajur, Sama e Atharva Vedas, descrevem os elaborados rituais e mantras usados na religião do povo nos tempos védicos, que se centrava na adoração de semideuses (ou deuses da natureza). Assim, como encontramos praticamente em toda a parte do mundo antigo (Grécia, Roma, Egito, Norte da Europa, América do Sul, etc.) a adoração de seres como o deus do sol, deus dos ventos, do mar, etc., também encontramos exatamente isso como sendo a religião popular da época védica. → Transmissão Oral

  4. A SOCIEDADE DE CASTAS A sociedade de castas aumenta a desigualdade na Índia. A divisão da sociedade em castas é determinada a partir da hereditariedade. As castas se definem de acordo com a posição social que determinadas famílias ocupam. Fator que estabelece um tipo de “hierarquia” social marcada por privilégios e deveres.

  5. Em um primeiro momento existiam somente quatro tipos de castas na Índia, que eram: • os brâmanes (composta por sacerdotes), • xatrias (formada por militares), • vaixias (constituída por fazendeiros e comerciantes), • sudras (pessoas que deveriam servir as castas superiores). As pessoas que não faziam parte de nenhuma das castas recebiam o nome de párias ou intocáveis. Pessoas excluídas que tinham a incumbência de realizar os mais deploráveis trabalhos, aqueles rejeitados por indivíduos que integrava alguma das castas. Atualmente, existem cerca de 3 mil castas distintas na Índia. A proliferação do número de castas se deve, principalmente, pelo crescimento populacional e também pelo dinamismo e diversidade das atividades produtivas, promovidas pelo crescimento econômico que o país vem passando nos últimos anos.

  6. A RELIGIÃO No inicio eram POLITEÍSTAS: Sacrifícios humanos, oferendas. Séc. VII a.C. politeísmo + monoteísmo : existência de um deus superior BRAHMA (hinduísmo) Justificavam as castas: “a alma humana passaria por várias vidas e encarnações até chegar a libertação final” Reencarnação. Carma: o universo determina os nascimentos e as mortes que o ser humano tem de passar. ( A vida presente é influenciada pela vida passada)

  7. Como passar por esse ciclo de reencarnações? SAMSARA → Pelo conhecimento; → Pela ação; → Pela santidade individual.

More Related